quarta-feira, 18 de maio de 2016

Flores de moringa em Uauá e em São Paulo. E outras panc de Uauá



A cidade de Uauá é em grande parte pavimentada sem uma fresta sequer nas calçadas estreitas. Mas há ruas ainda por asfaltar e uma rachadurinha aqui e ali junto às paredes. Se num primeiro momento não há plantas alimentícias não convencionais dando sopa no espaço urbano, você vai andando e reconhecendo um cariru ali, um bredo acolá, um . E algumas árvores de Moringa oleifera (já falei dela aqui) com profusão de flores e frutos comestíveis. Mas ninguém sabe e as vagens vão secando ali mesmo.  

Não colhi flores ou vagens para trazer porque a mala já estava cheia demais. Mas, veja só a coincidência, chegando aqui, minha vizinha de bairro, a indiana Shakuntala, me convidou para um tchai em sua casa. Sempre experimento comidas diferentes ali e aprendo um bocado. Só o tchai é que nunca consegui fazer um tão bom quando o dela.  Desta vez serviu um curry de carneiro para comer com pão chamado  bunny chow, como se costuma servir na África do Sul, onde morou. Mas o que mais gostei foi de experimentar as flores de moringa num refogado apimentado.  Há uma árvore de moringa numa pequena praça em frente à casa dela - vou colocar no roteiro no próximo Pancnacity. Então, vira e mexe ela está ali colhendo folhas, flores e vagens.  

Flores de moringa apimentadas 

Não repeti ainda a receita, mas ela disse que é basicamente assim:  Refoga em óleo alho, cebola e pimenta seca. Junta as flores lavadas de moringa e vai mexendo em fogo baixo para murchar. Acrescenta sal e gotas de água quente só para deixar a mistura úmida. Uns cinco minutinhos e está pronto. Sirva com arroz, pão, sozinho.  É muito bom!  Se tiver oportunidade, experimente. 

E, a seguir, a moringa e outras panc que encontrei em Uauá. 





Bredo rajado, encontrei na rua. Trouxe muda. 

O pé de moringa, em Uuauá, carregado de vagens e flores 

Bredo, vagens de moringa, beldroega, flores de moringa, xanana e
tagete huakatay - tudo achado nas ruas de Uauá


Renata e Ana Luiza Trajano participaram do Pancnacity versão Uauá

Espinafre africano ou celósia - Celosia argentea  (comem-se as folhas jovens
cozidas), onze-horas (flores) e xanana (flores e folhas)


Melão-de-São Caetano. Verde, como legume. Maduro, pra chupar a semente


Fruto de mandacaru 


Cariru, também conhecido como bredo (Tallinum triangulare). Mas gostoso
que o parente que encontramos em São Paulo - T.paniculatum ou major-gomes,
lobrobó,  língua de vaca, beldroega de folha grande 

11 comentários:

  1. Gosto sempre de ler o Come-se, principalmente estes texts dos PANCs, cheios de nomes que nunca vi, como se fossem saídos das histórias do Sandokan, e tento imaginar os sabores e as texturas nesse mundo tropical onde tudo cresce.

    ResponderExcluir
  2. João, que bom saber disso. Mas está convidado a vir conhecer e provar de tudo o que encontro. Mas saiba que muitos brasileiros (acho que a maioria) também desconhece estes ingredientes que mostro aqui.
    Um abraço,n

    ResponderExcluir
  3. Ola Neide! Talvez seja uma duvida boba, mas fico pensando: ha uma dica de lavagem especial pra essas plantas e frutos que a gente colhe na cidade? Sempre fico com a pulga atras da orelha se so com agua e vinagre se consegue tirar todas as substancias toxicas que vem do escapamento dos veiculos, se coco de passaros podem transmitir doencas (claro, a gente pode escolher as partes livres dessas coisas)… mas nao sei essa resposta.
    E, mais uma vez, obrigada por existir e compartilhar por essa internet. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero tirar tirar sua dúvida sobre como tirar o efeito tóxico de verduras frutas legumes etc... esclarecer que o vinagre nao retira a ação dos produtos químicos e sim o Bicarbonato de sodio.
      10minutos dasoluçãi de 1L de agua e 1 colher de bicarbonato de sódio.

      Excluir
  4. Carol,
    muito do que coleto na rua, não como. Só identifico e replanto no meu quintal. Mas se quiser comer, use em pratos cozidos e não crus. Quando for consumir cru, prefira os que ficam acima do solo como folhas de hibisco, por exemplo. E sempre higienize com hipoclorito.
    E lembre-se que a contaminação química dos tomates que compramos nos supermercados não saem com nada.
    Espero ter clareado.
    Um beijo,n

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela resposta.

    Pois eh, tomate, morango, alias, frutas e legumes compro organicos. Os beneficios e a boa saude pagam a conta. ;)

    Onde moro a oferta eh grande desse tipo de produto.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Neide,enlouqueço cada vez que vc mostra seus pães,receitas e panc's,adoro as panc's,queria saber co o faço para reconhecê -las,tenho medo de comer coisa venenosa...dicas?obrigada,eu amo seu blog.......amoooooo..bj

    ResponderExcluir
  7. Que legal, encantador! Tão bom se tivesse um catálogo sobre estes comestíveis menos conhecidos..Que tal?

    ResponderExcluir
  8. A celósia é comestível???
    Estou passada! Tivemos várias aqui em casa e eu nunca imaginei que as folhas jovens fossem comestíveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor pode me orientar como preparar as vagens ?A quantidade de folhas deve ser limitada?É preciso que a planta moringa só se come após seus meses de plantada e por que?

      Excluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide