sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pão de juçara

Como já disse, aproveitei o tema frutas na visita ao Sítio do Bello com os estudantes da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche para levar o pão com juçara. Apenas usei a polpa no lugar de parte da água que usaria numa receita de pão branco comum, aquele que sempre faço com variações.
Aproveitei a polpa do Vale do Ribeira que havia sobrado daquelas receitas que desenvolvi há algum tempo (veja aqui frango com juçara, carne de panela e creme com banana). Naquela ocasião nem pensei em pão, mas agora o uso me pareceu tão óbvio. O pigmento antocianina dá uma cor incrível ao pão e o mesmo vale para o açaí. No próximo, juntarei azeitonas pretas pois sei que vai combinar. E vou usar azeite no lugar da manteiga. Se quiser, faça com açaí ou juçara antes de mim e me diga se não dá certo.
Pão com polpa de juçara
1 envelope ou 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 xícaras de água morna (720 ml)
3 colheres (sopa) de açúcar
Mais ou menos 1,2 kg de farinha de trigo (ou até dar o ponto)
1 xícara de polpa de juçara (se não encontrar, use de açaí)
1 colher (sopa) de sal
1 ovo
1/2 xícara ou 100 g de manteiga sem sal em ponto de pomada
Farinha de trigo para polvilhar
Numa bacia, coloque o fermento e um pouquinho de água para diluir. Quando o fermento estiver derretido, junte a água restante e o açúcar. Mexa bem e junte um pouco de farinha, suficiente para formar um mingau grosso. Espere uns 15 minutos ou até que forme bolhas. Junte, então, o sal, a polpa. Acrescente o ovo e, os poucos, vá colocando a farinha de trigo restante e mexendo até que possa passar a massa para uma bancada enfarinhada e sovar com as mãos. Continue adicionando farinha de trigo aos poucos, até conseguir uma massa uniforme, elástica, que se solte das mãos. Junte a manteiga em pedacinhos e sove até homogeneizar. Se precisar, só mais um pouco de farinha. Cubra a massa com plástico e deixe levedar, até dobrar de volume. Divida a massa em quatro, modele o pães, umedeça-os com água e polvilhe farinha de trigo com uma peneirinha. Coloque os pães em assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha, cubra com o pano e espere crescer novamente. Antes de assar, faça cortes no pão e leve ao forno pré-aquecido, bem quente (cerca de 280 graus). Deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo (cerca de 180 graus) e deixe assar por mais 50 minutos ou até dourar.
Rende: 4 pães
Nota: as medidas usadas são as padronizadas para cozinha, sempre rasadas: 1 xícara de 240 ml; 1 colher (sopa) de 15 ml
Se quiser, divida a massa em porções de 40 gramas e faça pãezinhos

4 comentários:

  1. Neide,
    como é polpa de juçara? É só o palmito desmanchado?
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, a juçara é nosso açaí da mata atlântica. Estou falando dos frutos. Veja aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2010/05/polpa-de-jucara-no-vale-do-ribeira.html

    beijos, N

    ResponderExcluir
  3. Você é rápida, hein? Eu já ia comentar de novo dizendo que descobri, no Come-se mesmo, e que devia ter pesquisado antes de perguntar. É esse mesmo o post que acabei de ler. E devo confessar que não sabia que existia fazer "açaí de juçara". Colho sementes de juçara, planto juçara, vendo juçara, mas não sabia da polpa dos frutos.
    Obrigada!
    (mas o pão vai ser de açaí, porque onde vou achar isso pra comprar???)
    Beijo,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. No próximo, juntarei azeitonas pretas pois sei que vai combinar. E vou usar azeite no lugar da manteiga. Se quiser, faça com açaí ou ver Fuga de Pretoria online juçara antes de mim e me diga se não dá certo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide