quinta-feira, 26 de julho de 2007

Caldeirada de frutos do mar

Raspas e restos me interessam: cores lindas de olhos, peles, entranhas e ovas


Todo o resto pode ser aproveitado e por isto gosto de limpar peixe e frutos-do-mar em casa: tinta de lula para risotos; a gordura picada para tempero de recheios; cabeças e carapaças dos lagostins para caldo e base de molhos.
Para não se desmancharem, postas de tainha foram passadas em farinha e fritas rapidamente.

Já noite: nem restos nem raspas

Queria aproveitar o caldo de peixe-galo do dia anterior e ia comprar só lula e polvo no Mercado para um cozidinho rápido, mas lagostins super frescos tinham acabado de chegar à peixaria e o almoço de sábado foi mais elaborado, demorado e prazeroso do que pretendíamos, Marcos e eu. Fazia um sol generoso para o inverno gelado atual e valeu a pena sair da mesa do jardim já no fim da tarde.

Caldeirada
1 polvo pequeno
1 cebola picada
4 colheres (sopa) de azeite
5 tomates sem pele nem sementes cortados em cubinhos
½ colher (chá) de páprica doce defumada (ou páprica comum)
8 lagostins – separe a cabeça, abra com uma tesoura a parte de baixo do corpo e tire as carnes
1 litro de caldo de peixe (no caso, de peixe-galo)
500 ml de caldo de lagostim (feito com as cabeças limpas – sem as entranhas e patas amassadas)
O caldo de cozimento do polvo
2 dentes de alho cortados em cubinhos
3 lulas grandes cortadas em anéis
500 g de postas de tainha, temperadas, passadas em farinha e fritas
8 batatas pequenas cozidas no vapor, com casca
Sal a gosto
Salsinha picada (opcional)

Cubra o polvo inteiro com água e leve ao fogo. Cozinhe por cerca de 1 hora ou até ficar macio. Reserve a água e pique o polvo.
Numa panela grande, refogue a cebola picada em 2 colheres (sopa) de azeite. Junte o tomate e a páprica e deixe ferver. Coloque o caldo do peixe, o caldo de cozimento do polvo e o caldo de lagostim (as cascas e cabeças são cozidas com um pouco de água por 20 minutos com um pouco de vinho branco, depois tudo é peneirado e usa-se o caldo). Deixe no fogo até reduzir um pouco. Enquanto isso, à parte, aqueça o azeite restante e doure o alho. Junte a lula, tempere com um pouco de sal e cozinhe brevemente, só até começar a ficar opaca. Ao caldo já apurado, junte as postas de tainha, as carnes de lagostim (se quiser, deixe uma grande para decorar), o polvo picado, os anéis de lula e as batatas com casca, cozidas, e cortadas ao meio. Deixe tudo ferver até ficar opaca a carne de lagostim. Prove e corrija o tempero, se achar necessário. Junte salsinha picada, se quiser, e sirva bem quente com pão.
Rende: 8 porções

Um comentário:

  1. Neide, infelizmente nao consigo comer frutos do mar... mas me deliciei com a sua mesa, no quintal, com todos os detalhes do final de festanca! ;-) beijo,

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide