quarta-feira, 22 de março de 2017

Bolinho de feijão fermentado


É quase um acarajé, quase um falafel. Por um motivo ou por outro, no entanto, não é. É um simples bolinho de feijão fradinho fermentado.  Eu não tenho paciência de  ficar tirando a pele do feijão, não, como seria de praxe para o acarajé. Por isto, já compro o feijão partido sem pele (no Mercado da Lapa), deixo de molho por uma noite e no outro dia bato no liquidificador com cebola - para 1 kg de feijão, 250 g de cebola. Diferente do acarajé que não é fermentado, meu bolinho deixei fermentar. E mais: juntei a uma parte da massa um pedaço de batata doce roxa crua para dar cor - bati junto no liquidificador. À outra parte, juntei 1 pouco de pó de cúrcuma pra ficar amarelinho. No liquidificador deve-se bater sem acrescentar mais líquido. Para isto, tem que ir ligando e desligando o aparelho até ficar tudo cremoso. As massas coloridas, cada uma foi para um vidro fechado com um pedaço de plástico e elástico para prender. Ou use filme plástico. Depois de umas 12 horas as massas estarão com bolhinhas e o vidro é bom porque você vai poder ver a evolução. Temperei com sal a gosto e fritei em óleo quente - pode ser no dendê, claro, tanto melhor - , usando duas colheres de sopa para modelar como se fossem queneles. Servi com molho de pimenta. Crocante, azedinho, muito bom.

O molho de  pimenta fiz assim: peguei um tanto de pimenta dedo-de-moça que colhi no sítio, lavei bem, tirei o cabinho e bati no liquidificador com um pouco de kombucha pronto. Juntei sal - 1 colher (chá) para cada xícara da mistura. Coloquei num vidro, deixando 1/3 do volume livre, tampei bem e deixei fermentar durante 3 dias - abrindo o pote de tempos em tempos pra soltar o excesso de gás. Quando acabou a fermentação, fechei o vidro e guardei na geladeira. Se preferir, se ficar com medo de o vidro estourar - se você não for tirando a pressão, pode acontecer - é melhor acoplar à boca do vidro uma bexiga de aniversário ou uma luva de silicone. Faça um furo com uma agulha e o gás carbônico vai sair por aí sem deixar entrar oxigênio. Ou faça como mostrei aqui.

Junte uma coisa com a outra e Nhac!

4 comentários:

  1. Vi alguns videos sobre a produção do famoso molho de pimenta sriracha e ao saber que é fermentado, logo lembrei de você que é pimenteira e tem praticado seus conhecimentos em fermentação.
    Fiquei receoso de fazer devido ao processo de fermentação. Será que futuramente você pode abordar esse assunto das pimentas fermentadas?

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer ! Obrigada por compartilhar : )

    ResponderExcluir
  3. Olá Neide, tudo bem?
    Uma pergunta, eu posso deixar o grão processado fermentando por quanto tempo? Mais de 12 horas?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Embora existam muitas incertezas quanto à fermentação, está provado que a ingestão de alimentos fermentados (como iogurte, por exemplo) traz muitos benefícios para o sistema digestivo. Embora eu gostaria de saber com mais detalhes quanto tempo essa preparação deve ser fermentada.
    vivarium pelicula completa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide