Paçoquinha da marca Chão Caipira, à venda no Mercado de Paraibuna
Você pensa que o assunto Paraibuna terminou, né? Mas não, afinal o cardápio dos últimos foi influenciado diretamente pelos ingredientes que trouxe de lá. O que é natural, ora, ora.
Nem o piquenique de ontem escapou. Aliás, temos agora um blog só para isto, colecionando as receitas que vão aparecendo nos encontros. É o "Piquenique Perto de Casa" e, além da receita de banana com paçoca que mostro aqui, você vai encontrar muitas outras por lá.
Eu já tinha pensado nesta combinação, banana com paçoca, quando fiz as bananas ao forno com paçoça e melado de caju. Mas a ideia de comer com a fruta crua veio da Zel, que me contou que em Caraguatatuba, onde sua avó morava, é costume comer a banana fresquinha empanando-a, a cada mordida, na paçoca de amendoim. É de morrer do coração!, me disse ela por email. Respondi que seria um dos pratos que levaria para o piquenique. E levei. Cortei as bananas em rodelas, passei em suco de limão para não ter chance nenhuma de oxidar e empanei na paçoca que trouxe de Paraibuna. Adultos gostaram muito, mas as crianças adoraram e acabaram com ela rapidinho.
Em Paraibuna há paçoca de amendoim pra comprar em qualquer mercearia ou no Mercado Municipal. Mas se quiser fazer a sua, triture ou pile juntos 100 g de amendoim torrado e sem pele com 100 g de açúcar, 50 g de farinha de milho e 50 g de farinha de mandioca (ou use só 100 g de farinha de milho). Deve ficar uma mistura bem fina.
ai, Neide, nao tortura, por favor!
ResponderExcluiradoro paçoca, mas ainda nao consegui fazer em casa, mesmo seguindo esta sua receita. preciso descobrir o porque urgentemente!
Márcia,
ResponderExcluirtente triturar o amendoim enquanto ainda está quente. Agora, pra ficar bem fininha como a que se vende por lá, acho que só mesmo se socar num pilão.
Um abraço, N
Ah, Neide, você tem mesmo que vir a Guaratinguetá, aqui é a capital da paçoca. A de amendoim, sempre com banana, claro!
ResponderExcluirUma das figuras conhecidas daqui é o Agostinho Doceiro, ou Agostinho da Paçoca:
http://www.youtube.com/watch?v=JrngnsqMhCw
Beijo!
Nina, a vontade anda crescendo.. Eu conheço o Seu Agostinho da Paçoca, uma sumidade no assunto. Obrigada pelo vídeo. Um abraço, N
ResponderExcluirOie Neide!!
ResponderExcluirFiquei encantada em conhecer um espaço tão fofo e criativo como este.
Hummmm estas bananas com paçoca me deram água na boca...rsrsrs.
Quando puder apareça pra uma visitinha!
Bjs
Regiane
morri afogada de água na boca :)
ResponderExcluirAi que delícia seu blog! Parabéns!
ResponderExcluirAgora esse post, quase me mata de saudade da infância! Na minha casa, quando meu avô fazia paçoca era um acontecimento. Primeiro torrar o amendoim - de olho no forno pra não perder o ponto! Depois, descascar - nessa tarefa todo mundo tinha q ajudar, e as casquinhas iam para as plantas. Depois, misturávamos o açúcar e as farinhas e meu avô moía tudo numa máquina antiga dessas de moer carne, de manivela. Ficava sensacional, tinha uma consistência que nunca vi em nenhuma paçoquinha à venda no comércio. Pra mim, a graça não é ficar seca, como farinha. Ela fica um pouco úmida ainda, a máquina faz a mistura ficar perfeita. E pra finalizar, comer com banana - e o melhor - tem que ser com banana maçã, fica especial!
Pat, obrigada pela receita e pela dica da banana!
ResponderExcluirbeijos, N
Interpages
ResponderExcluirGuest Blogger
Guest Blogging Site
Guest Posting Site
Guest Blogging Website