Vale a pena dar uma olhada na carta aberta assinada pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas, do curso de nutrição da USP (lembra que já falei aqui do barulho bom que eles andam fazendo?), e pelos representantes dos estudantes de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP sobre um processo de seleção vergonhoso. Como nutricionista, claro, também me senti ofendida ao ler a oferta do emprego e a resposta da agência, que me foram mostradas há alguns dias na USP (as mensagens foram extraídas de um fórum de discussão da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, que organiza o congresso). A carta está lá embaixo, mas antes veja os emails.
Começava com um anúncio primoroso de duas vagas para nutricionistas: Nutricionistas-sban 20 à 23 junho: seleção por foto para o congresso sban - morar em fortaleza. Local: hotel praia centro - av. Monsenhor tabosa, 740 - praia de iracema - fortaleza /data: 20 à 23 de junho/manequim: 36/38 - a cliente irá levar o vestido (usar um scarpin preto proprio - cachê: r$ 120,00 dia (depositado em dinheiro no ultimo dia do evento) enviar email: expertiseespecialidades@live.com tema: sban/fortaleza.
Depois, uma resposta da agência a uma nutricionista indignada: Não entendi sua indignação! Temos o uniforme que foi utilizado aqui em SP na Apas e não vamos muda-lo só pq vc não se encaixa no manequim, provavelmente, ou não teria enviado este email absurdo! Ja temos 4 opções de nutricionistas, lindas, manequim 38, que se encaixam perfeitamente no perfil. Se não é o seu caso, simplesmente não fique preocupada! E para seu conhecimento divulgamos tb em comunidades de eventos e recepcionistas acostumadas com estas exigencias, Tivemos muitasssssss opções de estudantes em nutrição que estão cursando algum semestre. Quem paga é o cliente, quem da uniforme, exige este perfil, etc. Obrigada pela dica e preocupação. Att.
E, agora, a carta do centro acadêmico que será panfletada durante o congresso em Fortaleza: http://caemilioribas.files.wordpress.com/2009/09/carta_sban_final1.pdf
Nossa, eh triste isso. Ja nao bastasse o mundo infernizando as mulheres/meninas com padroes irreais de corpo/beleza.
ResponderExcluirTbem sou da area, estou fazendo mestrado em nutricao no momento e jamais pensei encontrar algo do tipo vindo de instituicoes relacionadas a nutricao.
Puxa, nem sei o q falar... somente q eh triste essa realidade q preza um determinado manequim a frente de outras caracteristicas em uma pessoa.
Ana
Estou estarrecida com a resposta!!!!!
ResponderExcluirEssas coisas devem ser muito divulgadas, muito. Uma vez fui atendida por uma frentista de maiô, era esse o uniforme, escrevi uma carta no Globo, e dez anos depois uma lei proibiu esse tipo de traje pra frentistas. Vou copiar, ok? e divulgar o máximo!
Estou sem palavras, deu fome rsrs meu manequim é 38/40, vou ali dar uma engordadinha.
ResponderExcluirNossa Neide!! cada vez eu acho que estamos à ré! Me impressiono com tanta divulgação de tantos preceitos e tantos conceitos a gente se depara com um anúncio esdrúxulo desses!!
ResponderExcluirMas adorei que isso teve uma "bronca"
Beijos Fessôra!
Ana, pois é, é uma decepção, não?
ResponderExcluirÂngela, obrigada por divulgar. Poxa, uma frentista de maiô?
Márcia, a julgar pelo anúncio, conserve-se assim que sempre terá emprego.
David, anda sumido. Estava com saudade desse seu "fessora!"
Um abraço, N
Um absurdo intolerável, Neide.
ResponderExcluirEsta história é inacreditável Neide. Em pleno século XXI vendo situações como estas. Nossa! Força. Beijo
ResponderExcluirNossa, fiquei passada com tudo isso. A comecar com o anuncio e terminar com aquela resposta de zero profissionalismo! Tanto o empregador quanto a agencia deveriam aprender a ter mais classe. Ao inves de se preocuparem com o modelo/manequim da nutricionista deveriam fazer um curso de educacao e etica!
ResponderExcluirBom Dia Neide
ResponderExcluirQue tristeza ler umas estórias dessas.
Quer dizer que , de nada vale anos de estudo .
Muita tristeza mesmo.
Beijos
Neide, o engraçado é que eles se preocuparam em não mudar o uniforme, mas não se preocuparam em respeitar as pessoas...Mediocridade total!
ResponderExcluirAgora escolher nutricionista é como escolher modelo para o salão do automóvel??
ResponderExcluirNão sei o que é pior o anúncio ou a resposta mal-educada....
Que orgulho desses estudantes! São estudantes assim que precisamos formar para esse pais progredir!
ResponderExcluirUltrajante. Não existe outra palavra. Abraços
ResponderExcluirA sensação é que estamos perdendo o jogo.
ResponderExcluirCompreendo a lógica deles! Para que trocar os uniformes... contrata-se magérrimas! Vide: Irmae de cinderela: o sapato não serve, logo corta-se os dedos!
Parabéns aos estudantes!
Triste e nutricionista obesa...
ResponderExcluirRidícula sua colocação!!!
Excluir