Nas primeiras aulas foram chegando uns, saindo outros, até que a turma se firmou. Ao final das 12 aulas prometidas, sempre às segundas-feiras pela manhã, nos reunimos para fazer um almoço coletivo de despedida na casa de uma das colegas, Márcia, fonoaudióloga.
No jardim da biblioteca |
Vivian em ação |
Cada um com sua profissão, seu trabalho, e a gente ali, plena segundona, conseguiu se reunir pra cozinhar. E foi tão bom. Cozinhar é ótima brincadeira, ato que alegra, estreita relações, descontrai e irreleva diferenças. Vivian Ferreira Franco, engenheira agrônoma e entendida de permacultura e agricultura biodinâmica, nos ensinou muita coisa e nos fez botar as mãos na massa, ops, terra - fizemos uma hortinha no jardim da biblioteca. E já marcamos uma vivência para setembro.
Durante o curso, trocamos sementes e experiências. E Vivian foi paciente e gentil com nossas questões de jardim pessoal, incentivando todos a mexerem na terra sem medo, mas com conhecimento. No último dia, combinamos de levar ingredientes sem combinar quais, sem saber o que faríamos com o que chegasse. E eu adoro isto. Acho que todos gostaram. Márcia ofereceu sua casa, que fica ao lado da biblioteca. Carlos, o único homem da turma, levou uma massa pronta para fazer um biscoito de família, tipo cantucci. Foi nossa sobremesa com café.
Sonia fez um arroz integral cremoso com legumes e cogumelos que estava divino. Saiu também uma salada de folhas colhidas da nossa hortinha, que todos ajudaram a preparar. Tinha mandioca cozida de duas cores. E eu fiz uma fritada de cará com folhas de bertalha-coração e um virado com feijão guandu fresco com ovo, queijo e farinha com pequi. Foi uma tarde deliciosa - mesmo tendo deixado um turbilhão de coisas por fazer.
Claro que cozinhar tinha tudo a ver com nosso curso, mas mesmo num evento qualquer, de engenharia ou informática, que tenha uma turma pequena, cozinhar junto pode ser um bom marco de encerramento, pois parece estimular a continuidade.
A refeição completa e envolvente marcou o final do curso. Ao mesmo tempo, fortaleceu-se a perspectiva do reinício. O campo está semeado.
ResponderExcluirNeide, vc fez um registro delicado de todo o curso, eu endosso! Parabéns pelo blog!
Que excelente ideia!
ResponderExcluirBjks, Rz da Belém do Grande Norte brasileiro
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderExcluirreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Perfectos, como todas tus recetas
ResponderExcluirUN saludo
Lila
Ah adorei isso!!!
ResponderExcluirNa aula de setembro, gostaria muito de ir. Neide, me lembra e tb pode me encarregar de alguma tarefa.
Parabéns, amiga, vizinha, colega, amiga!
Carlos, obrigada! Foi muito bom ter compartilhado estes momentos com vocês.
ResponderExcluirRose, a atividade de setembro será uma vivência de continuidade do curso, num final de semana, quando vamos dormir na biblioteca pra acordar às 5 da manhã pra fazermos um composto. Se quiser ir, eu vejo com a professora.
Um abraço,n
Hortelã é um espetaculo
ResponderExcluirhttps://apps.facebook.com/magazinevoce/magazinebiguisbrim
ResponderExcluiros melhores produtos com precinho especial estão aqui.
VEM SER FELIZ