terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Biscoito na máquina de moer carne

 



Uma vez comprei uma pecinha em um brechó sem nem imaginar o que seria. Só muitos anos depois acabei descobrindo que os biscoitos feitos pela avó e tia, com amoníaco, eram feitos assim, na máquina de moer carne que, com a pecinha, funciona como uma extrusora que vai dando formatos diferentes à massa. Acho bem prático embora raramente coloco em prática. Agora com netinho, tudo fica mais divertido. E ontem ele ditou os formatos e beliscou a massa o tempo todo. 

A receita, encontrei aleatoriamente no you tube, no canal Dicas da Dona Zaíra. Fiz algumas modificações para facilitar e ficaram bem gostosos. Novamente Raul não conseguiu esperar fazer o chá. 

A peça se encaixa facilmente na máquina de moer carne - é só ir deslizando a reguinha pra mudar o formato. É coisa antiga, mas ainda se acha em lojas de cozinha e nas lojas online. Só veja o tamanho da máquina para não errar. Procure como "modelador de biscoito para máquina de moer carne" ou "acessório de biscoito para máquina de moer".  E é claro, há máquinas de modelar biscoito mais modernas e sempre há possibilidade de fazer os boiscoitinhos fazendo bolinhas e achatando com garfo ou qualquer outro achatador que encontrar ao redor. O sabor é de broinha e a erva doce foi por minha conta. 

Aqui vai:  

Biscoito de fubá na máquina de moer carne 

Coloque numa tigela 150 g de manteiga e 1 xícara de açúcar. Bata bem até a mistura ficar cremosa.  Junte aos poucos 3 ovos batidos, sem parar de mexer. Pode ser na batedeira (eu usei) . Acrescente 2 xícaras de fubá,  2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (chá) de erva doce, 1 pitada de sal e 1 colher (chá) de fermento em pó. Misture bem e vá juntando farinha e fubá (em partes iguais) até ficar com consistência lisa, homogênea, que não grude nas mãos. Aí basta passar pela máquina no formato desejado e assar a 180 graus até dourar.  Se não tiver modelador, faça bolinhas e achate-as. 






Bolinhas achatadas 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide