quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Papel para assar pão




Alguém poderá me dizer: compre papel siliconado! Sim, tem da marca Dover, já usei, é bom. Mas se a gente pode evitar consumo desnecessário, por que não aproveitar o que tem? Normalmente uso folha de chapéu de sol ou não uso nada, só espalho farinha no fundo da panela. 

Tem também a opção de papel vegetal, mas quem usa diz que gruda na massa, é difícil de se soltar. Além de ser caro. 

  Então hoje quis fazer uma experiência com o papel que vem embrulhando laticínios ou peixes no Mercado da Lapa. Geralmente usam duas ou três folhas e as externas estão sempre muito limpas. Dobro e guardo para usos diversos, como embalar algum vidro ou item delicado que vou dar de presente, antes de colocar numa caixa, por exemplo. Mas hoje resolvi testar no pão

Como a panela de ferro estava super quente porque a esqueci por quase uma hora a 300 graus (e por isto o pão saiu assim feinho - a crosta endureceu antes de ter tempo de expandir, mesmo eu tendo diminuído a temperatura quando percebi), preferi decorar e cortar a massa longe da panela quente. Emborquei a massa já crescida diretamente sobre o papel, trabalhei a massa e segurando as pontas do papel passei pra panela. Foi até bom fazer o teste com a panela super quente, pra comprovar que este papel pra uso alimentício é uma solução prática quando quiser fazer isto. Ele resiste a calor muito forte.  Não sei se tem algum produto que com o calor poderia ser tóxico, mas como ele não entra em contato direto com a massa (só na crosta e ainda tem uma camada fina de farinha), acredito que não. Deve ser exatamente como o papel siliconado vendido pra assar pão. Vamos pesquisar! 

Veja como fiz: 

Ficou tão íntegro ao sair do forno que daria até pra
assar outro pão . E não grudou nadinha! 

5 comentários:

  1. Fiquei interessadíssima, mas como não moro em Sampa, portanto não faço compras no Mercado da Lapa, será que você sabe dizer o nome do papel? Para a gente comprar na papelaria talvez? Não será aproveitamento, infelizmente, mas também não encontro por aqui o tal do siliconado. Você continua genial. E estou com saudade da Dendê.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia do papel..próxima ida ao mercado de Lapa vou pedir umas a mais...mas fiquei interessado na sua cestinha...bannetons de vime são caros, e a sua cesta ficou demais..

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Será que dá pra usar o próprio saco de pão, o marrom? Eu guardo de quando comprava pão na padaria. Vou fazer um teste.

    ResponderExcluir
  4. Fiz pão e forrei a panela com papel manteiga de rolo e grudou no pão. Não consegui tirar todo ele. Achei muito fino. Vou procurar em loja de venda de produtos para festa um mais grosso ou então untar o papel que eu tenho.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide