sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Frutas que você encontra em São Paulo


Você quer saber qual o nome científico da canistel, egg fruit ou sapota amarela? Abra a página 18 do livro Frutas que você encontra em São Paulo, do Cloves Vasconcelos e veja lá. Como se chama mesmo aquela frutinha em formato de disco que eu vi no Mercadão? Folheie atentamente o livro e na página 23 vai reconhecê-lo pela foto e descobrir que é um cambuci ou Campomanesia phaea. Joá de capote, cabeludinha, ingá, mamei, cereja do rio grande, camu camu, uva-japonesa, azedinha, grumixama, uvaia, calabura, maracujá gulupa, abricó do pará, cubiu, pêssego chimarrita, pêssego paraguayo, amora taiwan, moranguinho silvestre, laranja champagne, dekopon, toranja, cruá, pitanga, gravatá, tucumã, macaúba, caimito.... Só para citar algumas. Tudo o que algum dia apareceu aqui em São Paulo, o Cloves comprou, experimentou, fotografou e pesquisou nomes vulgares e científicos. Semana passada ele esteve aqui pessoalmente para me trazer o livro. Foi uma surpresa e eu poderia simplesmente ter guardado o livro com as centenas de outros que tenho aqui. Mas desde então já o consultei várias vezes.
As fotos das frutas partidas e inteiras são lindas e, ao lado de cada uma, as informações fundamentais para se começar uma pesquisa mais aprofundada. E para isto temos o Scholar Google, além, é claro, de mercados municipais, feira de produtores, Ceagesp, calçadas, praças e o quintal da vizinha (a minha tem uma jabuticabeira linda).

Onde encontrar: Saraiva, Siciliano, Livraria da Vila, Casa Santa Luzia.
Preço: em média, R$ 30,00.


Um comentário:

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide