Soube pela primeira vez que se come flor de babosa com a mexicana Carmen, que tem um blog que adoro e onde aprendo um bocado sobre ingredientes mexicanos: saboreartentusiasma.blogspot.com. Depois, também vi as flores num catálogo editado pelo Slow Food sobre recursos alimentares do estado de Puebla. Aqui também é citada a flor de sábila, como ela conhecida no México. Aliás, Carmen achou engraçado o nome que damos à planta: "Qué chistoso nombre tiene. Acá le decimos babosa a una mujer muy tonta y descuidada que le suceden cosas estúpidas."
É verdade que mesmo no México, e tenho certeza que por aqui também, nem todos sabem sequer que a Aloe vera, a suculenta nativa da África, dá flores. Quanto mais que estas flores são comestíveis. Mas desde que fiquei sabendo, fiquei a espera de alguma babosa florida. A da minha vizinha está laranja de flores e a planta fica na calçada, mas fiquei sem jeito de pedir. E também só percebi antes de viajar pra Fartura.
Basta tirar as flores do pendão. Elas saem fácil e podem ser usadas inteiras |
Chegando lá, ou melhor, saindo de de Fartura, quando já estávamos na choradeira da despedida, Marcos com o carro ligado, voltei para pegar algo dentro da casa da minha mãe e passei pelo jardim todo florido. No canto, vi muitos cachos de babosa, com flores delicadas e coloridas como pedacinhos de cenoura espetados num bastão. Quebrei alguns e coloquei no porta-malas, embrulhados em jornal. Chegaram bem aqui, só um pouco murchas, mas remoçaram assim que lhes dei água. Sabe aquele melzinho de flor de salvas vermelhas que a gente chupa quando criança? Pois todas as florzinhas de babosa têm, com a vantagem de serem crocantes e suculentas. Em nada lembram o amargor do sumo de babosa, mas imagino que tenham algumas propriedades medicinais coincidentes. E na babosa são muitas - acho que todo cozinheiro deveria ter um pezinho por perto, para curar eventuais queimaduras.
Para a quiche, usei aquela receita que já dei aqui, apenas substituindo o caruru por flores - uma xícara, mais ou menos, que refoguei na manteiga. Usei queijo colonial meio duro, ralado. O resto foi igual. Outra quiche parecida, só que com cogumelos, está aqui. É só substituir uma coisa pela outra.
Para o arroz, apenas refoguei as flores com a cebola e fiz um arroz mole, tipo arroz malandrinho, como este aqui. Mais ou menos 1 xícara de flores de babosa para 1 xícara de arroz. Usei para temperar umas folhinhas de cipó-alho e de mentruz (erva-de-santa-maria, epazote) para dar um quê de México.
As flores crocantes vão bem também nas saladas de folhas verdes (ou amarelas, vermelhas, roxas..).
Que legal Neide! Adoro quando divide suas novas descobertas com a gente! Também quero provar...
ResponderExcluirbjs
Nossa que incrível ...já uso o gel da babosa a 2 anos pra tomar em sucos mas nunca havia ouvido falar de flores... obrigada por compartilhar...
ExcluirOs pratos ficaram lindos e apetitosos, porém não consigo imaginar que sabor tem! É novidade para mim! bjs
ResponderExcluirJá comi vários pratos com hemerocallis, provei pétalas de rosa em salada.
ResponderExcluirTenho visto a babosa florida nas minhas andanças pelo bairro. Não sabia que eram comestíveis.
Bjs.
As minhas sáo amarelas!! servem (estou temporariamente sem ponto de interrogacao, til e cedilha)
ResponderExcluirQue lindo!
ResponderExcluirAh, mas que boa novidade esta!
ResponderExcluirSó me falta ter a planta...
E Neide, eu estou aqui sim, quer dizer, estamos todos, menos os papagaios que ficaram la na Italia.
Igual na música de Sérgio Endrigo, "Arca de Noé": partimos eu, ele, a cachorra e a gata.rss rss
E, agora, tenho interfone funcionando, ok?
Muitas vzs estou em casa.
Bjs!
Neide que coisa fantástica! Nuncio pensei. Conhecia suas propriedades curativas de queimadura, e por aqui se bebe sucks com babosa. Amo, absolutamente amo esters descobertas de um mundo tão rico.obrigada pela partilha. Como sempre.
ResponderExcluirTudo isso é novidade para mim, será que ainda vou conseguir experimentar essas tantas coisas diferentes que vc faz?
ResponderExcluirBeijos
¡Qué maravilla de color tienen esas flores de babosas! JAJA, no puedo concebir ese nombre sin reir o ya de plano pensar en los tlaconetes que salen en el jardín. También les decimos babosas a esos caracoles de tierra sin carapacho. Tlaconete es una palabra nahuatl, su etimología es de tlalli, tierra, y cónetl, hijo, niño; es decir hijo de la tierra.
ResponderExcluirBueno, eso para que sepas lo que son las babosas para los mexicanos.
Me han encantado tus recetas para preparar las flores. Un abrazo fraterno
boa dica! acho que as flores são de aloe arborescens, pois as da babosa (aloe vera) são amarelas.
ResponderExcluirTem das duas cores, pesquisa no Google para ver.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Aloe vera ferox também apresenta flores com essa coloração.
ResponderExcluirSeu blog é ótimo muito obrigado por tudo.
Fizemos uma salada de rucula com flores de babora, aqui no sitio, uma espetaculo de sabores.
ResponderExcluirClaudinha e Lima
Encontrei as flores da babosa e provei crua, mas... não gostei... Gosto não se discute, não é mesmo?
ResponderExcluirAgora, se tivesse numa ilha deserta, como aquela descrição que você fez muito bem e falava do pincel de estudante, por exemplo, claro que eu comeria a flor da babosa se a encontrasse...rs!
Boa semana aí em Belém!
Bjs.
Neide
ResponderExcluirSerá que as flores de todos os Aloe são comestíveis? Aqui vêem-se muito os Aloem arborescens. E os A. vera até hoje não sei ao certo quais são, porque já encontrei respostas diferentes de acordo com a fonte consultada... De flores amarelas, laranjas... Mas com folhas listradinhas, isso sim. Fiquei com vontade de provar. Beijos!
Minha babosa esta com um broto , ela vai florir, estou maravilhada por ela florir, e agora descubro que posso ainda comer suas flores,que maravilha!!
ResponderExcluirJá como a polpa congelada. Gostaria de saber se posso comer as flores amarelas do pêndulo...
ResponderExcluirTambém queria saber, as minhas 4 estão floridas....
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNunca imaginei que babosa dava flor ainda mais que elas são comestíveis, na casa da minha sogra tem um pé de babosa e ela estava florida que nem as da foto, então resolvi experimentar para saber o sabor que ela tinha. Ela tem a textura da cebolinha mais com o sabor do alface. Acredito que numa salada ficará ótimo.
ResponderExcluirFiz um arroz com as flores da Aloe Arborescens e ora pro nobis. Ficou lindo e delicioso.
ResponderExcluirPassa a receita
ExcluirOlá Neide! Tem muito pouca publicação sobre uso da babosa na culinária. Sei que no Japão eles comem como mistura, mas não achei a receita. Adorei saber que podemos comer as flores! Posta mais!Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirOlá. Nao sabia que a babosa dava flor, muito menos que comia. Descobrir a flor no pe da babosa ontem. Aguardando o desabrochar. Gostei da dica.
ResponderExcluirEu tenho os dois tipos de aloe verá, de flor amarela e vermelha. Tenho tbm Ora-pro-nobis... Vou experimentar algumas receitas. Bjs
ResponderExcluirAs flores fritas em óleo de coco com alho..... Uauuu !!! E divinal!! (Camarão vegan)
ResponderExcluirA minha babosa esta com pendao pra,dar flores. Eu nao sabia,que elas davam flor. Vou deixar os beija flores,aproveitar.
ResponderExcluirEu costumo beber chá e faço com um punhado das flores para 1 litro de água, bebo no decorrer do dia. Não jogo as flores fora, eu como também. Ao final sempre fica um gostinho do melzinho na boca (mel das flores). O beija flor se alimenta desse mel. Gratidão!
ResponderExcluirObrigada pelas informações!Bjo
ResponderExcluirTenho babosas em casa elas tem as flores, elas são adocicadas e levemente uma delícia
ResponderExcluirCultivo a babosa mais pelas flores... Os beija-flores amam suas flores e eu amo ver essas aves lindas no meu jardim. Não sabia que podia come-las mas me aperta o coração tirar o alimento das preciosidades que me visitam. Uma dessas avezinhas ja ganhou até um apelidinho fofo (TOCO) de nossa familia... Nãooo... Não consigo... Na minha casa, esse banquete é deles...
ResponderExcluirJu, também amo admirar os beija-flores que se alimentam das flores da babosa. O formato delas é próprio para o longo biquinho deles. Uma delicadeza sem preço a visão que proporcionam! Aqui o alimento também é para eles! As cambacicas também buscam o seu néctar. Amo e jamais retiro as flores.
Excluir