Quer me ver morrer triste é dizer que enveneneram todos os quiabos do mundo, me disse Joana. Mas por que a tristeza, Joana? Os quiabos não foram envenenados, não - alguns, sim, com agrotóxicos, mas não estes seus plantados aqui. A pois, respondeu ela, é como se fosse porque de todo jeito não posso comer. Como assim, Joana? E ela me contou.
Só então liguei os dois fatos que havia observado anteriormente. Joana pedia pra alguém que ia ao mercado aproveitar para ver se tinha feijão mulatinho. Não, não tem. Outro ia e voltava, não, não tem feijão mulatinho, nem sabem que feijão é este. Na hora estava ocupada com outra coisa e isto chegou de forma subliminar, mas ficou registrado: feijão mulatinho pra lá, feijão mulatinho pra cá. Em outro momento, Joana foi à feira, fui com ela, dizendo que iria comprar suas maçãs – olhei a caixa, vinham do Sul, de tão longe. Na banca, ficavam bem ao lado de lindas goiabas, tão cheirosas. Seriguelas, maracujá-da-caatinga, melancias. Mas ela comprou maçãs e não pagou barato. Sou muito palpiteira e curiosa, mas não perguntei o porque das "suas" maçãs.
Estávamos em sua casa, na fazenda, quando veio esta estória do quiabo e da consulta à nutricionista que consultou na cidade grande mais próxima, a 180 km dali, ainda caatinga. Pedi para ver os exames, com várias taxas alteradas, e a recomendação nutricional. E aí sim entendi a determinação de Joana apesar da inconformidade com as proibições. Por que, meu Padim Cícero, por que não posso comer quiabo? E lá estava o papel, quatro páginas de dieta e orientações, com a resposta. Mas se fosse só isto... Ah, e por que tem que ser feijão mulatinho? E também não encontrei atum sem ser com óleo. Comprei atum ao óleo mesmo, completou Joana. Tá difícil de seguir esta dieta, mas estou tentando, só não sei até quando.
A dieta já começava recomendando leite de soja com manga no café da manhã e seguia com tudo aquilo que costumamos ver nas dietas de 1500 e 1800 calorias nas revista que pregam corpo perfeito: linhaça, queijo branco, pão integral, margarina light, filé de peixe ou peito de frango grelhado, 2 colheres de alface, suco com adoçante, arroz integral, feijão mulatinho ou grão de bico, lentilha e feijão branco. No jantar, sanduíche de atum. De sobremesa, uma fatia de laranja ou (tem sempre opções) gotas de limão.
No complemento, alimentos proibidos, a serem evitados, e os recomendados. Muito mais proibições, claro. A começar pelos "causadores de gases por conterem muito enxofre, como quiabo, repolho, couve-flor, espinafre, ovo cozido, parmesão". Você tem problemas com gases quando come quiabos, Joana? Eu não, e você, Neide? Mas se não pode repolho, como é que tem repolho refogado na dieta do almoço, Neide? Sei não, Joana, sei não!
Não pode ou recomenda-se não comer uma porção de coisa, até frutas ácidas como o umbu e o maracujá e ainda: vinagre, café, chá, nada. No final uma explicação que fica faltando para quem não entende o que são frutas ácidas, começando com um termo novo: “algumas vezes nos perguntamos o que são frutas cítricas. As frutas cítricas (citrinos) são as que pertencem ao gênero Citrus. Estas frutas são consideradas frutas ácidas, veja a lista com algumas delas: abacaxi, caju, tangerina, jabuticaba, laranja, limão, romã, nespera, ameixa, cidra, lima, marmelo, acerola.” Para quem não sabe, o gênero Citrus engloba as frutas de gomos como a laranja, limão, cidras, mexericas etc. As outras frutas citadas, de gêneros diversos, podem ser ácidas, mas não Citrus. Mas por que não posso comer umbu, maracujá da caatinga, se é o que tem por aqui?, queria saber Joana. E além disso não entendi nada desta coisa de fruta ácida e fruta cítrica. Se quem escreveu não sabe diferenciar frutas ácidas das frutas cítricas, Joana vai saber? E por que? Vem cá que eu te explico, Joana. Mas pode comer, sim.
