terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cerimônia do Chá n´A Loja do Chá

Na semana passada a Carla Carla Saueressig, d´A Loja do Chá, me convidou para participar de uma Cerimônia do Chá preparada por mulheres do Centro de Chadô Urasenke do Brasil. Na cultura japonesa, o Chadô ou caminho do chá é um dos muitos caminhos de expressão artística, assim como o Gadô, caminho da pintura; o Haikaidô, caminho do haikai; Tôgeidô, caminho da cerâmica e outros tantos dô - o sufixo significa caminho para o aprimoramento espiritual. Durante a cerimônia todos os elementos que compõe o ambiente têm um significado e padrões bem definidos, do jardim japonês ou Roji ao tamanho da tigelinha de cerâmica. Todo o gestual também é marcado pelo esmero, delicadeza e perfeição dos movimentos. São quatro os fatores que compõe a momento: o social, o cerimonial, o asséptico (higienização) e o artístico. Mas estão presentes seis elementes: de natureza religiosa, natureza filosófica, ética, artística, acética e social. Precisa tempo para entender e apreciar. Para quem quiser se aperfeiçoar nestes ensinamentos, o Centrô de Chadô oferece cursos.

Na medida do possível gravei alguns passos para dividir com você, especialmente se nunca participou de uma cerimônia como esta (quem se sentou comigo, a Rose Benedetti, não sabia que eu estava filmando, por isto aparece sua fala em vários momentos). Fica como registro.

E faço, no segundo vídeo, um passeio para mostrar a quem ainda não conhece A Loja do Chá, que fica num cantinho charmoso do Shopping Iguatemi. Lá você vai encontrar vários tipos de chá a granel, da marca alemã Tee Gschwndner, orgânico, em sabores para todos os gostos. E ainda xícaras e chaleiras de louça, vidro, cerâmica, além de vários apetrechos para o serviço de chá.
A Loja é ainda um um bom lugar para comprar presentes além de passar momentos agradáveis tomando chá quente ou gelado, preto, claro ou colorido, comendo bolinhos e outras gostosuras. Algumas inventadas e perpetradas pela própria Carla, que você pode conhecer no segundo vídeo, mostrando as peças do meu amigo Rui Gassen, vendidos em sua loja. Aliás, o trabalho dele já está virando raridade, já que no ano que vem a família ceramista vai se mudar para Barcelona. Se quiser saber o que já falei dele por aqui, é só ir na caixa de busca aí em cima. É muito assunto. Sorte que o Come-se tem um monte de peças Rui Gassen na coleção.

2 comentários:

  1. Nossa, essa loja é uma delícia! E li, faz um tempo, sobre a cerimônia do chá e vc me relembrou de tudo. É impressionante, não é mesmo? Tudo tem o seu "pq", um significado, cada gesto que carrega milhares de anos de tradição! Realmente lindo!

    ResponderExcluir
  2. OI, vim visitar seu blog ... Achei o maximo, muitas dicas legais...

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide