|
Toninho Macedo comandando a mesa de conversa sobre taioba |
Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, muito trabalho, muitas saídas de casa, e o blog vai ficando de lado porque não há ninguém me cobrando (quando sentir falta, cobre, viu, querido leitor e querida leitora). Por isto, estou um bocado atrasada pra mostrar aqui estas fotos do último Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, que aconteceu em São José dos Campos.
Na Capital, que também é um grande interior, não haverá mais Revelando, evento onde tanto aprendo, por isto o negócio é ir se informando sobre as cidades que o recebem. A próxima será Vinhedo - aliás, o de São Paulo é que se transfere pra lá. E será em setembro.
Bem, em São José a feira aconteceu no lindo Parque da Cidade, com jardim de Burle Marx - antiga fábrica dos cobertores Paraíba, e atraiu quase meio milhão de pessoas entre os dias 8 e 13 de julho. É uma grande festa de cultura popular e dá gosto ver que não é só feira de carros e tecnologia que atrai tanta gente. Fui recebida pela querida amiga Vera Rendohl, que mora lá e me acompanhou por todos os cantos, e pelo pesquisador e folclorista Toninho Macedo, diretor cultural da Abaçaí Cultura e Arte, que organiza a feira junto às prefeituras. Depois de uma conversa rápida com café e bolinho da roça, ele me levou para uma roda de conversa sobre taioba. E aí foi a parte boa, pois pratos com taioba não paravam de chegar. Virado, farofa, angu, bolinhos e até doce feito com a raiz. Voltei pra casa com duas batatas de taioba para testar no pão.
Dado o adiantado dos dias, mostro só umas fotos para você ficar com vontade de ir nos próximos. Entre no
site da Abaçaí e fique sabendo sobre os próximos Revelando e outros acontecimentos culturais. Veja aqui no Come-se sobre outros Revelando digitando este nome na caixa de busca aí ao lado.
|
Alice com seus milhos crioulos para artesanato |
|
Cubiu com banana verde do Vale do Ribeira |
|
Farinha de Jacupiranga |
|
Galinhada de Guararema |
|
Angu de milho com taioba |
|
Folhas de taioba |
Só coisas bonitas do nosso país. A qui no meu canto de Goiás tem essa taioba. Mas não gosto muito....rsrsrsrsr apesar de saber que é muito nutritiva.
ResponderExcluirAbraços
Nely
Neide, vi no site que o próximo será em Valinhos (do lado).
ResponderExcluirQueria aproveitar que estou comentando pela primeira vez para te agradecer muito pelo que você compartilha e te dizer que te vi recentemente num restaurante e dei um suspiro tão grande que fiquei com vergonha de ir lá te agradecer pessoalmente por toda essa sabedoria compartilhada (e, claro, não queria atrapalhar teu jantar).
Quanto ao Revelando, é mais uma coisa que me ajuda a entender esse universo desde que vim morar em Jundiaí. Sou de João Pessoa e essas coisas são um pouco mais "reveladas" por lá (pelo menos pra mim).
Abraço,
Lygia
Uau! Adoro taioba, mas só comi refogada com carne moída até hoje, porque esse era o jeito que minha mãe fazia. O sabor e a textura suaves são incríveis. Vou tentar acompanhar a programação do evento, quem sabe consigo ir em algum. E quanto a sentir falta de suas postagens, garanto que muita gente, como eu, sente falta sim :)
ResponderExcluirUau! Adoro taioba, mas só comi refogada com carne moída até hoje, porque esse era o jeito que minha mãe fazia. O sabor e a textura suaves são incríveis. Vou tentar acompanhar a programação do evento, quem sabe consigo ir em algum. E quanto a sentir falta de suas postagens, garanto que muita gente, como eu, sente falta sim :)
ResponderExcluirUau! Adoro taioba, mas só comi refogada com carne moída até hoje, porque esse era o jeito que minha mãe fazia. O sabor e a textura suaves são incríveis. Vou tentar acompanhar a programação do evento, quem sabe consigo ir em algum. E quanto a sentir falta de suas postagens, garanto que muita gente, como eu, sente falta sim :)
ResponderExcluirNely, experimentes maneiras diferentes de preparar.
ResponderExcluirLetícia, eu sei bem que gosta de taioba (risos).
Lygia, que pena! Adoraria ter conhecido você. Foi no Jiquitaia? Muita coisa pra ser revelada ainda por aqui. Diferente de João Pessoas, com a mesa mais às claras.
Um abraço,
n
Sinto falta sempre! Sinta-se cobrada! ;-)
ResponderExcluirNeide sumida,me diga estas folhas de taioba ta muito pequena não me lembro de folhas grandes.
ResponderExcluir(Diulza
Kkkk, adoro mesmo, adoro mesmo, adoro mesmo ;)
ResponderExcluirQue bom que seu sumiço foi motivado por coisas boas! E pode deixar que da próxima vez que vc der uma sumida não demorarei a cobrar sua volta!... Abraços!... Celina.
ResponderExcluirAh que pena! Não sabia que não haverá mais Revelando na capital. Adorava. Esse sítio de frutas raras é incrível. Já li várias reportagens a respeito. Abraço Neide!
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluirAdorei passar o dia com você e a Ju, quando passar por estas bandas me avise que vou te encontrar.
Ontem eu estava limpando as mensagens do 'zapzap' e dei risada novamente ao ler sua mensagem 'oncetá?' na hora que chegou no Revelando.
E não é que eu apareci na foto? Sou aquela de blusa 'coral-laranja-rosa' (ainda não entrei em um acordo com a cor), de costas, na foto da farinha de Jacupiranga. Só descobri por conta da danada da cor da blusa.
Bom fim de semana, boas atividades na horta comunitária no domingo, feliz Dia dos Pais para o Marcos e para o seu pai.
Beijos e abraços para você e para a Ju.
Vera
Guibro, Diu e Celina: que bom que ainda estão por aqui (risos). Obrigada!
ResponderExcluirVera, então já vai virar tradição. Vamos sempre juntas ao Revelando São José.
Um abraço,n
Poxa, Neide, que pena. Você veio à minha cidade e eu não te conheci pessoalmente??? (fiquei triste agora). Eu também fui ao Revelando e adorei. Muitas coisas bonitas e gostosas, muita gente também. Senti a sua falta também, viu? Não suma, por favor. Bjs, Liliana.
ResponderExcluirIsso, no Jiquitaia. =)
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluirCombinado, tradição é tradição.
Que venha logo o Revelando 2016 para mais risadas e histórias, e mais gente de São José para te receber.
Mas com certeza antes disso nos encontramos, quem sabe em um desses domingos na horta da Lapa ou em alguma atividade sua aqui pelo Vale do Paraíba.
Até breve! Vera
Neide, acho que o evento será em valinhos, cidade próxima a vinhedo.
ResponderExcluirLamento não morar mais na região para vê-la.
um abraço, querida.
Luciana
Olá!
ResponderExcluirAdorei o artigo sobre o mamão verde no Paladar desta semana.
Como você disse, o mamão verde era consumido em tempos de escassez, como meus pais imigrantes faziam: em conserva, cozido, etc.
Atualmente moro em Minas Gerais e aqui tem um doce muito famoso e gostoso que não foi citado. É o doce de raiz de mamão.
Abraços.
Tieko