A lista proíbe as frutas ácidas, mas recomenda alimentos ricos em fibras, como granola, aveia, barra de cereais! Bode pode não, melhor preferir salmão, robalo, merluza e bacalhau. Não fala nada do queijo de leite de cabra, não, mas é melhor preferir minas frescal, ricota e queijo cottage, isto está lá.
Joana, a nutricionista quis ouvir o que você come cotidianamente ou tem ao seu dispor aqui na caatinga, a forma como você cozinha, as frutas que tem na sua feira ou os legumes que você encontra nesta época de seca? Quis não. Pediu para você voltar para lhe dar uma dieta de acordo com os seus gostos, corrigindo seus erros, adaptada ao seu ambiente? Pediu não. Explicou a importância da quantidade dos carboidratos consumidos para o controle da glicemia? Não. Explicou o que estava no papel ou só tirou a papelada pronta da gaveta e lhe entregou? Tirou da gaveta. Ah, tá!
Joana adora comer um docinho, uma raspa de manuê da panela, compota de umbu e só um cafezinho bem doce pela manhã, mas adora também feijão de corda e feijão de caldo comum - nem sabe que raio é este de mulatinho), quiabo, abóbora, repolho, salada, arroz integral, umbu, maracujá-da-caatinga, melancia, peixe cozido, laranja. Come pouca carne vermelha, em vez de pão come cuscuz e inhame no café da manhã, não liga pra queijo ou pra leite, não bebe álcool nem refrigerante, não fuma e sedentarismo passa bem longe da sua casa na caatinga. Está com peso dentro da média e taxas um pouco mais altas que o recomendado - de colesterol, triglicérides e glicemia.
É tão difícil resolver? Ou nutrição agora é isto, um tanto-faz, um descaso pela Joana, uma escada pra lugar nenhum, e não me contaram? Felizmente isto não é regra, a julgar pelo que vejo nos nutricionistas leitores do Come-se. Mas fica o recado: conheça quem é a Joana que você atende, saiba onde ela vive, limpe bem os pés antes de entrar em sua casa, e ouça o que ela tem a lhe ensinar.
Lavou minha alma. Ir ao médico hoje é mais ou menos isso ai, Seja a especialidade que for, esteja preparado para um papel que sai da gaveta sem muito compromisso com o paciente.
ResponderExcluirMuito obrigado por este post. Certamente o pessoal do interior é mais sabido que a tal médica.
A coisa é séria mas não pude conter uma boa risada. Sim, porque só rindo mesmo de uma situação como essa. E, no fim, lamentar o despreparo e a falta de conexão dessa profissional com a realidade cultural e regional do sua paciente. Desolador!
ResponderExcluirJá acho que algumas faculdades tem vínculos com a indústria farmacêutica e de alimentos e daí saem "profissionais" ou vendedores de seus produtos...
ResponderExcluirpara quem gosta de leitura recomendo;
o livro "CEM ANOS DE MENTIRA" aborda o lado sombrio destas indústrias..
abs
Tomara que o puxão de orelha desperte não só nutricionistas só no diploma, mas também todo tipo de médico que sai inventando proibições e recomendações sem nem pelo menos conhecer direito o alimento de que estão falando. Sem dó, deixam o paciente pensando que ele só não proibiu comer capim. E na lista dos recomendados só itens que não cabem no orçamento.
ResponderExcluirEu, Sua fã forever. Seria lindo Neide, se todos os profissionais tivessem esse seu profissionalismo.O pior é que vai se criando uma nação doente com tantos falsos produtos saudaveis que pipocam por ai. Cada organismo é um e cada um reage de um jeito,porem sempre é tão mais facil criar um padrão de diagnostico e tratamento...
ResponderExcluirBjs
Ai meu Deus! Essa nossa profissão tá de chorar.....Eu sei que não é a única com esse tipo de problema, mas dói muito saber de histórias como essa....
ResponderExcluirE você deu outra lista para ela?Comigo foi parecido, acho que te contei. Eu estava com pra lá de 300 em tudo, procurei nutricionistas e avisei onde eu morava, não existe Mundo Verde aqui, odeio tofu e soja , caso eu encontre, me dá gases. Pois veio a lista só com soja! Aí eu fiz a minha dieta, claro, baixei tudo. Não consegui tirar nota dez no colesterol, mas quase isso. Agora tomo remédio e sou feliz.
ResponderExcluirAngela, eu não dei nova lista, mas expliquei o que podia ser flexibilizado, adaptado à realidade dela. Uma pena, né?
ResponderExcluirUm abraço,
N
Puxa, Neide! estou um pouco acima do peso mas somente faço uma dieta no dia em que encontrar uma nutricionista que não me receite adoçante marca x, barrinha de cereal marca y e até suco marca z. Que sorte da Joana ter lhe conhecido pessoalmente. Bjs. Izabel
ResponderExcluirSábias palavras, Neide! Esse tipo de nutricionista que segue o manual de faculdade, dietas de minuto e nao tem conexao com a realidade cultural dos pacientes, me dá uma preguica e vergonha...Sorte da Dona Joana ter voce por perto.
ResponderExcluirNossa, Neide, estou lendo toda a série em uma sentada. Não sei se é a chuva lá fora, mas este post me vez chorar, fiquei triste. É um daqueles textos que devem ser amplamente replicados. Afinal, o que é saúde?! A felicidade de ver movimentos tão integrados acaba se contrapondo com a distância padrão dos dias hoje - distância da realidade da Joana. É como a nutricionista de um refeitório que proibiu o leite da nossa vaca (que é 100% orgânico, de pasto, fresco e local - além de tirado manualmente pelo meu marido) preferindo o leite de caixinha para o iogurte das crianças. Foi um árduo trabalho para provarmos que nosso leite tem boas condições de higiene. O esforço acaba sendo de que está integrado, pois parece ser a atual contramão...
ResponderExcluirMais uma vez, muito obrigada pelos textos!
Como nutricionista fico muito envergonhada de uma colega de profissão que atenda seus pacientes desta forma! Acredito que a alimentação tem que ser o mais natural possível, mesmo pq produtos industrializados a cada dia que passam ficam pior! A industria vem colocando: conservante, corantes ... ante e mais antes que ninguém sabe o que isso causa na saúde. Saúde??? Ele querem mesmo é saber de doença, pois é o que dar dinheiro! Eu Nutricionista Funcional indico alimentação assim como a de Dona Joana! Quanto mais natural MELHOR!
ResponderExcluirPrecisamos a voltar a comer como nossos avôs!
Meu contato ligianutrifuncional@gmail.com
Às vezes vejo o Come-se e tenho vontade de chorar....
ResponderExcluirNossa Lígia, precisa mesmo de autopromoção em blog alheio? Que deselegante...
ResponderExcluirNossa Neide, levei as mãos à cabeça. No Brasil estão receitando soja a torto e a direito, será que não se dão conta do mal que pode fazer a soja crua? Será que lavaram o cérebro de todo mundo?
ResponderExcluirClaro, se no final você não consegue melhorar seus exames a culpa é sua por não ter comido tofu...
