sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Torta com flores de yucca e picles com o miolo

 



Já falei das flores de yucca ou iuca em outro post anos atrás, mas dia desses encontrei um galho caído com os cachos de flores intactos. Fomos lá, Marcos e eu, recolher as flores e ainda carregar umas mudas - elas pegam facilmente. 

Os galhos pra plantar 



Separa pétalas dos miolos 

Na praça 


Pétalas e miolos para o picles 

Torta de flores de yucca (iuca ou izote)

Massa
1 ovo
1 pitada de sal ou a gosto
75 g de manteiga gelada
150 g de farinha de trigo

Para o recheio
2 colheres (sopa) de manteiga
Meia cebola picada
4 xícaras (360 g) de pétalas de yucca (separadas do miolo, lavadas, aferventadas e escorridas) 
2 colheres (sopa) de salsinha picada
3 ovos
200 g de creme de leite 
100 g de queijo meia cura ralado grosso
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto

Prepare a massa: numa tigela, misture o ovo com o sal e a manteiga ralada em ralo grosso (ou cortada em cubinhos minúsculos). Numa bancada coloque a farinha, faça uma cova no meio e despeje aí o ovo com a manteiga. Vá colocando farinha por cima e amassando devagar com os dedos até formar uma massa homogênea (não se deve trabalhar demais a massa para não estimular a formação do glúten e deixá-la dura e elástica – ela deve ficar maleável). Se precisar, junte um pouco de água (vai depender do tamanho do ovo e da umidade da farinha). Molde uma bola com a massa, coloque num saco plástico e guarde no congelador por 15 minutos. Preaqueça o forno a 180 ºC. Entre duas folhas de plástico, estenda a massa com um rolo até ficar com mais ou menos 2 milímetros de espessura. Forre com ela uma forma refratária de 23 centímetros, sem untar (se quiser, forre a forma ajeitando a massa até as bordas com os dedos) e leve ao forno. Deixe assar por 7 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Prepare o recheio: numa frigideira, derreta a manteiga, junte a cebola picada e deixe dourar em fogo alto. Coloque as pétalas e refogue com um pouco de sal até que fiquem macias. Junte a salsinha picada e espere esfriar. Numa tigela, bata os ovos com o creme de leite, o queijo ralado, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e sal a gosto. Misture tudo com as pétalas refogadas.

Finalizando: distribua o recheio sobre o fundo pré assado. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC, e deixe assar por aproximadamente 40 minutos ou até o recheio ficar firme e dourado. Sirva com salada de folhas verdes.

Rende: 8 porções


O Picles 

Para a conserva com miolos de izote (conserva com ovários de iuca), afervente os ovários em água com sal por cerca de 5 minutos ou até que fiquem macios. Escorra bem e reserve. Aqueça duas partes de vinagre com 1 parte de água, duas pitadas de açúcar e outra de sal. Quando ferver, junte uns pedaços de cebola, de alho, folha de louro, pedaços de pimenta, grãos de pimenta-do-reino e os miolinhos de izote. Espere ferver novamente. Desligue o fogo e coloque tudo em vidro aferventado, escorrido e ainda quente. Feche e deixe esfriar. Depois de 2 dias estará bom para consumir como picles.

6 comentários:

  1. Neide, obrigada por voltar a postar no seu blog. É um presente para a humanidade deixar conteúdo aberto e rastreável por buscas no Google. Infelizmente, todo conteúdo do Instagram é inacessível por um muro de proteção para quem decidiu não ter redes sociais. Feliz 2026 e viva os blogs!

    ResponderExcluir
  2. que maneiro que voltou!!!! feliz ano novo!!! e que venham muitos posts

    ResponderExcluir

  3. It’s refreshing to see this explained calmly.

    ResponderExcluir

  4. This makes you notice patterns you might ignore.

    ResponderExcluir

  5. I like how it focuses on awareness instead of rules.

    ResponderExcluir

  6. It’s interesting how much mindset affects outcomes.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide