Aqui entre os trópicos, lá para o mês de outubro ou novembro, esteja onde estiver um rizoma de açafrão - numa gaveta já apontado e usado como um lapis improvisado de anotação; dentro da cesta de frutas na cozinha, na geladeira dentro do plástico ou debaixo da terra, que é onde ele já deveria estar -, ele vai brotar. Aqui em casa, em Fartura ou no clube da prefeitura, aqui perto, eles despontam todos ao mesmo tempo. Logo depois, as folhas sabendo a manga verde já podem ser usadas como embrulho para peixe ou como tempero (é só amarrar e jogar dentro de um panela de sopa ou curry, por exemplo). No começo do ano, entre fevereiro e março, desabrocham as lindas flores brancas que duram vários dias. Pouco depois, quando abril já vem anunciando um vento frio, as folhas começam a perder a graça e o viço, para ficarem amareladas entre maio e junho. É hora de pegar na enxada. Foi o que fizemos, minha amiga Inês Correa e eu, neste fim de semana em Fartura. Um pedaço já serviu para colorir o arroz de frango caipira da dona Orga, digo Olga.
Junho: foi pra panela. Com frango e arroz Um pouco sobre a cúrcuma
Muita gente confunde cúrcuma com o açafrão, a especiaria rara que colore e dá sabor à paella. A cúrcuma também confere sabor e dá cor, só que com personalidade muito própria. Aliás, muita paella por aí recebe um reforcinho extra deste corante (quando não de amarelo tartrazina), já que é infinitamente mais barato. Mas, pela similaridade de atitude, pode ser chamada de açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, embora haja um abismo de diferenças entre este tubérculo e os estigmas da flor de açafrão, caríssimos. Por aqui recebe ainda outros nomes: gengibre-dourado, açafrão-do-amazonas ou açafrão-de-raiz. Por sinal, os nomes revelam muito de sua natureza colorífica, afinal açafrão vem do árabe Za´faran, que quer dizer amarelo, assim como o persa kurkum ou o sânscrito kum-kuma, que deram origem ao nome científico Curcuma longa. Em inglês é turmeric, que vem do latim terra merita ou mérito da terra.
Hoje a gente encontra cúrcuma no Brasil todo e em todos os países tropicais, mas a planta é nativa do Sul e Sudeste Asiático. Da família das zingiberáceas, como o gengibre, a parte de maior interesse da cúrcuma são os rizomas que crescem debaixo da terra, de coloração laranja ou avermelhada. Na Ásia, já era usada como especiaria, corante e remédio há 4 mil anos. Hoje é usada na fitoterapia, com efeitos comprovados, como digestiva, estimulante da vesícula biliar, hepatoprotetora e imunoestimulante. Além disso, o pigmento de nome curcumina age como potente antioxidante.
É um tempero comum em vários países asiáticos, especialmente na Índia. É o que dá aquela cor amarela parte parte do sabor na maioria dos curries indianos e entra em quase todos pratos de carne, vegetais ou grãos. Não é muito fácil ser encontra fresca, como estas que colhi em Fartura, mas, quando recém-colhida, tem uma fragrância fresca e sabor algo amargo e picante. O que se acha no mercado é o produto em pó fino, resultado da secagem e trituração dos tubérculos, com perfume almiscarado e sabor lembrando um pouco o gengibre. Na Indonésia, as folhas frescas, com delicioso perfume de manga verde, também são usadas como aromatizante em pratos com molho ou sopas. O fato é que cada país que cultiva tem hoje seus usos mais comuns. No Brasil costuma ser usada para colorir arroz, pratos com galinha, peixe ou frutos do mar. E, embora não seja comum, em alguns países aparece em pratos doces como no bolo libanês Sfoof, feito com semolina. Cultive você mesmo
Se tiver a sorte de encontrar cúrcuma fresca por aí (quando é época - agora - costuma aparecer em alguns supermercados e hortifrutis), enterre algumas para ver brotarem as folhas e use como tempero (ou espere um pouco mais e colha novos rizomas). Para conservar frescas, lave bem e congele. Na hora de usar, espere descongelar um pouco e rale. Mas use luvas e uma tábua que possa ser manchada, pois ela tinge tudo o que passar por perto. E lembre-se que uma parte do pó equivale a duas do produto fresco. Ou mais. Se quiser secar, é só fatiar fino, deixar secando na sombra seca e depois triturar no liquidificador. Brinque de tingir
O pigmento da cúrcuma é muito sensível à alcalinidade, principalmente quando aquecido. Junto com bicarbonato ou fermento químico, nos bolos, por exemplo, ganhará uma linda cor vermelha. Adicione 1 colher (chá) para cada 300 g de farinha e o bolo ficará amarelinho. Se usar o dobro, o bolo poderá ficar vermelho e ainda ganhará um toque intrigante de especiaria, que poderá ser intensificado com um pouco de erva-doce ou canela em pó.
Faça um teste: coloque um tanto de cúrcuma em água e leve para ferver. Mergulhe aí um pedaço de pano branco. Ele deve ficar amarelo. Se quiser, fixe com sal. Aponte agora um pedaço de sabão como lapis e escreva ou faça desenhos sobre o pano ainda molhado. O sabão, que é alcalino, produzirá riscos vermelhos. Se arrependeu? quer apagar tudo? é só lavar tudo com vinagre que a cor amarela volta ao normal. Por isto, se manchar uma roupa com cúrcuma ou curry, não passe sabão. Se não, só mudará a cor da mancha para pior. Melhor lavar só com água ou com limão ou vinagre branco.
Veja também
Neide,queria mesmo era comer aquele arroz com galinha da dona 'Orga',que este sim sei que é dos bons,beijo!
ResponderExcluirNeide, também plantei curcuma há pouco.Agora estou ansiosa para ver a flor. Também ganhei alguns rizomas que vieram do Sudão, mas estão bem secos, parecem desidratados. Seá que brotam? Tenho usado bastante!!
ResponderExcluirUm abraço,
Mariana Maronna
Pois é, Mariângela, desta vez foi a Inês quem passou bem. Mas você pode voltar quando quiser, que será sempre bem-vinda.
ResponderExcluirMariana, só não vai brotar se o rizoma foi irradiado. Às vezes as especiarias o são, justamente para que não brotem. É esperar pra ver.
beijos, N
Oi Neide,
ResponderExcluirGostei desse posting!
Faço bastante comida Indiana em casa e a curcuma (turmeric) é indispensável.
Aqui vai uma dica da proxima vez que a curcuma florir colhe algumas flores e faça uma salada delas com um tempero leve de azeite, sal, pimenta do reino e limão. As flores são degustadas na Indonésia
Abraço,
Heguiberto
Coisa linda, hein... experimentei cúrcuma semana passada, em um arroz integral amarelo. Adorei.
ResponderExcluirOi, Heguiberto,
ResponderExcluirque ótima dica! Bem que eu desconfiava, mas não tinha certeza. Estou agora ansiosa pelas flores. Obrigadíssima!
Maria, nunca botei no arroz integral, mas deve ficar bom.
Um abraço,
N
Neide, que flor linda! O pé de curcuma fica muito grande? Dá pra plantar em vaso?
ResponderExcluirRhayssa,
ResponderExcluiro pé de cúrcuma não fica muito grande, não. Deve atingir cerca de meio metro. Dá pra plantar em vaso, sim.
bjs,n
Neide, comprei os rizomas na feira sem saber como usar, mas com muita vontade de descobrir. Adoro comidas coloridas. Vou colocar no arroz, refogados e bolo, com certeza. No pão deve ficar lindo!
ResponderExcluirAdoro seus posts! Bjs!
Olá Neide,gostei muito da sua aula sobre curcuma.Em Agosto vou dar um curso em Petropolis sobre alimentos anticancer e a curcuma fará parte do cardapio que sera oferecido.(sou nutricionista).Gostaria de saber onde posso encontrar esta raiz no RIO pois ate agora não tenho certeza se estou comprando açafrão ou curcuma.Att Catia.meu email catiaeboli@hotmail.com
ResponderExcluirNeide, como te envidio con esa cúrcuma que sembraste.
ResponderExcluirY lo mismo sucede acá también, la gente confunde el bulbo de cúrcuma y le dice que es de azafrán sólo por el color, qué equivocados están. Hasta se enojan los vendedores cuando se los hago ver. No tienen ni idea que cosa es la cúrcuma.
Algún día podré sembrar mi cúrcuma en casa.
Un abrazo
ola neide te descobri hj. procurando pela corcuma,onde encontro aqui em são paulo para plantar aki em casa e saber que é a verdadeira meu
ResponderExcluiremail relelelopes@msn.com
abçs
Bom dia... gostaria de saber onde encontro o VERDADEIRO ..Curcuma que tenha o pigmento Curcumina
ResponderExcluir... Gostaria de saber onde compro aqui no Rio de Janeiro.
agradeço retorno de VCs.
margarettcunha@bol.com.br
msn- margarett.cunha@hotmail.com
Ola Neide
ResponderExcluirMui tom seu post, tb fiquei com uma vontade de comer a galinha da Da. Orga!
Sabe me informar onde encontro para plantar? Estou em Sao Jose dos Campos, int. SP. Se nao encontrar, seria possivel vc me vender uma muda? Passe uma conta e eu deposito um valor + o frete pra vc.
Grande abralo e tudo de bom!!
Célia Paula - ctpaula@hotmail.com
Boa noite Celia, fui morador de São José dos Campos e hoje moro em Minas. Comprei o Rizoma no Mercado Municipal Banca do Toninho do alho, plantei aqui em Minas e ja está um Broto muito lindo.
ExcluirMuito interessante tudo isso. Minha esposa é bastante curiosa com semente desconhecidas e/ou exóticas. Sempre as planta para ver no que dão. Ela conseguiu uns rizomas, enterrou-os num vaso no jardim, deixando uma parte deles à mostra para sabermos que havia alguma coisa ali. E não é que brotaram as folhas, e realmente têm esse saboroso aroma. Agora estamos esperando as flores. E pelo que você nos informa e os comentários acima, só não vamos comer a terra, ainda....rsrsrs. Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirDjam e Sônia
Igarassu / PE
Djam e Sonia!
ResponderExcluirEspero que aproveitem tudinho. Um abraço, N
Adorei as dicas. Tenho um buffet de especialidades indianas. E finalmente consegui algumas rizomas de curcuma orgânicos. Vou tentar cultiva-los.
ResponderExcluirTenho isso no meu quintal. Faço uso dessa planta a vários anos.Muito saborosa como temperos e agora sabendo de suas qualidades terapêuticas fico muito feliz.
ResponderExcluirJosé Pedro de Oliveira
Sr tem a muda?
ExcluirPrezada Neide, gostei de seu post e gostaria plantar: pode me indicar onde encontrar rizomas de cúrcuma? Moro em Águas da Prata, SP.
ResponderExcluirGrata, Lidia
Lídia,
ResponderExcluiragora começa a temporada, então tem que ficar de olho nos supermercados, feiras e hortifrutis. É só comprar e plantar o rizoma. Boa sorte!
Um abraço,
N
Não é uma resposta é uma pergunta,vc não deu resposta se a flor é comestível
ExcluirGostei muito do post sobre a Curcuma Longa. Procurava à muito e fui encontrar no seu blog. Tenho-a plantado, sabia que era útil, mas sem detalhes. Ainda hoje mudei a planta de local, pois ela tem uma grande touceira, e realmente ela tem muitos tubérculos. Agradeço muito suas informações. Se alguém precisar, estou próximo de Curitiba, morando na área rural. Vide o blog: http://catossi-ovinocultura.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=14
ResponderExcluirabraço e sucesso.
amei a informação sobre a cúrcuma, gostaria de ter a oportunidade de plantar no meu qintal.
ResponderExcluiremail:cidacerqueira2010@hotmail.com
ResponderExcluirdiz que vou ter um pé no meu quintal.
vou esperar
Ah! Que legal, vi uma receita com curcuma e não sabia o que era, aprendi mais uma, adoro temperos e sabores diferentes, gostei tb da dica de tingimento.
ResponderExcluirObrigada, Bjs
Mara Fernandes
Neide, moro em Curitiba e o Sr. Catosse tem a planta Curcuma, como poderia me comunicar com ele?
ResponderExcluirObrigada, bjos.
Maria josé
Oi Neide, lindo seu post. Adorei, e agora mais uma idéia para a cúrcuma, quando fizer massa fresca colorida, o pó de cúrcuma ajuda a fixar a cor da massa ao cozinhá-la, principalmente as de cor amarela (cenoura) e rosa escura (beterraba). O único problema é achar a cúrcuma verdadeira, sou de Campinas SP, e não acho em lugar nenhum, gostaria de plantá-la para ter sempre.
ResponderExcluirMuitos beijos e obrigada pela dica maravilhosa.
Meu nome é Maria do Carmo Di Tullio e meu e-mail é mariactullio.hotmail.com
Maria do Carmo,
ResponderExcluirseu email está certo? tentei mandar uma mensagem, mas a resposta é que o endereço está errado. Me escreva no neide.rigo@gmail.com.
Um abraço,
N
Neide, li seu post no domingo passado e fiquei entusiasmada, pois descobri que tenho essa raíz aqui em casa.Na verdade eu nem sei te dizer como é que ela foi parar no meu vaso de babosa, só sei que ja faz uns 3 ou 4 anos que vejo essa planta nascer, florescer e secar, mas eu não imaginava que na terra havia isso tudo!!! Então hoje fui fuçar nas minhas plantas (estou tentando fazer uma horta em vasos, já que não tenho espaço com terra aqui) E fui replantar as mudas de babosa e me lembrei da cúrcuma. Retirei algumas raízes e plantei 3 delas em locais diferentes. Vamos ver, né!
ResponderExcluirAh e agora um elogio, ou melhor, mais um elogio, .... rs...., Amei seu blog!!! Fiquei o domingo passado todinho lendo suas postagens!
PARABÉNS!!!
Bjs,
Tarles Regina
tarlessilva@bol.com.br
Olá Neide, vi e li a sua postagem gostaria de saber onde posso encontrar uma muda de cúrcuma.Não sei onde fica sua cidade. Sou mineira, São Gotardo,estou muito interessada na planta pois li um livro onde um médico diz que tal planta combate o câncer. Se me responder ficarei muito grata.
ResponderExcluirMeu email é: reginarocha11@hotmail
Cúrcuma é o mesmo que açafrão?
Quero agradecer por ter postado sobre a curcuma, estou a tempos procurando sobre o assunto.
ResponderExcluirSabe me informar a validade depois que fizer em pó? Muito obrigada!
Michele Tomazani
Michele,
ResponderExcluirnão sei a validade, mas se estiver bem seco o pó, pode durar meses (na geladeira, mais ainda).
N
Neide moro em santa cruz rj trabalho como tec de enfermagem e ganhei um pedaco desta raiz curcumam e plantei e a minha planta ja esta com uns trinta centimetros como posso colher ja que agora estou desempregada e sempre gostei de plantio planto e pesquiso tb quando nao conheço foi assim com o curcumam bjs meu hotmail e rosemere_silva_@hotmail.com e meu email e mereevres@gmail.com
ExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluireu tenho na minha casa e muito bom alem de ser usado como tempero e corante muitos usam como me
ResponderExcluirdicinal
Tenho vários pés de açafrão da India e gostaria de saber se eles florescem e se florescem em que época.
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluiro açafrã-da-terra floresce, sim. Os meus já deram flores que agora já estão secas. Um abraço, n
Procurando informacao sobre acafrao, descobri seu blog. Gostei muito. Tenho uma questao. Tenho ha +/- 4 anos, guardado num potinho fechado, acafrao da terra. Ainda posso usa-lo? Meu e.mail:emilia@sindesporte.org.br.
ResponderExcluirTudo de bom.
Grata
Maria Emilia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgostaria de saber onde compro a curcuma,favor enviar resposta para o meu facebook morena clara.obrigada
ResponderExcluirOla a todos, gostei muito do informativo sobre o curcuma, pois tenho em casa uma moita do mesmo. Aqui utilizamos no arroz e frango, em pequenas rodelas com se fossem cenouras cortadas em moedas. D'a uma cor e um sabor muito especial. Para lidar com os rizomas, é aconselhavel uma luva, pois os dedos vão ficar amarelos(experiencia proria). A quem possa interessar, aqui em Sao José dos Campos, encontramos no supermercado "Piratininga " do Jardim Paulista.
ResponderExcluirAbraços a Todos .
Namaste.
Nossa vou procurar!!! obrigada
Excluirtenho curcumina (açafrao puro)para veder cerca de dois mil k , sendo ele cozido e seco pronto para ser consumido, contato 62 33661520 FALAR COM NILO
ResponderExcluirGostei muito do seu blog até porque ouvi uma entrevista com um médico que exaltava as propriedades da curcuma para a nossa saúde. Gostava de plantar no meu jardim, mas não sei bem onde procurar a verdadeira curcuma aqui em Portugal.
ResponderExcluirBons cozinhados!
A que você me deu, colhi hoje! E cortei em pedaços, e comovocê diz, meti no peixe e nhac!/
ResponderExcluirEntão errei. Pra congelar tenho de colocar em algum recepiente, envolver em plastico, laminado?
Olá Neide....
ResponderExcluirComprei hoje no Super Mercado dois vasos com a flor CURCUMA, e vim procurar como e onde planta-la, assim encontrei seu blog.Posso planta-la em vaso na sombra, tipo na varanda? Ela seca todas as folhas ou posso utiliza-la como um vaso de folhagem? Achei muito interessante as informações contidas aqui, mas meu interesse maior é nas flores mesmo!abraço
Zenaide Ribeiro
Oi Neide, achei muito interessante a sua postagem sobre a cúrcuma e queria conseguir uma raiz viva para plantá-la aqui em casa. A onde eu posso conseguir? É difícil?
ResponderExcluirHeródoto, cultivar é fácil, mas conseguir, nem sempre. Quando é época de colher, é possível encontrar em feiras orgânicas ou de produtores. Aqui em São Paulo é onde podemos encontrar eventualmente.
ResponderExcluirUm abraço, N
OLA NEIDE. COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UMA MUDA DA VERDADEIRA CURCUMA, SOU FÃ DESTA ESPECIARIA . SÓ QUE VC SABE SEMPRE AS VECES COMPRAMOS GATO POR LEBRE , ENTAO QUERIA MUITO PLANTAR NO MEU QUINTAL ; JA QUE TENHO MUITAS VERDURAS E FRUTAS AQUI, SE NAO FOR MUITO INCOMODO , QUERIA SUA RESPOSTA NO MEU EMAIL ,OK?
ResponderExcluirgladissaito@hotmail.com
neide estou sonhando em saber como consegeguir uma muda de curcuma. se puder me responder pelo meu email gladissaito@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns, gostei muito.
ResponderExcluirMuito claro e bem explicado, Desfiz todas as minhass confusões entre açafrão, açafrão das Índias e cúrcuma.
rzlima@sapo.pt
Rui Zagalo
Portugal
Olá, sou Vladimir de Roraima, depois da matéria na televisão fiquei muito interessado em cultivar pra uso na culinária e também medicinal, por isso peço aos amigos que me ajudem a conseguir o rizoma para plantar.
ResponderExcluirmeu email: vghirotti@gmail.com
Neide, temos um monte de plantas que se parecem muito a curcuma que vejo nas fotos, mais a raiz tem cheiro de vicky vaporub, o cheiro é igual. Você conhece algo parecido? ou talvez seja da mesma familia de plantas. Meu pai costuma cortar as raizes e as coloca dentro de um recipiente com alcool, lo usamos para las picadas de los insetos no sitio, dores musculares e pouco mais. Imagino que essa nao será a curcuma que se come, nao?
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirnão será pacová? Mas não sei, precisaria ver a planta. Não tem foto?
Um abraço,n
Ola me chamo Ivon moro em goiania eu tambem tenho uma planta no meu quintal que muito parecida com açafrao mais a raiz tem cheiro de vick eu ja fisso uma pesquisa na internet e não achei nada a respeito, so o comentario do amigo anonimo... alguem pode me ajudar ...
ResponderExcluirOlá, estou ficando maluca. Tudo que li sobre cúrcuma,fala que é da Índia. E o açafrão que os goianos colhem nas matas e beiras de córregos nesta época do ano, são a mesma coisa?É o mesmo da Índia, cheio de propriedades medicinais? Alguém sabe esclarecer?
ResponderExcluirNão sei como, plantei um rizoma de gengibre branco, num vaso que tinha um pesegueiro, quando fui colher o gengibre ele tinha um tom amarelo escuro e sabor de curcuma. Como explicar?
ResponderExcluirDepois disso sou um produtor para a família e distribuo rizomas para todos os amigos "gourmet" e todos estão produzindo e adorando inclusive os meus amigos arabes que chaman de acafrão da terra! Antes eles buscavam na terra (Arabias)!!!!
Neide,
ResponderExcluirlendo sua postagem descobri que tenho dois tipos de curcuma aqui em casa: a curcuma longa (flor branca) e a curcuma zedoaria (flor rosa).
a zedoaria também é comestível?
um abraço,
Paula
Paula, a raiz da zedoária é mais amarga que a cúrcuma, mas também é aromática e pode ser usada como tempero. As folhas podem ser usadas para embrulhar, como as de bananeira. E são também aromáticas.
ResponderExcluirUm abraço,n
Neide,
ResponderExcluirna verdade de tanto procurar, eu consegui juntar os dois tipos de curcuma aqui na horta: a longa (que adquiri de um produtor na feira do parque da agua branca), e a zedoaria (que adquiri num viveiro, pensando que meu rizoma tivesse apodrecido).
ao amassar as folhas, como você explicou, reparei que a longa tem folhas mais aromáticas.
muito obrigada pelo seu esclarecimento, eu amo seu blog e suas receitas!
um bom ano pra você!
um abraço,
Paula
Neide me socorre preciso desesperadamente comprar a raiz de cúrcuma. Vc sabe onde eu posso encontrar?
ResponderExcluirGrata pela atenção!
Abraço,Dada Veiga.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDada,
ResponderExcluiracho que no momento não vai encontrar porque ainda não é hora de colher. E quem tinha ou vendeu ou plantou.
N
Obrigada Neide pela atenção!
ResponderExcluirSe alguém souber onde comprar as raízes de cúrcuma fresca por favor deixe aqui o endereço!!!
Abraço,obrigada.
Olá, alguém pode me enviar um ruzoma para eu plantar? Tenho procurado na minha cidade sem sucesso. Pago o frete! Obrigada! Meu e-mail: taniamdecastro@gmail.com
ResponderExcluirOlá, alguém pode me enviar um ruzoma para eu plantar? Tenho procurado na minha cidade sem sucesso. Pago o frete! Obrigada! Meu e-mail: taniamdecastro@gmail.com
ResponderExcluirMenina, tudo o que eu procuro encontro aqui no seu blog!! Um verdadeiro tesouro da cultura culinária brasileira!! Sem contar que seu estilo é leve e "causual" rs! Parabéns e obrigado por nos proporcionar este utilíssimo deleite!
ResponderExcluirJango,
ResponderExcluirobrigada! Que bom saber que o blog serve pra alguma coisa.
Um abraço,n
Parabéns pelos posts, me ajudaram muito. Amo cúrcuma, trato espondilite anquilosante com esta iguaria. Obrigada. Deus abençoe a todos.
ResponderExcluirA Curcuma é realmente magnífica!
ResponderExcluirSim magnífico e seu site pois tenho o açafao e não sabia como usá-lo graças agora estou sabendo Ilce de Santa Rosa RS
ResponderExcluirBoa Tarde a todos. Adorei as informações sobre cúrcuma. Vi que tem muita gente procurando e eu tenho aqui no sitio alguns que já estão na hora de colher. Neide, se me permite gostaria de deixar meu email caso alguém queira. viviene_lfb@yahoo.com.br
ResponderExcluirCoinciência ou não, ontem, dia 22, desenterrei um balde de cúrcuma. Ainda deixei alguns bulbos na terra, estoque para o próximo ano.
ResponderExcluirSem saber, replantei cinco fileiras e adubei com húmus. O produto será absolutamente orgânico, imagino eu.
Estava curiosa em saber se é possível fazer conserva? Mas a dica de congelar me satisfez por enquanto.
Ontem mesmo, comecei a consumir, conforme indicação da professora da Pós em Gastronomia Funcional, Famesp, o equivalente à ponta do dedinho da mão. Espero não sair tingida. rs rs rs
Muito boas suas informações. Obrigada
Belkis Campos (belkiscampos@ig.com.br)
lendo estes comentário achei muita coincidência o comentário da Belkis.No dia 22 de maio ,que conheci os bulbos de açafrão.Fui numa feira em Rezende cheia de dor nas articulações vendo as barracas e vi os bulbos de açafrão, curiosa perguntei ao senhor o que era aquilo . ele me disse ainda me deu uma dica falando sob o açafrão que é bom para muita coisas relacionado a doença, dores muscular etc..... me ensinou cortar uma pontinha do tamanho da metade da pontinha do dedo mindinho e outro pedacinho igual de gengibre lavar , bater com meio copo de água e beber uma colher de sopa 3 vezes ao dia.Este preparo só pode ser guardado durante 3 dias, depois joga fora e faz outro.Estou tomando tem uma semana.Fiz pesquisa na internet realmente serve para várias coisas. Melhor ainda fiquei muito grata com o senhor ele me deu os rizomas. vou plantar no vaso já que descobrir hoje que pode.(obs: pode tomar em pó) se não tiver ... Bom Dia Ficam com Deus
ResponderExcluirlendo estes comentário achei muita coincidência o comentário da Belkis.No dia 22 de maio ,que conheci os bulbos de açafrão.Fui numa feira em Rezende cheia de dor nas articulações vendo as barracas e vi os bulbos de açafrão, curiosa perguntei ao senhor o que era aquilo . ele me disse ainda me deu uma dica falando sob o açafrão que é bom para muita coisas relacionado a doença, dores muscular etc..... me ensinou cortar uma pontinha do tamanho da metade da pontinha do dedo mindinho e outro pedacinho igual de gengibre lavar , bater com meio copo de água e beber uma colher de sopa 3 vezes ao dia.Este preparo só pode ser guardado durante 3 dias, depois joga fora e faz outro.Estou tomando tem uma semana.Fiz pesquisa na internet realmente serve para várias coisas. Melhor ainda fiquei muito grata com o senhor ele me deu os rizomas. vou plantar no vaso já que descobrir hoje que pode.(obs: pode tomar em pó) se não tiver ... Bom Dia Ficam com Deus
ResponderExcluirlendo estes comentário achei muita coincidência o comentário da Belkis.No dia 22 de maio ,que conheci os bulbos de açafrão.Fui numa feira em Rezende cheia de dor nas articulações vendo as barracas e vi os bulbos de açafrão, curiosa perguntei ao senhor o que era aquilo . ele me disse ainda me deu uma dica falando sob o açafrão que é bom para muita coisas relacionado a doença, dores muscular etc..... me ensinou cortar uma pontinha do tamanho da metade da pontinha do dedo mindinho e outro pedacinho igual de gengibre lavar , bater com meio copo de água e beber uma colher de sopa 3 vezes ao dia.Este preparo só pode ser guardado durante 3 dias, depois joga fora e faz outro.Estou tomando tem uma semana.Fiz pesquisa na internet realmente serve para várias coisas. Melhor ainda fiquei muito grata com o senhor ele me deu os rizomas. vou plantar no vaso já que descobrir hoje que pode.(obs: pode tomar em pó) se não tiver ... Bom Dia Ficam com Deus
ResponderExcluirTenho uma plantação de açafrão,se alguém tiver interesse em comprar,envio
ResponderExcluirelieigmc@hotmail.com
Tenho uma plantação de açafrão,se alguém tiver interesse em comprar,envio
ResponderExcluirelieigmc@hotmail.com
Alguém sabe onde posso conseguir um rizoma fresco aqui em São Gonçalo, RJ?
ResponderExcluirAlguém sabe onde posso conseguir um rizoma fresco aqui em São Gonçalo, RJ?
ResponderExcluirTenho artrite e gostaria de obter muda, se alguém puder, porque estou usando em pó
ResponderExcluirMoro em São Paulo
Muito obrigada
Janete
Estou encantada com as flores de Curcuma que desabrocharam no meu jardim!Fiquei sabendo hoje do que se trata e estou super feliz com a descoberta,pois não sei como elas apareceram aqui!rs
ResponderExcluirBom dia! Plantei a cúrcuma e colhi bastante no ano passado. Congelei os rizomas e agora fui descongelar, mas ela ficou toda mole.Será que fiz algo errado? Posso utilizar assim mesmo? Obrigada!
ResponderExcluirMinhas curcumas estao com as folhas grandes e algumas ate ja amarelando. Mas nunca deram flores. Nao sei se devo colhe-las pois ja tem mais de 6 meses no vaso ou se espero mais....
ResponderExcluirCom os gengibres esperei tanto que eles involuiram e a terra absorveu rsrsrs
COMO SABER QUAL É O AÇAFRÃO VERDADEIRO?DICAS POR FAVOR,TENHO UMA MOITINHA NA MINHA CASA,E AGORA ESTOU EM DÚVIDA SE É O VERDADEIRO.
ResponderExcluirCOMO SABER QUAL É O AÇAFRÃO VERDADEIRO?DICAS POR FAVOR,TENHO UMA MOITINHA NA MINHA CASA,E AGORA ESTOU EM DÚVIDA SE É O VERDADEIRO.
ResponderExcluirCOMO SABER QUAL É O AÇAFRÃO VERDADEIRO?DICAS POR FAVOR,TENHO UMA MOITINHA NA MINHA CASA,E AGORA ESTOU EM DÚVIDA SE É O VERDADEIRO.
ResponderExcluirCOMO SABER QUAL É O AÇAFRÃO VERDADEIRO?DICAS POR FAVOR,TENHO UMA MOITINHA NA MINHA CASA,E AGORA ESTOU EM DÚVIDA SE É O VERDADEIRO.
ResponderExcluirParabéns kirida pelo esclarecimento das espécies.
ResponderExcluirQuero acrescentar o seguinte: Esse açafrão da terra (rizoma) é excelente para PSORÍASE
Modo de preparo:
uma colher de (sobremesa) de açafrão ralado ou uma colher de(chá) de açafrão em pó para um colher das mesmas medidas de azeite de oliva ou óleo de coco ou óleo de girassol. Misture tudo muito bem e leve para a geladeira para virar uma pasta.
Aplique no local afetado já higienizado. O resultado é incrível e boa sorte.
Muitos parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirRecentemente também publiquei no meu Perfil um artigo sobre os benefícios da curcuma.
Como é linda essa flor!
ResponderExcluirApareceu no meu quintal ha 3 anos. Posto as fotos de tanta admiração.
Agora sei do tesouro que tenho em casa.
Obrigada. Amei
Sempre que tenho alguma duvida recorro ao seu blog, há pelo menos uns 6 anos. Ganhei algumas mudas de cúrcuma e vim ler a respeito. Como sempre aprendi algo novo! Não vejo a hora de surgirem algumas flores, fiquei curiosa para degustar...
ResponderExcluirTenho aqui em casa e vim nesse blog pesquisando sobre quando colher. Sempre pensei que fosse açafrão, mas pela foto e exclarecimentos aqui no blog vi que se trata de cúrcuma. Obrigada.
ResponderExcluirAno passado consegui alguns rizomas numa viagem a Chapada Diamantina. Plantei em 4 vasos e essa semana fiz a colheita de 1 vaso. Fiquei encantada, foram muitos rizomas. Fiquei super feliz. Eu os chamo de meus filhinhos kkkkkk. No inicio do ano comecei a tomar ele em pó, com um pitada de pimenta do reino e um pouco de óleo de côco, assim potencializa os efeitos dele. Estava ansiosa para fazer a colheita, pois os que compro em pó não são puros, fiz o teste e deu que não era puro. Tenho artrose e agora sim, vou ver se vai fazer efeito mesmo.
ResponderExcluirTenho uma planta e acho que é açafrão tem uma raiz parecida com gengibre como posso fazer pra descobrir se é açafrão ou gengibre como posso mandar uma foto pra Vc?
ResponderExcluirOi Neide, dá pra secar o açafrão no forno sem perder as suas propriedades?
ResponderExcluirMuito boa descrição da planta e um ótimo enredo narrativo. Obrigado em dedicar tempo para nos descrever suas experiências com a planta e a raiz!
ResponderExcluirOlá,queria saber se colher o acafrao cortar em pedaços pequenos e congelar posso usar em um suco detox um pedaço por dia.😍
ResponderExcluirQue ótimo post! Adorei as informações.
ResponderExcluirPor favor, me tire uma dúvida: extraindo com cuidado, é possível colher os rizomas e replantar o restante das raízes, folhas e flores (que são lindas), ou após colher é impossível replantá-la novamente e as flores serão perdidas (a planta morre após a colheita?)?...
Show
ResponderExcluirPois eu fui na casa de plantas e comprei cúrcuma plantei e tenho de todo aqui em casa graças a Deus🙏
ResponderExcluirEu tenho, 5 pés, e estão tds florindo. Flores brancas lindas!
ResponderExcluirQuero saber quando retirar e não perder a planta. Obrigada
Alguém sabe me informar como posso fazer o estrato da curcuma e criar um suplemento alimentar igual a desse vídeo: https://youtube.com/shorts/6H02LzUISz8
ResponderExcluir