sábado, 17 de janeiro de 2009

Receitas com drumstick (moringa) - continuação



Continuando a postagem de ontem, aqui vai mais uma receita com drumstick, da Shakuntala Naidu. E duas outras minhas, muito improvisadas.


Frango ao curry com drumstick (moringa), de Shakuntala Naidu
Ingredientes
1,5 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 ramo de caripata (folhas de curry)
1/2 colher (chá) de massala
1 pitada de cúrcuma
1/2 colher (chá) de pasta de gengibre e gasto (meio a meio, socados no pilão)
Meio quilo de frango cortado a passarinho (pedaços pequenos)
1,5 colher (chá) de sal ou a gosto
2 tomates pequenos
1 pimenta dedo-de-moça
3 vagens de drumstick (moringa) picadas
1/2 colher (chá) de garam massala
Folhinhas de coentro picadas a gosto
Numa panela, aqueça o óleo e doure nele a cebola junto com as folhas de curry. Junte a massala, a cúrcuma e a mistura de gengibre e alho. Coloque os pedaços de frango e o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem macios. Bata no liquidificador o tomate com a pimenta e despeje sobre o frango. Junte as vagens de drumstick e deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até que fiquem macias. Acrescente o garam massala, prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe por cima as folhinhas de coentro e sirva com arroz bamati e ghee com folhas de curry.
Rende: 6 porções

Ghee (manteiga dourada e clarificada) com folhas de curry (caripata)
As duas receitas a seguir fiz ontem com as folhinhas de trouxe. Um jeito de prepara-las, segundo Khakuntala, é refogar em cebola com sal, apenas. Disse que também pode ser usada para fazer omeletes. Hoje devo refogá-las e juntar ao arroz, que também deve ficar bom. Fiz a omelete a partir das folhinhas refogadas na própria frigideira. Segundo a Eliana, que trabalha aqui, não mudou em nada o sabor - ou seja, as folhinhas enfeitam, aumentam, mas não engrandeceram nem diminuiram o sabor da omelete. São mesmo muito suaves, mas como são nutritivas, vale a pena usá-las. E as batatinhas, fiz para comer como aperitivo à noite, com cerveja. Aliás, tenho feito muitas variações destas batatinhas com feno grego , de inspiração indiana, que aprendi com a Ana, do Agdah.

Omelete com folhas de moringa (drumstick)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sementes de mostarda (opcional)
1 colher (café) de sementes de cominho (opcional)
1/4 de cebola picada
1/2 xícara de folhas de moringa (drumstick)
Sal a gosto
2 ovos
Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite com as sementes (se for usar) e deixe até começarem a pipocar. Junte a cebola e deixe murchar (se não usar as sementes, simplesmente refogue a cebola). Coloque as folhinhas bem lavadas e secas e mexa rapidamente só até murcharem. Polvilhe com sal e mexa. À parte, bata os olhos só até misturar bem, tempere com sal e despeje sobre o refogado. Vá levantando as bordas para escorrer ovo cru para o fundo da frigideira. Quando estiver firme, vire e doure do outro lado.
Rende
: 2 porções
Batatinhas condimentadas com moringa (drumstick)
Meio quilo de batata-bolinha (se quiser, mantenha a casca, principalmente se for orgânica)
Sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de grãos de mostarda
1/2 colher (chá) de sementes de cominho
1/2 colher (chá) de sementes de coentro trituradas grosseiramente
2 dentes de alho finamente picados
1 rodela de gengibre finamente picada
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes finamente picada
1 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
1 colher (chá) de açúçar
1 xícara (chá) de folhas de moringa (drumstick)
Cozinhe as batatas no vapor, polvilhadas de sal ou na água com sal, até que fiquem macia, mas íntegras. Reserve. Numa frigideira, aqueça a manteiga e junte os grãos de mostarda, o cominho e o coentro. Deixe até que comecem a pipocar. Acrescente, então, o alho e o gengibre e deixe começar a dourar. Junte a pimenta, a cúrcuma e o açúcar e mexa bem. Acrescente as folhas de moringa e umas gotinhas de água só para que murchem e cozinhem um pouco. Junte as batatas e chacoalhe a frigideira para uniformizar todos os ingredientes. Se precisar, polvilhe um pouco mais de sal e sirva como aperitivo ou como acompanhamento de carnes ou aves assadas.
Rende
: 8 porções

3 comentários:

  1. Hmm!
    Parece bom! aina mais nestes pratos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Neide! O Come-se tá mais lindo e cheio de coisas mais diferentes ainda! Lembrei de vc no Pará qdo provei o jambu. Não senti o estremilique na língua! Será q depende do jeito de preparar? Vou precisar de sua ajuda pra identificar as frutas todas nas fotos! bj saudades, Sill

    ResponderExcluir
  3. Fabuloso, Neide! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide