sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Black Friday. Consciência Negra

No dia da Consciência Negra a Igreja do Rosário, aqui em São Paulo, ficou fechada. Mas depois de todo mundo comer o peru na quinta de ação de graças, afinal todo brasileiro comemora dia de ação de graças, certo?, nossas lojas resolveram abrir os estoques e festejar com os grandes descontos. Então, como nos faltam palavras, nos falta cultura própria, vamos lá à black friday, off,  sale, of course e outras papagaiadas eleitas pelo comércio. De minha parte, a contribuição é abrir a despensa e mostrar tudo o que temos de negro para comer e a economia que podemos fazer. Comida negra é geralmente magra, então economizamos calorias. E são ricas em antioxidantes antocianinas, caso das uvas, jabuticabas, amoras, feijão preto, arroz negro etc, que nos fazem economizar remédios.  Ou são fermentados. Ou são secos. Todos tão saudáveis. Se de longe estas comidas são negras, de perto são de todas as cores. A chia tem grãos amarelos;  a pimenta é verde;  a berinjela, roxa; o arroz, vinho;  a ameixa, púrpura; a blue berry, azul; a papoula é cinza; o shiitake é marrom etc.  Faltou formiga, tinta de lula, mirtilos, grãos de café e de cacau. O que mais? Lembra de mais alguma coisa? 


Ameixa seca
Amora
Ameixa preta
Alga hiziki

Amburana

Arroz negro

Arroz selvagem

Azeitona

Bananada

Baru

Baunilha

Berinjela 

Café seco não torrado

Chia

Chá 

Cogumelo trombeta da morte (catalão, comestível)

Cravo

Sementes de cupuaçu

Fava negra

Feijão preto

Geleia de amora

Gergelim

Goji

Grumixama

Casca de jabuticaba passa

Jabuticaba

Milho preto

Molho de ostra

Molho de soja

Orelha de pau

Papoula 

Pimenta longa

Pimenta de árvore

O grão preto é sal negro do Himalaia

Shiitake

Uva passa



25 comentários:

  1. oi, Neide.

    Você consegue semente de papoula aqui em São Paulo? Beijos

    ResponderExcluir
  2. .....cumaru.....carvão vegetal para defumar o óleo....chá preto....semente de mostarda negra.....
    Adorei, Neide e em sua homenagem, hoje vou comer a feijoada de um boteco que acabei de descobrir por aqui, com muita "pimenta de macaco", que é marrom, mas quase negra.....
    beijos.... Tanea

    ResponderExcluir
  3. Neide, que post incrível! Comida preta, claro! E como você incluiu sementes de cupuaçu, permita-me aumentar a lista com sementes de baobá (as suas mesmo), que foram semeadas ontem, de novo com capricho. E se você achou muitas as 90 da primeira leva, saiba que agora foram 145! Sim, contadas por mim mesma, que semeei uma a uma. Deixei de molho como na outra vez, mas nesta não tirei a "carninha" branca, pra ver se ajuda na germinação. Agora torça, e então teremos uma florestinha de baobás!
    Beijo grande, querida!
    Ju.

    ResponderExcluir
  4. Já acompanho seu blog tem bastante tempo, mas qse nunca comento aqui, acompanho de curiosa pois estou aprendendo a cozinhar. Mas aprendo muito por aqui! Muito mesmo não tinha parado para pensar em comidas pretas!!!
    E depois de muito tempo desejando mas com medo de não dar certo ontem fiz o doce de abóbora que você postou.
    Ficou maravilhoso e fiquei toda orgulhosa dele ter dado certo, só diminui o açúcar e deixei apenas uma xícara, ficou docinho mas não tanto.
    Hoje ganhei 2 mamões vedes enormes, vou me aventurar no doce de mamão verde no domingo.
    Beijos

    Parabéns pelo seu trabalho, cada dia me mostra que temos tanta variedade de alimentos que mal conhecemos.

    ResponderExcluir
  5. Estou com um original a procura de editora, (na realidade a coisa mais legal quejá escrevi na vida) que no final a família come tudo vermelho(arroz, feijão, tomates,beterrabas) vestida de vermelho!

    ResponderExcluir
  6. Sou tão grata por esse blog simplesmente existir!!!

    ResponderExcluir
  7. amoooooooo as grumixamas!
    jah jah tem por ai!
    bjus
    salete

    ResponderExcluir
  8. Oi Neide, gostei muito do texto, principalmente da crítica. Bjos e saudades. Susana

    ResponderExcluir
  9. Depois da Black Friday e do Thanks giving só fica faltando a gente comemorar também o 4 de Julho e o Veterans Day....

    ResponderExcluir
  10. Neide, você já viu vender a casca de jabuticaba passa, ou vc que fez? Deve ser delicioso!!! Gabi

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda seu blog, Neide. Parabéns! Descobri hoje e me encantei por completo. Poderia passar a semana inteira lendo o que você escreve.

    Abraços e tudo de melhor! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e sua simpatia.

    ResponderExcluir
  12. Neide, você é unica!
    Beijos, Roberta

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide