sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Folhas de capuchinha para embalar uma fritada

Quem tem capuchinha em casa deve estar neste momento presenciando o melhor momento da planta. Sementes caídas na última safra germinam, plantas velhas rejuvenescem, flores amarelas, vermelhas ou laranjas se exibem. E as folhas são ótimas verduras, nutritivas e com gostinho de agrião. Acho que ainda a  usamos pouco, mas,  se você tiver fartura delas, comece a explorar outras finalidades além das saladas e enfeites de prato (daqui a pouco, as folhas de capuchinha serão tão batidas quanto folhas de manjericão e de hortelã). Experimente nas sopas, nas tortas, no arroz malandro, nas massas. 

Outro dia, fiz um tipo de tempurá com elas, rolinhos crocantes embalando filés de espada,  e ficaram deliciosas. Agora inventei de forrar a frigideira de omeletes para fazer aquela fritada de cará (clique aqui pra ver a receita) como um timbale vegetal. Desde que descobri esta possibilidade, a fritada de cará, já incluí aí diversos vegetais e temperos para fazer um prato rápido e único. Resolvi usar a capuchinha em volta quando fui ao quintal buscar algum verde para acompanhar o prato. Ia fazer uma salada. Porém, só havia ora-pro-nobis (já coloquei na massa, dá super certo) e capuchinha, que foi minha escolha por estar com folhas grandes e vistosas. Em vez de fazer salada, resolvi economizar louça e energia e metê-las na massa. Antes de picá-las, apreciando o grande tamanho, achei que ficariam melhores embrulhando a fritada.  Dois coelhos com meia cajadada. Untei a frigideira - parte de cima e de baixo - com azeite, forrei com folhas lavadas e secas, coloquei sobre esta cama a massa de fritada de cará,  fechei com folhas também a parte de cima e deixei em fogo baixo, frigideira tampada, cerca de 7 minutos de cada lado. Coloquei meio a meio, uma xícara de cará ralado e 1 de abóbora crua, também ralada. E temperos como cebola, pimenta, sal, manjericão a gosto. 


Nota:  se não tiver omeleteira com duas partes, use uma frigideira comum com uma tampa chata - use-a para ajudar a virar a fritada. Ou, vá lá, use um prato.  E nhac! 

4 comentários:

  1. Coisa mais linda esse blog! Assino e vejo tudo que posta... Muito amor na cozinha! Obrigada por dividir! :)

    ResponderExcluir
  2. Por serem folhas pequenas, não conseguiria imaginá-las como embrulho.As forminhas devoraram todas as minhas capuchinhas,da noite para o dia, que ódio!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tudo por aqui é cuidadosamente gostoso e diversificado um deleite suas informações e descobertas!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide