quarta-feira, 6 de março de 2013

Cogumelo da caatinga


Não imaginava encontrar cogumelos na caatinga, mas não tem muito tempo choveu um pouco e, apesar de o solo estar super seco e o sol fervilhante,  certamente folhas caídas e troncos mortos enterrados conservaram alguma umidade. Eram vários ao longo da estrada. Brancos, estirados, com escamas, surgiam entre pedras e do barro seco e trincado como pedaços de ovos de chocolate. Eram, em altura, maiores que minha mão. Quando tirei o chapéu de um, um fino pó preto como carvão foi soprado pelo vento.  Micologistas de plantão sabem que espécie é esta? Pensei no Coprinus cornatus pelas escamas, mas acho que estou enganada. Bem que podia ser comestível. 



20 comentários:

  1. Lindos cogumelos Neide.
    Também não imaginei que seriam encontrados em plena caatinga, mesmo que durante algum período pós chuva.

    A forma parece bastante o C. comatus mas este nunca produz esporos em pó, sempre se derrete em negra tinta.

    Aqui em Valinhos, onde moro, quase não nasceram C. comatus este ano, uma pena, são deliciosos. Fiz até um Spätzle na última coleta, inspirado em seus lindos pratos de ingredientes coletados e na massa alemã que conheci em seu blog.

    Parabéns pelo quanto você ensina e inspira.

    ResponderExcluir
  2. Henrique e Neide, numa praça perto de casa nascem cogumelos muito parecidos com esse C.comatus. Até formam círculos em volta de algumas árvores.Ficam pretos, derretidos com o passar do tempo.Será? Como confirmar, onde acho mais informações?
    Tenho a sorte de conhecer uma árvore com parte dos galhos secos, onde nascem orelhas de pau.Já comi algumas vezes. Frescos, tem uma textura agradável.

    Bj

    neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aki no RN esse cogumelo é Chamado de bufa de cavalo,mas existem outros tipos além desse

      Excluir
    2. Aki no RN esse cogumelo é Chamado de bufa de cavalo,mas existem outros tipos além desse

      Excluir
    3. É comestível ou não?

      Excluir
  3. Tudo quer comer, essa moça Neide...
    Saudades de você!
    Beijo,
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Todos os cogumelos são comestíveis. Alguns, só uma vez.

    ResponderExcluir
  5. estava procurando sobre esse cogumelo no google images, e achei uma imagem no Panoramio que diz o nome e etc dele XD
    olhem aí -> http://www.panoramio.com/photo/66852007

    ResponderExcluir
  6. Thaís, super obrigada pela contribuição. Então, agora a gente já sabe o nome, PODAXIS PISTILLARIS (L.) Morse. E o tal é até comestível e pode ser cultivado.

    Um abraço, n

    ResponderExcluir
  7. Sempre vi essa espécie onde moro, nunca comi pq pensava ser tóxico. Os mais velhos da minha região associavam esta espécie como a causadora de coceiras quando em contato com a pele, mas claro, nada provado cientificamente. Seria bom descobrir se são comestíveis, sei onde tem muitos! Abraço!
    Samuel M. Andrade

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encantado dá primeira que vi, eu achei lindo. Tenho fotos desde o momento que começou a crescer até sua morte. Pensei que fosse o Coprinus comatus,mas depois eu observei algumas diferenças. Será que é comestível? Deu vontade de comer. Kkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Nordeste, no conhecimento popular, a gente chama esses cogumelos de Bufa de Cavalo, quando eles nascem, é sinal que vai chover.

    ResponderExcluir
  10. Meu deus como era bom chuta quando eu mora no interior😁

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro chutar eles quando encontro

    ResponderExcluir
  12. Aqui no interior da Paraíba nasce esses cogumelos no período pós-chuva. É popularmente chamado de ''bufa de cavalo'' ou ''frieira''. Reza a lenda que se entrar em contato com a pele causa coceira e frieira, mas acho que é só lenda mesmo. Sempre que vejo um, eu o chuto pra ver o pó preto no ar.

    ResponderExcluir
  13. Podaxis pistillaris, gênero com apenas 1 representante no clima tropical semi árido do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Afinal, quais os efeitos desse cogumelo caso seja comido?

    ResponderExcluir
  15. Afinal, quais os efeitos deste cogumelo caso seja ingerido??

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide