De vez em quando encontro destes frutos na feira de orgânicos do Parque da Água Branca. No último sábado, não resisti e trouxe um pouco sem saber ainda o que fazer. Acabei recheando alguns poucos com aquele recheio aumentado dos pimentões e cambuci. E o restante fiz refogado à moda de moqueca. Meio maxixe, meio pepino, o legume, batizado de Cyclanthera pedata (L) Schrad, é parente destes e de tantos outros frutos que conhecemos, da família das Cucurbitáceas - nigauris, cruás, abóboras, chuchus, melões, melancias, caxis e tantos outros. Como seus parentes, a planta é uma trepadeira originária da região centro-americana e pode ser encontrada, de forma subespontânea, tanto no Brasil como no México, Bolívia, Argentina, Colômbia, Chile e Peru. Alías, um de seus nomes é maxixe-peruano, já que naquele país há cultivo comercial mais intenso do legume (por aqui, parece se concentrar nas mãos de pequenos produtores que vendem apenas localmente, como é o caso do produtor da feira - sempre compro do mesmo).
Maxixe-do-reino recheado: usei aquele recheio aumentado. Mas poderia ter feito um parecido com o dos pimentõezinhos. Ou ainda com carne de porco, como mostro lá embaixo. Quando faço recheio para legumes, prefiro pegar pedaços de carne: acém, no caso da bovina, e pernil, no caso da suína, e picar com a faca. Acho que a textura fica mais agradável. Cortei os legumes ao meio e tirei as sementes. Recheei as barquinhas, polvilhei a superfície com queijo ralado e levei ao forno médio por uns trinta minutos. Como aperitivo, com uma cerveja e nhac!
Recebe ainda outros nomes Brasil afora, como boga-boga, cayo, taiuá-de-comer, maxixe-do-reino, maxixe-do norte, chuchu-de-vento, chuchu-paulista, chuchu-do-reino, pepino-de-comer, pepino-do-ar etc. Tanto o fruto quanto seus brotos podem ser consumidos como alimento. Eliana, que trabalha comigo, diz que na terra dela, no sertão da Bahia, costumam comer com carne, mas os frutos mais novinhos, quando não há necessidade de se tirar as sementes.
Tem textura meio fofa conforme amadurece, por isto é bom comprar quando estão bem verdinhos e crocantes. O sabor é uma mistura de maxixe, aspargo e pepino. Aliás, acho que lembra mais pepino. Então, tudo o que você faz com pepino, pode ser feito com ele. E refogado, como maxixe, também fica muito gostoso para comer de mistura. Como seus pares, é pobre em carboidratos, gorduras e, consequentemente, calorias, o que pode ser bom pra muita gente.
Como fiz:
Maxixe-do-reino recheado: usei aquele recheio aumentado. Mas poderia ter feito um parecido com o dos pimentõezinhos. Ou ainda com carne de porco, como mostro lá embaixo. Quando faço recheio para legumes, prefiro pegar pedaços de carne: acém, no caso da bovina, e pernil, no caso da suína, e picar com a faca. Acho que a textura fica mais agradável. Cortei os legumes ao meio e tirei as sementes. Recheei as barquinhas, polvilhei a superfície com queijo ralado e levei ao forno médio por uns trinta minutos. Como aperitivo, com uma cerveja e nhac!
Maxixe-do-reino cozido com molho
2 colheres (sopa) de bacon finamente picado
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho socados
1 cebola média picada
1 xícara de pimentões coloridos cortados em cubinhos
1 tomate grande picado em cubinhos
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 pimenta dedo-de-moça com sementes, picada
1 colher (chá) de colorau
500 g de maxixe-do-reino cortado ao meio, sem sementes
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água quente
1/2 xícara de cebolinha picada
Numa panela coloque o bacon, o azeite e o alho. Leve ao fogo e deixe dourar. Coloque a cebola, mexa e espere murchar. Junte o pimentão, o tamate, o coentro, a pimenta, o colorau, o maxixe e o sal. Despeje a água, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que o legume esteja macio. Prove o tempero e corrija, se necessário. Junte a cebolinha, desligue e o fogo e sirva.
Rende: de 4 a 6 porções
Estes outros tipos de mini pimentões, recheei com carne de porco, pimenta, cebola, alho e ervas frescas. Coloquei o recheio cru, cobri com algum queijo que já não me lembro qual (Samsoe, talvez) e assei até que ficassem assim. Só guardei a foto.
Olá tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de saber se há alguma empresa de sementes que comercializa esta variedade?
Atenciosamente,
Clóvis.
Pesquisei no Mercado Livre como sementes de Maxixe Peruano encontrei mais de um fornecedor para estas sementes, veja a reputação do vendedor e boa compra...
ExcluirClovis, bom dia!
ExcluirTemos sementes para venda. Ainda tem interesse? Produção orgânica.
Entre em contato conosco.
11 985546523
@cestanatural
Tenho interesse nas sementes como faço para adquirir sou de cotia sp !!
ExcluirTambém comprei sem conhecer, e pretendo fazer recheado como vc, gostei da ideia, obrigada.
ResponderExcluirConheço desde criança e costumo plantar na minha horta para consumo próprio. Aqui na nossa região chamamos de chuchu-bucha. Gosto muito.
ResponderExcluirAqui na minha região este alimento é conhecido como maxixe ar, é muito saboroso e rico em vitaminas. Produz em grande quantidade em nosso clima, porém não é comercializado devido ser um lugar pequeno. Aqui os vizinhos distribuem entre sí esta hortaliça.
ResponderExcluirAparecida Barroso. Leste de Minas Gerais.
Vamos fazer uma troca em outras sementes
ExcluirAqui na minha região Bahia, Ilhéus, conheço como maxixe de gringo kkkkkk
ExcluirOi amei conhecer esse legume,Neide você sempre a me surpreender,fico pensando qual será a próxima coisa de comer que vou conhecer que nunca vi ou nunca imaginei.
ResponderExcluirPor favor se alguém tiver sementes pra me doar agradeço.Beijos
ola preciso dessas semente quem tem para doar ou vender
ResponderExcluirmeu email e basilio.dhy@hotmail.com ou no facebook e o mesmo do email
Tente fazer recheado. É só corta a tampa encher com o recheio de sua preferencia e coloque no forno for some minutes. Enjoy.
ResponderExcluirGosto muito de comer recheado. Hoje mesmo teve no almoço. Mas é bom também assado, cortado e refogado, etc. Aqui em Ipiaú, na Bahia conheço como Fofó ("fó-fó").
ResponderExcluirApesar de eu sempre comprar, não é comum as pessoas conhecerem. Você acha apenas nos mesmos feirantes de sempre.
Só completando o comentário que fiz acima, aqui em Ipiaú comprei no último sábado 5 fofós por R$1,00. As vezes compro 6 pelo mesmo valor.
ExcluirPercebe-se que praticamente não tem valor comercial pelo menos aqui.
Parabéns Neide por esta matéria gostei muito pois encontrava destes Maxixes, quando morei em Rio Grande da Serra, Ouro Fino... de um produtor que cultivava no terreno sob alinha de transmissão, nem sabia o nome correto por ser pouco comum apenas a aparência, agora posso ter a possibilidade de encontrar tal iguaria...
ResponderExcluirBoa tarde. Tenho sementes do maxixe do reino no caso de alguém se interessar. Estou na região de Cotia-SP. Plantei e ele deu super bem. Utilizei adubo orgânico somente.
ResponderExcluirOlá tudo bem você deseja troca por outras sementes como melão croa entre outras sementes fico a sua disposição
ExcluirComprei pela primeira vez ontem como pepino e amei, guardei a semente pra plantar
ResponderExcluirEu amo demais esse maxixe. Aqui tem o nome de maxixe fofo. Eu faço recheado com carne moída na panela mesmo. Tipo faço um molho e coloco ele pra cozinhar. Com arroz branco e uma saladinha é perfeito.
ResponderExcluir