Outra coisa, temos que parar de pensar que o colesterol é o demônio: http://primalbrasil.wordpress.com/2011/09/08/o-mito-do-colesterol/
Neide eu sou nutricionista e adoro seu trabalho. Desta vez me obriguei a comentar tamanha falta de profissionalismo de certas colegas. A gente passa a faculdade toda aprendendo que a nutrição é uma ciência que trata do índividuo com ser único, e por ser um SER único tem as suas individuais necessidades. Fico triste demais quando leio algo desse tipo. Preferia acreditar que quem dá dieta de gaveta são os médicos endocrinogistas e não NUTRICIONISTAS. Abraço
ResponderExcluirNeide eu sou nutricionista e adoro seu trabalho. Desta vez me obriguei a comentar tamanha falta de profissionalismo de certas colegas. A gente passa a faculdade toda aprendendo que a nutrição é uma ciência que trata do índividuo com ser único, e por ser um SER único tem as suas individuais necessidades. Fico triste demais quando leio algo desse tipo. Preferia acreditar que quem dá dieta de gaveta são os médicos endocrinogistas e não NUTRICIONISTAS. Abraço
ResponderExcluirAdorei o artigo, estou fazendo a dieta ultra power max e funciona
ResponderExcluirestou amando. Mil Beijos!
A dieta sem dúvida é incrível ! Parabéns ! Estou seguindo esta dieta Usando Ultra Power Max Funciona mesmo
ResponderExcluirAdorei seu artigo!
ResponderExcluirEstou seguindo essa dieta é muito boa http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/
Adorei seu artigo!
ResponderExcluirEstou seguindo essa dieta é muito boa:
http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/
Muito bom seu artigo!
ResponderExcluirParabéns!
É bastante comum fazerem um cardápio que não leva em conta as condições da pessoa. O objetivo da dieta é se adaptar ao estilo de vida e necessidade da pessoa, não a pessoa se adaptar ao estilo da dieta. Ótimo artigo!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirUma dica valiosa é o AZ21, experimente!
Muito legal seu artigo!
ResponderExcluirEstou usando AZ21 e realmente é muito bom!
Power Potence ajuda de verdade, vale a pena conferir!
ResponderExcluirBjo
Oie
ResponderExcluirQuer emagrecer com saúde?
Power Fit Caps é incrivel, perdi 16ks em 3 meses.
Olá pessoal!
ResponderExcluirAmora Caps é perfeito para quem quer emagrecer rápido e com saúde!
Bem, isso é o que acontece quando a escolha de um curso na graduação passa longe da vocação e do amor pela profissão e cai no colo do "status" do uso de um jaleco.
ResponderExcluirLamentável.
Conheça Super Fit Pro, suplemento natural
ResponderExcluirSlimcaps um emagrecedor que funciona de verdade. Experimentem, mudou minha vida.
ResponderExcluirAgora a moda é virose, eles não estão nem aí para os pacientes. Hoje em dia medicina é só status.
ResponderExcluirSó li verdades, parabéns pelo artigo. É mesmo de causar revolta.
ResponderExcluirNutricionista ridícula! Ela e mais um monte que é igual. Não pensam no paciente, o papelzinho já fica guardado só esperando os trouxas.
ResponderExcluirIsso não é só na caatinga! Em qualquer região existe esse lixo de profissional
ResponderExcluirIsso é coisa de gente que acredita saber de tudo só pq tem um diploma.
ResponderExcluirTenho uma amiga nutricionista e ela disse que isso é mesmo muito comum na profissão, infelizmente.
ResponderExcluirÉ realmente muito triste, mas acontece todos os dias.
ResponderExcluirPor isso que muita gente prefere comprar cápsulas para emagrecer, por encontrar profissionais assim no meio do caminho.
ResponderExcluirUse Quitosana, amiga! Não vai precisar perder seu tempo com profissionais desse tipo.
ResponderExcluirTermogênicos fazem efeitos diferenciados.. eu uso LCarnitina, não pago consulta com nutricionista inútil.
ResponderExcluirEmagrecer agora virou obsessão, as pessoas deveriam buscar pela saúde mas é só modismo e estética. Lamentável.
ResponderExcluirPlaydance fit é bom pois não tem aquele sacrificio massante da malhação, dançar é melhor.
ResponderExcluirChega ser afrontosa essa dieta, nitidamente a nutricionista nem avaliou o perfil da cliente. Já tem dietas prontas de gaveta e recomendar alimentos mais "difíceis" enganam as pessoas como se fossem mais eficientes.
ResponderExcluirComplicado, isso deixa explícita a falta de vocação do profissional.
