quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mercado da Ribeira, em Lisboa. Hortaliças e feijões


Temperos, frutas tropicais e as tradicionais de clima temperado (ameixas, pêssegos, maçãs) estão todas lá no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Além dos temperos tradicionais, das pimentinhas piri-piri como nossas malaguetas, do louro, coentros, manjericões. E couves vistosas. Mas o que me chamou mais a atenção, foram as abóboras, de variadas cores, formas e texturas. Alguns exemplos:
Solanáceas: piri-piri fresca e seca (separadas da malagueta na maternidade) e lindos tomates.
Família das Crucíferas: rábano (por aqui, chamaria de rabanete comprido), grelos - aqueles famosos para o arroz, couve portuguesa e couve lombarda, que chamaríamos de repolho rugoso.
Não ficaríamos em Lisboa sem o bobó, vaca atolada, purês tropicais. Pois o inhame (taro) e mandioca são vendidos na loja de um costariquenho (numa das placas, veja a foto, aparece o nome munduca - será uma corruptela de mandioca ou foi erro do dono da loja?)

Cucurbitáceas presentes: muitas abóboras - devem receber nomes específicos que não descobri, e gila.
Os feijões não são o forte do Mercado, mas encontrei o branco apatalado, o encarnado, o catarino e o fradinho.

2 comentários:

  1. A gila acaba de entrar para o rol das sementes disponíveis em "Sementes Tabutins", que fiquei conhecendo aqui no "Come-se".
    http://www.tabutinssementes.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide