quinta-feira, 17 de julho de 2014

Abobrinha madura marinada

Este ano foi ruim de abóboras no sítio. A falta de chuva, talvez. Mas consegui colher esta pequena, cujas sementes vieram da França, pelas mãos de Olívia, sobrinha do meu cunhado, junto com a respectiva abobrinha que não era rajada. mas uniformemente alaranjada. Não me lembro como comi, mas era deliciosa, cremosa, e as sementes, guardei e plantei. Só nasceu esta, já cruzada com outra da redondeza.

Inspirada nas abobrinhas refrescantes que a Mara fez numa aula no Sesc Belenzinho recentemente e serve no seu restaurante Tordesilhas, resolvi fatiar a abobrinha madura bem finamente, e para isto usei o processador, e marinar com sal, açúcar e vinagre. Juntei ainda ervas do quintal como manjericão cravo e manjericão anis cortados finamente e pimenta.  Enquanto a marinada com abobrinha fresca combina com dias de verão, esta de abóbora madura vai bem nos dias frios.

Abobrinha madura marinada:  para cerca de 400 g de abobrinha madura usei como tempero: 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de sal, 4 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de azeite, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e 2 colheres (sopa) de ervas frescas. Misturei tudo, tampei e deixei em temperatura ambiente por cerca de 4 horas dentro de um pote de vidro, tudo apertadinho. Simples assim. Se quiser, junte gergelim preto torrado na hora de servir.

A receita da abobrinha da Mara você pode ver no blog da Nadia Schiavinatto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide