quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Beijus de banana da terra com outras farinhas

Nosso assunto no Paladar Cozinha do Brasil deste ano é farinha. Mara Salles, Ana Soares e eu vamos falar não de farinha de trigo, mas as de outros sacos. De banana verde, babaçu, castanhas, tapioca, jatobá etc.

E para a aula fiz estes beijus de banana da terra. Já dei versões deles aqui no blog - com abóbora e pupunha, por exemplo.

Desta vez usei farinhas outras e aí estão. Caso não tenha paciência de fazer tortilhas com milho nixtamalizado - que postei entre ontem e hoje no instagram aí do lado e cujo modo de preparo já postei também aqui no Come-se -, estes beijus são ótimos apoios para os recheios clássicos mexicanos. E, claro, gostosos, fáceis, nutritivos.

Beijus de banana da terra com outras farinhas 

Lave bem e corte as pontinhas de bananas-da-terra maduras, porém firmes. Corte cada banana em 3 ou 4 pedaços, coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de meia hora ou até os pedaços de banana começarem a sair das cascas. Descasque e passe os pedaços ainda quentes em espremedor de batatas. Junte o que foi espremido com as mãos, formando uma massa coesa e espere esfriar antes de usar.
Para fazer a massa de beijus, acrescente à massa de banana qualquer outra farinha até conseguir consistência modelável. Farinha de castanha-do-pará, de jatobá, de babaçu, de beiju de tapioca, fubá de canjica ou amendoim torrado e triturado e até farinha de banana, por exemplo.
Divida a massa em bolinhas do tamanho de uma nós, coloque uma a uma entre dois círculos de plástico (cerca de 15 centímetro de diâmetro)  e abra com rolo ou na prensa até obter  um círculo com cerca de 2 milímetros de espessura. Doure nos dois lados em chapa de ferro bem quente.  Sirva só com manteiga ou com recheios doces ou salgados.

Um comentário:

  1. Adorei a receita, vou testar. É uma ótima opção de panqueca, e sem glúten.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide