sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Pão de mandioca com beterraba

Só para deixar registrada a fórmula que fiz de olho e deu muito certo. Já fiz aqui um pão de beterraba, aliás, dois.
O modo de fazer não é diferente de tantos outros que já fiz, como este de abóbora, por exemplo.  Com a diferença que assei em duas panelas de barro com tampa de ferro, que acrescentei mandioca na massa porque tinha sobrando na geladeira e que juntei um pouco de  uva passa porque achei que ficaria bonito com o vermelho.  Então, como estou na correria por aqui (vou amanhã pra Brasília), deixo ao menos a fórmula para quiser testar usando aquelas técnicas do link acima. O legal de usar mandioca é que o pão fica bem macio - e a gente usa menos trigo.



Pão de mandioca com beterraba 

350 g de levain
500 ml de água
400 g de purê de mandioca (mandioca cozida e processada com um pouco do líquido de cozimento)
22 g de sal
1 kg de farinha de trigo
2 xícaras de beterraba ralada e espremida
1 xícara de uvas passas demolhadas por meia hora e escorridas

Faça a massa normalmente com o purê de mandioca e só no final acrescente a beterraba e as passas. Se quiser, separe a massa ao meio e junte a beterraba em só uma das partes. Misture-as quando colocar pra crescer - coloque uma sobre a outra e vá dobrando a cada vinte minutos. Umas três dobradas. Antes que comece a crescer, divida em duas bolas, modele, deixe crescer em cestinhas e quando a massa estiver crescida asse nas panelas pré-aquecidas. Veja os links que vai entender melhor.




Um comentário:

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide