quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pimentas congelam bem



Desde que descobri que pimentas pequenas congelam bem, nunca mais as perdi. Como já devem ter reparado, minha comida sempre tem pimenta. Mas minha comida não é apimentada.
Gosto de comprar pimentas variadas, mas uma ou outra acabava apodrecendo e indo pra terra no final da semana. Prefiro estas do gênero Capsicum à do-reino. Porque, além da picância, dá pra variar o sabor. E prefiro frescas quando vai entrar no preparo da comida. Em conserva, gosto apenas como pimenta-de-mesa. Aí, sim, bem ardida, porque para preparar pratos, sempre acabo tirando as sementes para ficar mais suave e poder sentir também o sabor da pimenta usada.
A capsaicina, que dá a picância, se concentra mais nas sementes e na estrutura esbranquiçada que as segura. E na polpa, resta um pouco, na medida do meu gosto. Das mais doces, uso inteiras. O bom de estar congeladas é que este processo de tirar sementes fica bem mais fácil. A pimenta fica firme, mas não dura como tijolo. Aliás, em vez de tirar as sementes, a polpa é que sai, como se as pimentas fossem descascadas. E assim também fica muito mais fácil de picar em quadradinhos e tiras finas. É claro que vai perder a crocância e a firmeza, mas quem precisa delas nas comidas cozidas? Para a maioria dos pratos que faço com pimenta, este aspecto é irrelevante. E a praticidade de ter pimentas variadas sempre à mão compensa esta pequena perda.
Para congelar, lave bem, seque e espalhe as pimentas numa assadeira. Leve ao freezer. Quando congelar (cerca de 3 horas), coloque num saco plástico que feche hermeticamente, vede bem e vá usando na medida da necessidade, pois estarão sempre soltinhas.

18 comentários:

  1. Neide,a primeira foto está tão legal,parecem picolés! beijo!

    ResponderExcluir
  2. Um dica legal, principalmente aqui em casa, meu pai adora pimenta.Também tenho um blog.

    http://planetadosalimentos.blogspot.com/

    Parceria?!

    mundo-dos-alimentos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!!! Sempre achei uma pena não conseguir dar conta das pimentas ainda frescas. E adoro cozinhar com elas. Resolvido!

    ResponderExcluir
  4. Descobri isso meio sem querer. E achei que davam também uma bela decoração para o freezer... Deixo algumas espalhadas (quando há lugar), pela bela cor e brilho que dão.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma que eu aprendi por aqui! Deixava-as na geladeira o que só abreviava o sofrimento!
    Muito bom, como sempre!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica. Eu sempre perco pimenta, elas estragam antes de terminar-mos de comer. Agora achei a solucao! Nunca tinha me ocorrido pensar em congela-las.
    Meu filho de 6 anos adora pimenta, principalmente pimenta bode em conserva. O bichinho se acaba em um prato de arroz e feijao com uma pimentinha picada!

    ResponderExcluir
  7. me envia seu end!!
    vou te enviar 2 sementes na pimenta mais ardida do mundo. atestado pelo guinness!

    vai demorar, pois estamos na florada.
    na colheira usamos luvas para manipulaçao!

    ResponderExcluir
  8. Ótima solução para quem, como eu, gosta de decorar o prato com um brilhante pimenta fresca.
    Conservo as pimentas cortando a polpa, no sentido do comprimento, sem parti-las. Eles se abrem e coloco-as em um prato e deixo na geladeira frost-free. Ficam bem sequinhas e quebradiças e assim aproveito todas.
    Passarei a convervá-las das duas formas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Neide, aqui em casa nao usamos pimenta fresca mas eu até que gosto um pouquinho. Essa pimenta congelada me lembra uma receita que fiz para um desafio e coloquei um recheio de chocolate e cachaca. Consegui dar apenas uma pequena mordida e foi o suficiente para sentir tamanha ardencia. Realmente elas congelam muito bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Neide,
    Adorei o post sobre congelamento de pimentas. Eu costumo fazer geleias com elas e as vezes me pediam e eu não tinha nada em casa para trabalhar.
    Muito útil! Obrigada!!!!
    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Excelente! Sempre gostei de fazer molhos, agora fui contratado pra fornecer molhos pra um grande restaurante de minha cidade. Estava procurando uma forma de conservar grande quantidade de pimenta fresca. Achei aqui... muito obrigado. Vlw

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, valeu as dicas!! Não tinha costume de usar pimentas, mas agora gostei, até geleia com frutas estou apreciando!!

    ResponderExcluir
  13. Muito útil está informação. Planto pimenta dedo de moça e, para não perdê-las fazia conserva. Como faço geléia de abacaxi com pimenta, em conserva não dava... Agora sim tenho pimentas frescas...

    ResponderExcluir
  14. Ótima notícia! Meus pés de pimenta biquinho dão poucos frutos por vez, agora posso ir congelando até ter a quantia suficiente para geléia.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a idéia. Meu pé de pimenta deu muita

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela dica, agora não vou perder as minhas pimentas.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide