terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Bacupari, nosso pequeno mangostão


Foi justamente na época do Natal que descobri que a pequena muda que havia comprado no viveiro Ciprest, lá de Limeira, já começava a dar os primeiros frutos. Nem me lembrava mais, pra dizer a verdade. Estávamos andando, Marcos e eu,  pela braquiária alta no sítio em Piracaia quando nos deparamos com o arbusto e seus frutinhos amarelos. Fiquei numa felicidade só. O sabor é como o de um mangostão, só que mais ácido. Pensei logo numa caipirinha. Foi o que deu pra fazer com a pequena quantidade que conseguimos colher.

Sorte que ganhei uma baciada do amigo Fernando que também tem em seu sítio em São Francisco Xavier. Chupei um montão - é como comer jabuticabas. O caroço é grande e a polpa além de escassa é bem aderida à semente. Para fazer suco, achei mais fácil bater tudo no liquidificador e coar. Outra opção é cozinhar a fruta inteira como jabuticaba e peneirar. Aí basta diluir com mais água e vira um refresco delicioso.

Quase como uma cerveja 
Paiauaru de bacupari:  foi do caldo da fruta cozida que fiz uma bebida fermentada. Basicamente é a mesma receita do paiauaru de abacaxi, só que de bacupari. Basta cobrir as frutas com água e cozinhar até rachar e amolecer. Passei por peneira e obtive um caldo bem perfumada. De resto, usei as mesmas medidas e a mesma técnica que usei para o paiauaru.

A Garcinia gardneriana pode ser chamada também de bacopari, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari, limãozinho ou mangostão-amarelo, e pode ser encontrada em todo o Brasil, da Amazônia ao Sul, mas não é uma fruta muito comum.


Para a caipirinha: um pouco da fruta junto com limão e xarope de açúcar ,
cachaça e gelo 

14 comentários:

  1. Fruta da minha infãcia dos matos do interior de SC
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Também fez parte de minha infância, tinha um pé no sitio em que morava no Rio, fazia muito suco amassando os frutos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho alguns pes em itariri e Ja fiz um excelente vinho de bacupari!!

    ResponderExcluir
  4. Comi demais ontem e to com diarreia hj kakkakaka mais a fruta e muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Alberto. Gostaria de saber como faz o vinho de bacupari. Se puder mande me a receita no e-mail jleneatm@hotmail. com
    grata Josy

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Gente, não conhecia essa fruta, pois fui descobrir essa semana. gostaria de saber como vcs fazem o suco, pois lavei a fruta e coloquei com casca e tudo e coei, bebi, adocei com açucar mascavo, quem poder me da uma dica.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Gente, não conhecia essa fruta, pois fui descobrir essa semana. gostaria de saber como vcs fazem o suco, pois lavei a fruta e coloquei com casca e tudo e coei, bebi, adocei com açucar mascavo, quem poder me da uma dica.

    obrigado.

    gibacarvalho10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. colhi hoje um balde de bacupari, retirei os talos com uma faça e bati na batedeira com água extrai toda a polpa muito fácil.

    ResponderExcluir
  9. Bati todo o fruto no liquidificador junto com hortelã coe e adicionei pouco açúcar bastante gelo todos familiares aprovarao

    ResponderExcluir
  10. Gente, descobri hj q tenho 2 pes de bacupari em casa e plantei como se fosse mangaba. Estou impressionado com a fruta. Vou fazer tudo q posso com ela. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa a fruta e quero saber como fasso ,uma ótima batida...

    ResponderExcluir
  12. Fiz um suco batido no liquidificador e adicionei um limao. Me deu uma diarreia. É normal dar diarreia?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide