quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jantar com Mari Hirata - Costela de porco à japonesa com legumes grelhados



Veja também: Encontro Gastro Pop no Studio 768 com Mari Hirata e Chiffon cake de matcha, Chips de legumes, Gomadoufu, Soja verde no tsuyu, Flan de shiitake e Tataki de atum

Estas costelas estavam se desmanchando, fáceis de comer com garfo e até com colher, tamanho o desprendimento da carne do seu osso. Mas todo mundo preferiu pegá-las com as mãos e lamber os dedos. Um sabor incrível. E não é assim tão difícil de fazer, desde que se tenha algum tempo. Vale a espera.

Costela de porco à japonesa com legumes grelhados

2 xícaras de sakê
2 xícaras de mirim (sakê doce)
2 kg ou mais de costela de porco numa peça inteira, de preferência bem espessa 2 xícaras de shoyu (de preferência kikkoman tampa dourada)
2 cebolas em rodelas
1 cenoura em rodelas
2 talos de cebolinha japonesa (naganegi)
4 dentes de alho picadinho
1 pedaço de gengibre em rodelas
2 anis estrelados inteiros
1 pimenta vermelha picada
1 copo de gergelim torrado
1 colher (sopa) de pimenta de Seichuang

Coloque numa frigideira o sakê e o mirim. Leve ao fogo. Quando ferver, ascenda um fósforo na superfície para queimar o álcool. Deixe a mistura esfriar. Junte o shoyu, a cebola, a cenoura, a cebolinha, o alho, o gengibre, o anis estrelado e a pimenta vermelha. Coloque tudo em um grande saco plástico, feche bem e deixe marinando por uma noite (ou cerca de 8 horas), mudando de posição algumas vezes para marinar por igual. Forre uma assadeira com papel alumínio grande e duplo para conter a costela e sua marinada e ainda ter sobra para fechar. Coloque aí o conteúdo todo do saco, regue bem a carne com a marinada e feche o pacote. Leve ao forno à temperatura bem baixa (cerca de 150 ºC) e deixe assar por cerca de 3 horas ou até quando os ossos começarem a ficar aparentes. Retire o caldo e os legumes. Coe o caldo, desengordure (reserve a gordura para os legumes) e reduza até ficar um pouco espesso (não muito para não ficar muito salgado). Cubra a carne com o gergelim e a pimenta, pincele bastante molho reduzido e leve para dourar na salamandra até ficar caramelizado. Sirva com os legumes grelhados.

Legumes japoneses grelhados

500 g de berinjela japonesa (fina e comprida)
Molho Ponzu comprado pronto
500 g de raiz de lótus cortada em fatias (deixada por cerca de 15 minutos em água com um pouco de vinagre para não escurecer)
½ abóbora japonesa com casca, cortada em fatias finas
1 maço de kabu (nabo pequeno e redondo), cortado ao meio, cabinhos mantidos
15 shishito (mini pimentão japonês) ou quadrados de pimentões coloridos

Corte as berinjelas ao meio, faça marcas em quadrados na sua superfície, para apressar o cozimento e frite rapidamente em bastante óleo quente até ficar macia. Escorra bem e ainda quente, mergulhe-a em molho ponzo frio. Reserve.
Numa frigideira antiaderente com um pouco da gordura do porco reservada, coloque a raiz de lótus escorrida e bem seca (em papel toalha) e vá grelhando em fogo baixo, até ficar macia e crocante. Faça o mesmo com a abóbora, com o kabu e com o pimentão – um tipo de legume de cada vez. O nabo e a abóbora podem demorar cerca de 20 minutos cada um, sempre chacoalhando a frigideira e em fogo bem baixo, para que cozinhem e grelhem por igual, sem queimar.
Escorra a berinjela e junte-a aos demais legumes.
Montagem: Arrume numa travessa grande a costela cortada e os legumes ao redor, cobertos com fiozinhos de pimenta-vermelha seca (podem ser encontrados em casas de produtos coreanos) e tirinhas de nabo.

Rende: 8 porções

2 comentários:

  1. Neide me deu uma vontade louca de fazer no final de semana. Só não tenho a salamandra.
    Beijo,
    Daniela (dafsp@terra.com.br)
    P.S. será que você sabe onde consigo uma muda daquela laranja-champagne?

    ResponderExcluir
  2. Daniela,
    Dá pra dourar a carne no forno em temperatura bem alta. Eu faria assim.
    Quanto à laranja, só vi mudas em viveiros fora de São Paulo. Mas devem informar ou enviar por correio. Um deles é o www.frucafe.com.br.

    Um abraço, n

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide