quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Arroz e feijão. Dosas, as panquecas indianas, e idli, bolinhos no vapor, em diferentes combinações.

De arroz negro com feijão fradinho; de arroz branco e ervilha, arroz branco e
negro com feijão fradinho. Com chutney de tomate silvestre (na foto)
Isto aqui nada mais que repeteco de idlis que venho fazendo há anos. Quem acompanha o Come-se já sabe. Mas vai que você está chegando agora. O que estou mostrando aqui é que dá pra gente comer o velho arroz e feijão e ainda por cima economizar no trigo e além disso fazer fermentação natural, que é bom para digestão desses grãos, mudando a forma, economizando tempo, fazendo graça com a comida tão saudável e completa do ponto de vista das proteínas - indianos e brasileiros sabem das coisas.

Fiz a mesma massa de idli e das dosas que mostrei aqui - neste post tem link pros idlis também.  Aqueles fiz com farinha de raspa de mandioca. Aqui fiz a massa tradicional de idli e dosa, que combina arroz com algum tipo de leguminosa. Misturei arroz negro com feijão fradinho sem pele (já compra ele sem pele em mercados municipais); arroz branco com o feijão fradinho; arroz branco e ervilha; arroz branco mais o negro com feijão fradinho. Todos foram deixados um dia antes de molho (quantidades iguais de cereal e leguminosa) em potes separados. No outro dia, escorri a água, bati com outra água cada qual no liquidificador até formar uma massa lisa. Deixei fermentar até formar borbulhas e na hora de fazer, juntei partes iguais, temperei com sal, cominho, feno grego e estava pronto para cozinhar. Para idli a massa não precisa ser muito líquida. Para panquecas, sim. Aí, é só ir dosando a água. Mas nos posts sobre idli vai entender melhor.  Você pode também já misturar a combinação que quer na água do remolho e basta triturar, temperar e deixar fermentar antes de cozinhar. É assim que ensino nos outros posts. Veja o link lá em cima.

Arroz demolhado, liquidificado e fermentado 

Mas ultimamente tenho fermentado separadamente, assim, posso usar, por exemplo um pouco do arroz fermentado para fazer um bolinho com ovos ou uma panqueca com leite de coco e arroz fermentado etc. Então, misturo na hora os fermentados que quero. Mas vai de gosto. Facinho, facinho de fazer.

Estes idlis fiz com arroz branco, feijão fradinho, cúrcuma  e flores de
hemerocallis em pedacinhos dentro da massa - cozidos no vapor sobre
pedaços de folhas de cúrcuma. 

Quantidades iguais de arroz branco e ervilhas, temperados com cominho,
cozidos no vapor em forminhas. Com sambal. 






4 comentários:

  1. Oi Neide...gosto muito do teu blog...muito mesmo...eu acredito q a comida têm o poder de curar... e também de encher nossas barriguinhas e de dar aconchego...NHAC,NHAC....kkkk. Um abraço e muitas comidinhas gostosas e nutritivas p vc...

    ResponderExcluir
  2. Neide, querida, sou muito seu fã.

    Uma pergunta: é fundamental que o feijão fradinho esteja sem pele? Aqui onde moro é um pouco difícil encontrá-lo já sem casca. Há alguma forma mais rápida de tirar a casca?

    Ademais, para fermentar é só colocar num pote? Desculpe perguntar uma coisa que talvez esteja em outro post.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi!! não achei a receita de idli! onde tem? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Esses bolos de arroz são deliciosos. Eu amo que eles não têm medo de mostrar receitas fermentadas. Obrigado!
    1917 pelicula gratis

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide