quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jantar com Mari Hirata - Flan de shiitake

O flan está encondido e tem textura de ovo quente, gelatinoso, cozido por igual, sabor surpreendente.
Veja também:
Encontro Gastro Pop no Studio 768 com Mari Hirata e Chiffon cake de matcha, Chips de legumes, Gomadoufu e Soja verde no tsuyu

Flan de shiitake
2 ovos
850 ml de caldo de galinha caseiro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
30 g de manteiga
1 talo branco de alho poró
10 shiitakes médios
Bolinhas graúdas de sagu preto e molho Tsuyu para a decoração
Folhinhas de salsa ou segurelha para decorar

Misture os ovos com 350 ml do caldo de galinha frio e passe por peneira. Tempere com sal e pimenta. Despeje em tigelinhas ou xícaras e cozinhe no vapor por 10 minutos, em fogo forte. À parte, derreta a manteiga e salteie o alho-poró e o shiitake fatiado. Quando murcharem, coloque o caldo restante (500 ml) e deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo baixo. Passe no liquidificador e peneire. Tempere com sal e pimenta e distribua este creme sobre os flans. Decore com bolinhas graúdas de sagu preto cozido e folhinhas de cerefólio.

Como preparar o sagu preto: deve ser colocado em água fervente e abundante e cozido por cerca de 40 minutos a 1 hora ou até ficar com textura macia, mas não mole – para conferir, jogue uma bolinha quente na água gelada e prove em seguida. Escorra a água de cozimento e, enquanto ainda está quente, mergulhe as bolinhas em molho Tsuyu (veja como preparar o tsuyu na receita anterior: soja ao molho de tsuyu) e deixe só até absorver um pouco o sabor. Escorra e use para decorar.

Rende: 6 porções
Nota: o sagu preto pode ser encontrado no bairro da Liberdade, em São Paulo. O que comprei uma vez era chinês, feito com amido de batata-doce, e tinha cor caramelada.

Um comentário:

  1. É tão bonito que eles estão fazendo, em vários documentários eu vi coisas muito parecidas com o que eles estão fazendo, você pode vê-las aqui. Envio-lhe bênçãos, um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide