sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Antepasto de coração de banana com cogumelos secos

Ontem Marcos abriu a porta pela manhã e encontrou um coração de banana na capota do carro. Desconfiei da minha vizinha Ana, que hoje confirmou a doação.

Não sabia ainda o que faria, mas antes de descobrir, tirei as cascas externas, não resisti e fotografei o primor do design, e botei na panela com água. Normalmente picaria sobre uma água acidificada com limão, mas estava sem tempo e resolvi já deixar o coração macio, cozido na água salgada por cerca de meia hora e, se não conseguisse arrumar tempo para prepará-lo, congelaria já cozido. Mas assim que ficou macio, resolvi já cortar em fitinhas e tratar de descobrir o que faria. Nada de mais, apenas juntei com um tanto, algo como meia mão, de cogumelo seco que deixei de molho por uma hora. Piquei bem e juntei às tirinhas de coração (que incluiu folhas e embriões de bananas). Joguei tudo sobre um refogado em bastante azeite de cebola e pimentão de duas cores, mais sal e pimenta calabresa. Juntei um pouco da água do cogumelo, só pra umedecer um pouco. Depois que estava tudo muito gostoso, desliguei o fogo, juntei salsinha e mais azeite e nhac com pão de fruta-pão (receita em breve).

O coração é meio tânico e algo amargo se consumido sozinho, mas é nutritivo, aumenta o volume de outros pratos e incorpora bem os sabores dos outros ingredientes e temperos, de modo que o resultado final costuma ser bem gostoso. Inclua-o em pratos com carne, vegetais, com cogumelos, cebolas douradas, em moquecas, fritadas etc. Marcos achou que era um antepasto de berinjelas, por exemplo. Então, colha o coração depois que o cacho inteiro já se formou e divirta-se.



Outras formas de preparo aparecem aqui e ali.
http://come-se.blogspot.com.br/2010/04/alfavacao-no-coracao-da-banana.html
http://come-se.blogspot.com.br/2009/06/receita-que-fiquei-devendo-caponata-com.html

2 comentários:

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide