quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jantar com Mari Hirata - Soja verde no Tsuyu

Sobre folhas de bambu e decorada com pimenta. Como petisco, para comer de palitinho (ohashi)


Este preparo não está no livrinho do encontro Gastro Pop, mas fez sucesso e a Mari me passou a receita. Ela usou soja fresca desidratada, que trouxe do Japão. Não sei se tem por aqui. Mas, segundo ela, uma alternativa seria usar a soja verde fresca, ou edamame, esta sim encontrada no bairro da Liberdade. Aí é só dar uma leve aferventada antes de juntar o molho. Ou então usar soja amarela comum, seca (vou tentar com a preta que tenho aqui).

Soja verde com Tsuyu
lave bem e deixe de molho de um dia para outro um tanto de soja verde desidratada. Leve para cozinhar na mesma água por cerca de 15 a 30 minutos, dependendo da qualidade e idade da soja. Deve ficar al dente. Escorra e coloque ainda quente numa tigela de vidro e, em seguida, despeje o molho Tsuyu caseiro ou comprado pronto até ficar bom de sal. Complete com água fria, se for preciso. Cubra e deixe na geladeira marinando por mais 8 horas. Depois, pode ser servido assim, decorado com pimentas, como aperitivo. Ou pode servir ao longo da semana junto com saladas de folhas, de grãos ou com algas.

O molho tsuyu caseiro: misture partes iguais de shoyu, mirim e sake; depois é só ir colocando Dashi (veja receita aqui
ou no post anterior), até o ponto de sal que achar necessário para a receita, lembrando que o shoyu é bem salgado.

Nota: se quiser, compre molho pronto (Kombu dashi tsuyu, da Yamasa). Pode ser encontrado no bairro da Liberdade. É a marca que ela indica porque acha mais saboroso.

Um comentário:

  1. É tão bonito que eles estão fazendo, em vários documentários eu vi coisas muito parecidas com o que eles estão fazendo, você pode vê-las aqui. Envio-lhe bênçãos, um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide