Nunca vi este pé de jatobá (Hymenaea sp) tão carregado. A foto foi tirada hoje, nesta linda manhã de céu limpo. O fruto é uma vagem dura e a parte comestível é seca e farinhenta, cor de abacate, sabor de banana e cheiro de queijo - quem o conhece, sabe que isto é eufemismo. Mas o fato é que a farinha que se obtém passando as sementes por uma peneira é nutritiva e saborosa quando misturada ao trigo para fazer pães, broas, biscoitos, mingaus. Estes frutos aí da foto, quando amadurecerem, vão se transformar em alguma coisa gostosa, prometo para daqui a poucos meses. Isto se eu tiver a sorte de colher alguns no chão, pois estão a quase 10 metros de altura.
Neide, temos, lá em nosso sítio em Itu um enorme Jatobá bicentenário, tão grande que as pontas dos galhos chegam perto do chão, formando um "salão verde" onde, em dias bonitos, fazemos um almoço de campanha! Mas confesso que jamais usamos os frutos para nada, por pura ignorância. Pelo seu blog, percebo que dá pra fazer várias coisas e eu adoraria aprender! Pode ajudar esta cozinheira pouco experiente mas cheia de vontade de aproveitar os recursos que a terra nos dá? Obrigada e parabéns pelo seu lindo trabalho!
ResponderExcluirNunca había visto este fruto! ni mucho menos sabía que se podía cocinar con el! que rico encontrar nuevas recetas!
ResponderExcluir