quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Arroz com feijão e cúrcuma

Ainda estou usando aqueles feijões que
comprei em Lisboa, provavelmente de origem indiana. Este é um tipo de azuki, porém, mais quadradinho e com coloração menos avermelhada e mais terrosa. Lembra até um tipo de feijão de corda, inclusive no sabor.
E, aproveitando o gancho de feijão com arroz e temperos indianos do post anterior, adaptei uma receita do livrinho da Folha (Cozinha País a País - Índia) para usar o feijão estrangeiro e o arroz integral que trouxe de Carlópolis. Diferente da receita de arroz com assafétida e folhas de curry, aqui usei apenas temperos indianos também comuns na nossa cultura.
Aproveitei que tinha o feijão o e arroz integral já cozidos e foi só incrementar na hora de reaquecê-los. Como aquela
gororoba que publiquei há alguns dias, porém, com jeito mais festivo. E, claro, se não tiver feijão azuki deste tipo, use feijão fradinho ou feijão-de-corda comum, que também vai ficar bom.

Arroz com feijão e especiarias
2 dentes de alho picados
1 fatia fina de gengibre
1 raiz de coentro descascada
1 pimenta dedo-de-moça madura, picada com semente
1/2 colher (chá) de grãos de coentro
1/2 colher (chá) de grãos de cominho
1/2 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino preta
1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
1 colher (sopa) de folhas de coentro picadas
100 ml de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 tomate sem pele picado
1 xícara de abobrinha em cubinhos
3 xícaras de arroz integral cozido (ou arroz branco, se quiser)
1 xícara e 1/4 de feijão azuki ou de corda já cozido *
Sal a gosto
Num pilão, soque bem o alho, o gengibre, a raiz de coentro e a pimenta. Junte os temperos em grãos já triturados. Soque mais, juntando uma pitada de sal e a cúrcuma. Adicione o iogurte e as folhas de coentro e bata bem com um mixer. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga e doure as cebolas. Junte o tomate e a abobrinha, tempere com uma pitada de sal e cubra com 1/4 de xícara de água. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até que seque o líquido. Acrescente o molho de iogurte e espere ferver. Junte o arroz e o feijão e misture com delicadeza. Quando toda a mistura estiver bem aquecida, desligue o fogo e sirva.
Rende: 4 a 6 porções
* Deixei de molho por 6 horas 1 xícara do feijão. Joguei fora a água, cobri com 1 litro de água limpa e cozinhei sem pressão com uma pitada de sal por 1 hora e 20 minutos - quando os grãos já estavam macios e a água havia secado. Usei esta quantidade indicada na receita e ainda sobrou um tanto que guardei para outro prato.

2 comentários:

  1. Dona Neidoca,
    Que boa receita!Fiz hoje, pois só estes dias é que vi este post que me escapuliu na época e entre as vários outros sobre cúrcuma.
    Vou experimentar usar a folha de cúrcuma no prato de abobrinha fianliznando-o com manteiga de camarão e ciboulete.

    ResponderExcluir
  2. Neide, posso fazer broto com este tipo de feijão?

    Gilda Cristina

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide