quarta-feira, 28 de abril de 2010

Granulado de pinhões com castanha-do-pará e cebola dourada


Conforme disse no post de ontem, teríamos pinhão também no jantar. Havia sobrado cerca de 2 xícaras das sementes cozidas e descascadas. Teria que ser algo rápido e não consegui pensar nada além de uma cebola picada e bem dourada, quase queimando, naquele ponto em que ela fica muito adocicada sem no entanto amargar.
Não vou chamar de farofa, que pressupõe sempre alguma farinha e/ou alguma crocância. Não é o caso. Então, fica mesmo como granulado de pinhões. No final, provei e o adocicado do pinhão e das cebolas pedia uma especiaria para equilibrar. Raspinhas de limão rosa foi o que ocorreu e combinou muito. Pedia também uma crocância aqui e ali e juntei 5 castanhas-do-pará picadas do mesmo tamanho do pinhão triturado. Se tivesse, teria botado ainda umas uvas passas pretas, mas bem picadinhas. Para comer com carne assada seria o ideal. Não foi, porém, o que aconteceu aqui no jantar de ontem, com sobras do almoço e orelhas-de-padre do quintal.

Simples assim: dourar as cebolas na manteiga e juntar os pinhões triturados
Granulado de pinhões com castanhas-do-pará e cebola dourada
2 xícaras de pinhões cozidos e pelados
2 colheres (sopa) de manteiga
Meia cebola grande picada em quadradinhos
5 castanhas-do-pará (do Brasil, da Amazônia, como queiram)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de raspas de limão rosa (ou de outro que tiver)
Triture os pinhões no processador (ou faça-o com a faca até reduzir em pedacinhos do tamanho de grãos de lentilha). Numa frigideira coloque a manteiga e a cebola e deixe dourar até quase queimar. Junte o pinhão, as castanhas e o sal e misture bem só até ficar tudo impregnado e bem quente. Desligue o fogo e junte as raspinhas de limão. Misture e sirva quente.
Rende: cerca de 1,5 xícara

3 comentários:

  1. Adoro pinhões! Esta receita deve ficar divina heim! Adorei!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Neide, por favor preciso muito entrar em contato com a Cenia do Slaow Food, voce sabe como cantactá-la
    abraço
    lucia

    ResponderExcluir
  3. Lucia, escreva para o meu email que eu lhe passo o contato dela. Um abraço, N

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide