sábado, 13 de setembro de 2008

Farinha ovinha no Festival Raízes do Brasil, no Tordesilhas

A versão final, nosso cuscuz amazonino!

Preparem-se, pois nesta semana, de 16 a 20 de setembro, o restaurante Tordesilhas, com apoio do Slow Food São Paulo, realiza o Festival Raízes do Brasil, com pratos feitos com raízes e tubérculos encontrados no Brasil, como mandioca, batata-doce, araruta, mandioquinha, taro, inhame, mangarito, batata, cúrcuma, gengibre, cenoura, nabo, beterraba, rabanete. A Mara Salles, chef do Tordesilhas, fez testes e mais testes cuidadosamente para colocar à mesa estes ingredientes com a nobreza que lhes cabe. Num destes ensaios, fui à casa da dela e fizemos juntas um cuscuz com meu mimo, a farinha ovinha, de Uarini-AM, que se apresenta toda majestosa, cheinha e translúcida no menu do festival. É claro, agora, com cara de comida de chef, moderna mas sem perder o jeito e o tempero da comida de casa, típicos das criações desta cozinheira caprichosa. Para dar tudo certo, contou com a ajuda da Maria do Céu, de Manaus, que foi seu anjo enviando 20 quilos da preciosidade. O engenheiro agrônomo Adelmo Pinheiro, que chegou até nós através do Come-se, vai mandar a araruta. E o Sr. João Lino, os mangaritos.

O primeiro ensaio, na casa da Mara

Na quarta-feira, dia 17 de setembro, estamos reservando uma mesa para nós do Slow São Paulo. Quem quiser se juntar a nós, será um prazer. Associados terão desconto de 25% (serviço e bebidas, à parte). Quem quiser, poderá se associar no dia, com a gente. Os demais pagam R$ 90,00 pelo jantar, que inclui acepipes, entrada, prato quente e sobremesa.

Mangaritos, tratados como trufas
Reservas
: 11 3107-7444

9 comentários:

  1. hum, peninha que moro bem longe de Sampa. Festivais gastronimicos sao td de bom pra quem tem um pe na cozinha, ou pelo menos, o estomago na cozinha rs
    bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Oi Neide, como vai? Tive uma aula sensacional com a Mara Salles e foi na aula dela que comi quiabo pela primeira vez!! Ve se pode!! Um lindo domingo para ti. Beijão. Aliás, ela nos deu mangarito para plantar-mos. Já ta lá no chão do sítio do meu tio, espero que vá pra frente!!

    ResponderExcluir
  3. Passeando no seu blog vi que vc tem Kefir, como posso obtê-los?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero me associar a essa mesa, sim. Não sei bem como funciona, mas me interessam muito essas experiências da Mara e nem sempre dá certo. O que é que eu devo fazer?
    Abraços
    noemi marinho

    ResponderExcluir
  5. esclarecendo:
    nem sempre dá certo de eu ir; é claro que não são as experiências da Mara que nem sempre dão certo!
    Pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol,
    espero que tenha gostado do quiabo e que seu mangarito vingue.

    Viviane, escreva pro meu email e a gente combina de vir buscar. neide.rigo@gmail.com

    Noemi. Escreva pra mim e a gente combina de você de associar ao Slow. neide.rigo@gmail.com

    Um abraço,
    N

    ResponderExcluir
  7. Oi Neide! faz tempo que acompanho seu blog e o acho fantástico! fiquei super interessado nessa farinha ovinha, gostaria de saber onde posso encontra-la pois estou pensando em fazer umas experiências com ela. Obrigado e grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. José Luiz,
    infelizmente só mesmo pedindo para algum amigo seu comprar e lhe mandar do mercado de Manaus. Por enquanto é o único lugar onde vende que conheço.
    Um abraço,
    Neide

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide