|
As cebolinhas da esquerda resultaram da base da cebola. A cebolinha roxa e verde foi arrancada da terra só pra aparecer na foto, mas resulta do miolo da cebola plantado e vai virar uma cebolona (voltou pra terra). Os miolos ao lado são os que estavam guardados na geladeira, prontos pra irem pra terra. |
Já falei sobre o jeito certo de cortar cebolas (pra poder plantar)
neste outro post. E também
aqui. Mas volto aqui pra dizer que continuo guardando os miolos de cebola. Só que aos poucos a gente vai se aperfeiçoando na arte da observação. O que faço agora é ir guardando os miolos, como mostrei no outro post, dentro de um pote plástico conservado na geladeira. Mas também poderia ir plantando um a um. Quando acumulo um tanto, arrumo um lugar e planto todos de uma só vez. Todos num só vaso, um em cada vaso, onde tiver um pedacinho de terra sobrando, enfim. Se não dão cebola, rendem ao menos a verde cebolinha pra usar na finalização.
O que queria contar agora é que, mesmo se você planta só a bundinha da cebola com um resquício de raiz, ela vai te dar de volta várias cebolinha à moda das chalotas. Lindas, agrupadas na base que foi plantada.
Se você corta a cebola nas laterais, mantendo o miolo inteiro e alto e planta este miolo, o resultado é uma cebolona enorme. Se você planta a cebola cortada pela metade (consequentemente o miolo foi cortado na metade da altura), as cebolas serão únicas ou agrupadas, de tamanho médio.
É claro, o plantio comercial de cebolas deve ser muito diferente, mas em casa é divertido (e algo econômico) colher sua própria cebola tendo como custo apenas a lembrança de guardar o miolo ou a base.
Veja algumas fotos pra ficar mais claro:
|
Se a base é plantada, o resultado são várias cebolinhas à moda das chalotas |
|
Aqui, foram pra terra cebolas pela metade e o resultado são cebolas médias, únicas ou em grupos de duas ou três |
|
Parte de uma cebola roxa vinda do miolo plantado inteiro |
|
Cebola roxa, resultado de um miolo plantado inteiro |
|
Resultado do miolo plantado inteiro. Olhe a cebolona! |
|
De peso considerável |
Espetacular, adorei!
ResponderExcluirAdivinha se agora vai ter cebola cortada inteira aqui nesse sítio…
Beijo grande, e obrigada por sempre ensinar tanto!
Ju.
Neide,
ResponderExcluirquando tempo após o plantio podemos colher a cebola?
Grata
Ju, ainda mais você como tanto espaço.. Depois eu quero ver.
ResponderExcluirMarília, em casa a gente pode colher a qualquer tempo, mas ela estará totalmente pronta quando a parte aérea começar a secar.
N
Adorei!
ResponderExcluirObrigada pelas suas dicas
Bjinhos
Oi Neide
ResponderExcluirRealmente essa sua técnica é bem peculiar ao plantar cebolas com o fundo delas mesmo. Com relação à técnica do miolo não entendi muito bem. Li os outros 2 artigos seus anteriores sobre esse assunto e ainda não entendi como separar o “miolo” da cebola. Devo cortar a cebola com cuidado mantendo parte dela (o miolo) com a raiz e plantar esse “miolo”? É isso mesmo?
Um abraço
Antônio César
Adorei! Vou começar a plantar aqui tb :)
ResponderExcluirNem acredito! Ainda hoje estava namorando as espigas ainda verdes no meu muro. Há dois anos apenas consegui entender que teria que colher ainda verdes para roubar dos passarinhos. Fui atrás do cheiro, achei caída no chão já perdendo os "ladrilhos" e já sabia do caso da Princesa Izabel, então provei e amei. Acho que foi a primeira coisa que provei antes de você. É muito bom mesmo.
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluirconhece a árvore Chicá-do-Cerrado/ Amêndoa-do-cerrado? (Sterculia chicha)
Dá uma procurada. Os frutos dão em conjunto de +- 5, com 5 a 8 sementes. Come-se as amêndoas de dentro, que são grandes e fáceis de remover. Além disso, a árvore floresce o ano inteiro, ou seja, mais frutos. Baita potencial! Sem falar na beleza que são os frutos e flores. Precisa conhecer!
bj
Bom dia, Neide. Meu nome é Maria José e há poucos dias conheci o seu blog por recomendação de uma amiga, a Marli, uma colega de trabalho. Somos funcionáras públicas em Campo Grande/MS.Já estou ficando viciada em ler o seu blog todos os dias. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
ResponderExcluirAdorei e agradeço pelas informações preciosas, Neide Rigo.
ResponderExcluirOi Neide! Essa dica da cebola, me fez lembrar de uma dica que recebi de uma amiga, mas para cortar a coroa do abacaxi (maduro) e plantar num local bem ensolarado e não é que deu certo, tenho colhido abacaxis docinhos no meu quintal... e por falar nessa deliciosa fruta, você poderia nos trazer algumas receitas, não é mesmo! Vou aguardar!
ResponderExcluirObrigada, você é um anjo sem asas!
Beijos! \O/, Marli, aqui de Campo Grande/MS.
César, você entendeu sim. É isto mesmo.
ResponderExcluirLetícia, espero que dê certo.
Gilda, você está falando do outro post, mas tudo bem. É isto mesmo, se a gente não colhe antes, perde para os passarinhos.
Marília, eu conheço mas nunca comi. Já até tive em mãos a casca sem as sementes. Mas hei-de.
Maria José, seja bem-vinda!
Doralice, agora é só sair por aí observando.
Marli, sim, o abacaxi também planto assim. Obrigada pelas palavras de elogio!
Um abraço,n
hi,, just visit this site,, have a nice day :)
ResponderExcluirExplicação impecável. Amei...obrigada.
ResponderExcluirLegal! Bem que eu desconfiava que a cebolinha era uma cebola pequena!
ResponderExcluirPosso utilizar as folhas da Cebola como tempero para comida???
ResponderExcluirBoa tarde se eu não quiser colher a cebola e só ir tirando as folhas fica igual a cebolinha?
ResponderExcluirOla. Posso colher as cebolinhas deixando uma parte e depois colher as cebolas?
ResponderExcluirPosso comer a cebola d folha que sai da cebola d cabeça?
ResponderExcluir