ResponderExcluirPéssima profissional, mas disso temos em todas áreas.
ResponderExcluirIsso denigre a imagem dos profissionais de nutrição.
ResponderExcluirTem gente assim em todas as profissões, não só na nutrição.
ResponderExcluirÉ mesmo um absurdo pagar uma consulta com um profissional desse tipo
ResponderExcluirNão tá fácil pra ninguém.
ResponderExcluirMuito complicado, profissionais assim tem se multiplicado.
ResponderExcluirTá vendo, a gente acha que só na cidade grande tem profissional lixo
ResponderExcluirIsso não é só na caatinga! Em qualquer região existe esse lixo de profissional
ResponderExcluirEu até compreendo pq a profissional trabalha há muito tempo tem perfis pré definidos.
ResponderExcluirBrasil, fábrica de 8 ou 80. Ótimos ou péssimos profissionais.
ResponderExcluirMuito julgamento pra pouca ação.
ResponderExcluirDeve ser levado em consideração o a localização da nutricionista e se a paciente informou de onde vem... é fácil julgar de fora.
ResponderExcluirInfelizmente é muito triste, mas hoje em dia o arroz, feijão a salada é toda contida com agrotóxicos não existe mais forma de se alimentar saudável, apenas plantando a própria comida, mas essa jogada de agrotóxicos tem vários interesses envolvidos, o produtor rural não quer perder seu produto e por isso acaba não se importando em prejudicar a saúde do ser humano.
ResponderExcluirNunca ouvi falar nessa dieta, mas parece bacana. Vou recomendar para a minha irmã que está precisando perder alguns quilinhos.
ResponderExcluirParece ser uma dieta interessante, mas não tenho coragem de experimentar.
ResponderExcluirÉ uma dieta polêmica hein..não sei se tenho coragem de seguir.
ResponderExcluirAchei bem interessante essa dieta da Joana, parabéns pela iniciatva!!!
ResponderExcluirPrimeira vez que vejo alguém falar sobre isso tão abertamente, um show de dedicação..
ResponderExcluirSerá que essa dieta dá certo hein rs...só tentando pra saber...
ResponderExcluirMuito interessante essa dieta. Queria saber se dá resultado mesmo.
ResponderExcluirDieta realmente emagrecedor!
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluirnão tenho dúvidas de que esse estudo vai dar certo. obrigado
ResponderExcluirAgora é começar a estudar para o Enem e fazer essa deliciosa dieta
ResponderExcluircom certeza esse curso de guitarra rock 2.0 do oziel é um dos melhores do mercado. Texto muito bom
ResponderExcluirSuper legal seu artigo
ResponderExcluirDisfunção Erétil Tem Tratamento? Conheça Os Tratamentos Disponíveis
ResponderExcluirRoberto de Lucca aqui mais uma vez, e apreciaria de conceder os PARABÉNS por ter comprado Programa de Reconstrução de Cabelo! Os casos de impotência sexual emocional estão se tornando cada vez mas comuns nos dias atuais. Lembre-se que a ejaculação adiantado é um impecilho comum, por volta de um terço dos varão sofrem com ele, afeta homens nos mais diferentes momentos da vida.
EDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE Prof. Alexandre Vários saltar sobre médico prescrito soluções, como Viagra ou Cialis, em vez de procurar organico da ereção mantimentos que podem desapoquentar complicações de ereção, mas a verdade é que nem um desses irá arrumar desvantagens subjacentes que provocam fraco ereções. Embora a disfunção eréctil seja uma condição que afecte vários homens, muito poucos discutem seu entrave com um dr. por causa da natureza do obstáculo sexual e dos tabus associados à vocábulo "insuficiência".
ResponderExcluirGostei muito do seu blog!!! esta de parabens!
ResponderExcluirParabéns pelo poster, mas infelizmente somos bombardiado todos os dias através dos agrotóxico nós alimentos trazendo conseguência grave em nosso organismo, minha opinião tem que haver algo natural que possa nos desintoxicar diariamente.
ResponderExcluir