sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Receita do Mocotó, continuação – Torresmo



Continuando, as receitas do Mocotó. Veja também receita da Mocofava, de Baião-de-dois e Atolado de Bode.

O torresmo do Mocotó carrega um sabor defumado muito delicado. E não tem uma só pururuca borrachenta. Todas super crocantes. O problema é que você tem que ter um defumador ou um fogão de lenha onde possa pendurá-lo. Para quem tem, a questão está resolvida. E, para nós que não temos, o problema não é tão grande assim, afinal nos resta o consolo de ir comer lá. O grande problema mesmo é resistir bravamente e não atacar a sua porção e a do vizinho. Eu tive que disputar os meus crocantes com a Nina Horta e Ana Soares.
Ana Soares e Nina Horta disputando torresminhos

Torresmo defumado (do chef Rodrigo Oliveira)

Ingredientes
5 kg de barriga de porco com carne entremeada
350 g de sal grosso
75 g de bicarbonato
3 litro de água
Óleo para fritar

Modo de preparo
Faça uma salmoura com o sal grosso e o bicarbonato e mergulhe nela a barriga cortada em tiras de 3 centímetros. Deixe repousar na geladeira por uma noite ou cerca de 8 horas. Escorra e pendure no defumador por 6 horas a 60 °C. O próprio suco da carne em contato com o aquecedor vai produzir uma leve defumação no torresmo. As tiras de barriga ficarão rígidas e douradas. Retire as pontas e corte em pedaços de 5 centimetros. Frite por 20 minutos a 150ºC e depois a 200ºC, para pururucar.

Rende: 12 porções

Nota do Come-se: controle-se ou este número de porção poderá reduzir drasticamente.

Mocotó

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100
Vila Medeiros
Tel. (11) 2951-3056
www.mocoto.com.br

4 comentários:

  1. Esse torresminho me fez viajar até o Brasil, diretamente para a casa da vovó Alice ... que faz um torresmo bom demais. Imagino como estes não estavam crocantes.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Para quem comeu ou come torresmo feito na roça, fica uma covardia danada...

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser artista pra "pururucar" um torresmo daquele jeito.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide