▼
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Aproveitando sobras de levain pra fazer spatzle de taioba
Nunca tenho sobra de levain porque faço na medida certa e só guardo um pouco na geladeira - de 50 a 100 g. Quando vou fazer pão, tiro o levain da geladeira um dia antes, acrescento água e farinha até dar a quantidade que eu vou precisar (até 3 kg para a oficina de pão - pãonacity) e espero no máximo 24 horas para que fique borbulhante e eu possa usar.
Mas outro dia quis mostrar justamente isto - que não precisamos de muita isca pra fazer um tantão de levain. Então, o que fiz foi raspar a tigela de levain (da oficina que tinha dado), juntar água, raspar bem e completar com farinha - fiz a olho que era só pra mostrar que, estando a isca de levedura ali, logo logo teria outro tanto de fermento pronto para usar. Em cinco horas já tinha 756 g de levain fermentado. Como era só pra mostrar, usei um tanto para fazer pão, outro tanto para fazer experiências frutradas e ainda sobrou um pouco que aproveitei para testar no spatzle de taioba. Já mostrei spatzles aqui em vários posts - é só ver aí no campo de busca, que vai descobrir o jeito de fazer tendo ou não tendo o instrumento adequado. Mostro umas gambiarras que dão certo.
Para este spätzle, usei 1 xícara do levain. Mas aqui está a receita certa.
Spatzle de taioba com levain
1 xícara de levain reformado (só para aproveitar - se não tem, faça uma das outras receitas de spatzle que tenho aqui no Come-se)
1 ovo
1 folha de taioba sem as nervuras cozida em água fervente até murchar e escorrida
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de sal ou a gosto
1 pitada de noz moscada
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Despeje numa tigela, junte a farinha, tempere com sal e noz moscada e mexa bem. Tem que ficar uma massa grudenta. Passe a massa pelo aparelho de spatzle (ou vá cortando tirinhas numa tábua molhada ou veja outros posts meus sobre o asssunto), cozinhe como nhoque, tire com escumadeira e reserve. Sirva com o molho que preferir.
Para o meu, fiz assim: dourei bastante cebola em azeite, juntei uns pedaços de tomate, umas folhinhas de erva-de-jabuti, sal e pimenta. Deixe no fogo só para amolecer o tomate. Misturei com o spatzle cozido, juntei mais folhinhas, pedaços e queijo brie, pimenta calabresa e Nhac! Deu uma só porção.
2 comentários:
Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide
Eu gosto muito dessa página e desse blog vou colocar tudo na cozinha pra fazer essa receita
ResponderExcluirNeide, entao quer dizer que se eu tiver 50g de levain posso transformá-lo em 600g no outro dia? Mas qual a proporção que vc usa? Aprendi que seria 1 de levain para 2 de água e 3 de farinha de trigo. Daí acabo guardando mais levain na geladeira, e sempre me forço a fazer mais pão e procurar receitas para aproveitar as sobras do levain, detesto desperdício... como fazer 50g virar 600g no outro dia? brigada pela atenção.
ResponderExcluir