sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vou ao Senegal e já volto

Fui convidada novamente para ir ao Senegal, pela ong francesa Solidaritè.  Desta vez, apenas passo por Dakar. Vou ficar uma semana em Thiés e outra em Tambacounda. Não sei se vou ter acesso a internet, mas, se tiver, mando notícias. Vou amanhã e volto no dia 10 de dezembro. O desafio por lá é diminuir a dependência do trigo. Então, o que vou fazer é mostrar alternativas de pães chatos com outras fontes locais de amido, incluindo o milho e a mandioca. 


Aproveitei para mudar a testeira do Come-se. O artista da vez é Andrés Sandoval, um amigo querido que fiz pelo blog e que já me presenteou com as jabuticabas, lembra? Sinto-me orgulhosa e lisonjeada, não só porque adoro o trabalho dele - reconhecido e premiado de montão, mas porque ele também aprecia o que faço. O presente chegou em boa hora, hora de viagem, de descanso do blog (que não me cansa, em absoluto - é meu refresco). Veja a página nova que criei aí em cima, uma galeria com todas as outras testeiras que já apareceram no Come-se.  


Até a volta! E se quiser já ir testando uma boa receita de panetone para o Natal, feito com fermentação natural, tem aqui.

15 comentários:

  1. Boa viagem, Neide; ficarei - e tenho certeza de que muitos leitores, também - aqui a aguardar as notícias que você compartilha conosco.

    Sou leitora contumaz do seu excelente Come-se ; adorei as postagens que fez sobre parte do arquipélago marajoara, lá no meu saudoso Pará.

    Quando passar novamente por Curitiba, por favor, aceite o meu convite para saborearmos um café e trocarmos conversa blogueira. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma linda viagem para você. Mostre seu dom. Amenize um pouco o sofrimento do povo do senegal, mostrando este trabalha lindo que vc faz. Vá com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Neide,
    Boa viagem e bom trabalho.
    Adoro ouvir as notícias do Senegal e de vislumbrar as semelhanças entre os jeitos de comer .
    Mas me diga, sinceramente, como você faz com suas plantas e abelhas e fermentos e etc, quando viaja?
    Eu sempre perco alguma quando saio.
    Bjs e até a volta
    Thania

    ResponderExcluir
  4. Adorei a nova testeira, linda!
    Boa viagem!
    Neusa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Neide! A nova imagem ficou linda!

    Boa viagem. Sei que vai ser boa só pelo seu objetivo de ajudar pessoas a se alimentarem melhor.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Linda a nova testeira! E ótimo o objetivo da viagem! Tenho certeza que vai fazer a diferença para melhorar a vida do povo de lá! Boa viagem e ótimo trabalho! Bjs Leticia

    ResponderExcluir
  7. Boa viagem querida!!Bom trabalho e boa diversão também,que de tudo certo por lá.Ficou linda a testeira,achei delicada.Beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, meninas!

    Thania, quando viajo só - e agora é o caso, o Marcos cuida de tudo direitinho.

    Até a volta, um abraço,
    Neide, do aeroporto!

    ResponderExcluir
  9. Olá Neide
    Boa viagem,,,e d~e uma olhada Nesse vídeo como uma música que tem uma mensagem maravilhosa, usando vários músicos do mundo com o mesmo ritmo e instrumentos
    http://www.youtube.com/embed/XMkaBN3x5AM

    ResponderExcluir
  10. Fabio! Obrigado. Acabo de ver o vídeo aqui em Madri. É emocionante. Obrigada, N

    ResponderExcluir
  11. Neide, gostei muito do seu blog! É simplesmente lindo, meus parabéns. Sou estudante de nutrição em Recife, me chamo Nellie, e se Deus permitir quando eu "crescer" quero ser uma nutricionista assim, como você :)
    mais uma vez, está de parabéns pelo blog! beijos!
    se puder responder para meu email, é nellie_nelinha@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  12. Boa viagem, Neide! Continuo acompanhando suas aventuras e gostosuras, com saudades de conversar pessoalmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Neide,
    Estou achando o máximo essa sua viagem e o objetivo dela, que é trabalhar com a população rural pela diminuição da dependência do trigo na alimentação. Sou agrônomo e também trabalho com comunidades rurais, mais especificamente assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas em SP.
    Espero que faça uma ótima viagem e que possa compartilhar conosco um pouco de suas impressões.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide