segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fritada de pão, queijo e dente-de-leão

É batata! Quero dizer, é pão. Quando estou sozinha, meu almoço é um prato único que reúne entrada, prato principal e acompanhamento. Pode ser um arroz de ontem incrementado, uma minestrone ou um sanduíche caprichado, mas é tudo em um e nada que exija tempo e panelas. Na sexta não tinha arroz para requentar, nem sobras de carne nem feijão e macarrão pra virar minestra nem pão suficiente para fazer duas fatias. 


Mas tinha ovo caipira e mussarela defumada de Joanópolis, ambos comprados em Piracaia, como prato principal, boas fontes proteicas.  E um pedaço de pão que eu mesma fiz, como acompanhamento, fonte de carboidratos. Além de dente-de-leão, capuchinha e temperos do quintal, como entrada, provendo fibras, vitaminas, minerais. Mais uma fruta de sobremesa e pronto, almoço bom garantido e light - menos de quinhentas calorias, se quer saber.  Se ficou gostoso? Não está sentindo o cheiro bom que diz tudo? E as variações são infinitas. Anotei o que usei e você pode se guiar pelas minhas medidas se quiser inventar sua própria fórmula. 




Fritada de pão, queijo e dente-de-leão  


1 fatia de pão duro (30 g) 
1/4 de xícara de leite 
1 pedaço de queijo duro (30 g) - usei mussarela defumada
1/2 xícara de dente-de-leão (ou a folha que tenha em mãos) grosseiramente picado 
4 flores de capuchinha 
1 pedaço de cebola picada (30 g)
3 cebolinhas e uns galhos de salsinha picados 
Umas folhinhas de manjericão 
Sal e pimenta-do-reino a gosto 
1 ovo ligeiramente batido 
1 colher (sopa) de azeite 


Coloque numa tigela o pão cortado em cubinhos. Despeje o leite e deixe o pão absorvê-lo enquanto prepara os outros ingredientes. Junte o queijo, as verduras, as flores, a cebola, o cheiro-verde, o manjericão, o sal e o ovo. Misture com delicadeza. Coloque metade do azeite numa frigideira antiaredente e despeje a mistura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a parte de cima ficar cremosa. Vire com a ajuda de um prato ou uma tampa de panela - para que a fritada escorregue e volte para a frigideira para fritar do outro lado. Antes, junte o azeite restante. Se quiser, use uma frigideira própria para omeletes. Neste caso não precisa de ajuda de prato ou tampa.  Devidamente dourados os dois lados, nhac!



9 comentários:

  1. Hum! Deu uma vontade...ficou perfeito e com certeza saborosíssimo!!!

    ResponderExcluir
  2. meu deus mais o q é isso...nossa me deu água na boca.....parece estar deliciosoooooooooo....qdo puder me visite tbm....vou adorar receber sua visitinha......bjoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Neide, amo estar te visitando e aprendendo mil coisas. Estou querendo aprender sobre broto de bambu. É que na minha região tem muito bambuzal só não sei se todos os tipos são comestiveis. Obrigado ebjs

    ResponderExcluir
  4. Afe e eu nem sabia que dava pra fazer fritada com pão! Tenho muito o que aprender e PRECISO plantar capuchinha em um vaso na varanda :) Parece ter ficado ótimo!
    Bjs Leticia

    ResponderExcluir
  5. Chris, espere até eu me deparar com um bambuzal e eu faço um post a respeito.

    João Pedro, ora pois nhac!

    Letícia, nem eu. A necessidade faz a gente descobrir coisas interessantes.

    Um abraço, N

    ResponderExcluir
  6. OI Neide
    OUtra das nossas coincidências. Faço sempre destas que chamo minhas omeletes de vida. No sábado transcendi o comer sózinho e uma dessas virou o almoço da família... linda, com os ovos do quintal, os vegetais e uns queijos que sobraram do último encontro de queijos gostosos ..... minha filha adora.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide