Foto: Inês Correa |
O link foi mandado pela leitora Heloisa Castelo Branco:
"Oi Neide, no link acima, um estudo científico confirma o que eu já sabia e pratico com fervor: a madeira, tendo propriedades bactericidas, é material mais seguro para tábuas de corte de comida que o plástico. Importante é mantê-la bem seca enquanto descansa, pois o ambiente úmido promove a multiplicação de bactérias. Além do mais, a madeira é mais gentil com o fio das facas.
Um abraço, Heloisa"
Se for difícil ler em inglês, use o google traductor http://translate.google.com.br/
Um abraço, Heloisa"
Se for difícil ler em inglês, use o google traductor http://translate.google.com.br/
Professor daqui da UC Davis, Neide! :-)
ResponderExcluirAdorei seu video pro Reporter Eco. Você está super linda e amei você falar da temporada das mangas. Vamos obedecer a ordem natural das coisas, né? Minha irmã te viu na reportagem e te achou incrível! um beijo!
Eu ia comentar no artigo anterior sobre as tábuas e acabei não fazendo. Porém, como fizestes esta nova referência não custa comentar. Uma outra forma de 'limpar' a tábua é a seguinte. Sei que o teu pai, assim como, teu esposo (já mencionaste diversas vezes) são competentes nestes 'trabalhinhos' http://come-se.blogspot.com/2009/04/instrumento-de-baixa-tecnologia-para-os.html Do mesmo modo que uma faca ao ser afiada vai diminuindo, uma tábua também pode ter sua espessura afinada sem deixar de ter a sua utilidade, ou seja, de tempos em tempos pode-se lixá-la de ambos os lados utilizados. Pode ser com o acessório da furadeira, a mão ou com outra ferramenta também apropriada. É só desgastá-las um pouco e ficarão novinhas.
ResponderExcluirFer, só para que saibam aqui, que já nos falamos por email... Obrigada!!
ResponderExcluirAnônimo, poxa que dica legal! Nâo tinha pensado nisto. Obrigada, um abraço, N
Procurando doce de laranja da terra, vim parar aqui, Neide...
ResponderExcluirAqui, come-se muito bem!
Já me instalei!
Vou e volto <<<<,
Um abraço,
da Lúcia
Esta pesquisa lavou nossa alma. Pena gente errada, falando coisa errada, na emissora de tv errada, levando toda a massa brasileira ao erro. Vai ser duro consertar o estrago já feito. A população está toda arruinando as facas e arriscando a saúde por ter ouvido besteira. Seria pedir demais que os responsáveis esclarecessem isto usando os mesmos canais?
ResponderExcluirBom saber dessa notícia! Eu também prefiro as de madeira. O que faço de vez em quando é colocar as tábuas no forno a temperatura de 75 graus. Segundo o último curso que fiz na Vigilância Sanitária, 70 graus de exposição acaba comqualquer bactéria.
ResponderExcluirTeu blog é maravilhoso... Tô adorando ler os posts antigos!!!!!
Não sabia que poderia aquecer as tábuas de madeirano forno. Déborah visitei seu blogue e vou perguntar à Neide se já o conhece:
ResponderExcluirhttp://biscoitosdadeborah.blogspot.com
Um encanto seu trabalho!
Olá Neide!
ResponderExcluirBacana seu blog, não li muito ainda, mas vira e mexe minhas pesquisas no buscador me trazem até seu blog.
Li os 2 posts sobre tábuas de corte de madeira, e o que quero compartilhar é sobre um comentário a respeito de tábuas de bambu.
Deve-se tomar cuidado, pois a tábua de bambu é confeccionada a partir de lâminas coladas de bambu, muitas vezes a cola utilizada é a base de formol-formaldeído. O formol é volátil e vai sendo liberado aos poucos no ambiente, então nada legal de se respirar e nem de ter contato direto com a comida.
Ah... foi bem legal todas informações sobre tábuas de madeira, eu confecciono minhas tábuas e sou bem feliz com elas, nunca tive intoxicação alimentar!
agradecido
Hélio