terça-feira, 13 de junho de 2017

Folhas de moringa refogadas com pimenta



Já falei de moringa aqui no Come-se quando eu conheci a planta. Sei que ela está virando aquele tipo de planta milagrosa, super alimento, alimento da moda, mas moda vem e vai e você fica com o que acredita. Eu acredito que é um alimento fantástico pelo simples fato de ser vegetal e perene. Imagine você ter um pé de couve que não precisa de cuidados, pode estar em qualquer praça e ainda te dar alimento por toda a vida. Não só as folhas que se parecem com couve no sabor, mas também as vagens e as flores. Só por isto já sou fã. Se é rica em ferro,  cálcio etc, melhor ainda, já que todo vegetal é por natureza fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Se tem mais disso tudo que as outras, sorte nossa, mas não vamos achar que é a solução da pátria. O bom é ter diversidade e não monotonia e regras - tipo tomar o chá da moringa três vezes por dia, comer uma colherada de pó de moringa em toda refeição.  Estas medidas só valem em situações extremas. De resto, vamos comendo vegetais por prazer que coisas boas eles vão nos dar e vamos ter saúde suficiente para não precisar ir além do que nosso corpo precisa.

As folhinhas podem ser lavadas coletivamente e destacadas dos galhos bastando puxá-las entre os dedos, deixando pra trás os galhos mais grossos. Os fininhos podem ser deixados se não quiser tirar um a um - aí sim dá um pouco mais de trabalho. É mais fácil, no entanto, que lavar e picar couve. E basta um refogado rápido pra ficar delicioso.

Bem, aqui está os posts onde já falei delas. Das folhas, flores, vagens.
https://come-se.blogspot.com.br/2009/01/encontrei-filha-da-mrs-pillay-ou-ndia.html
https://come-se.blogspot.com.br/2009/01/receitas-com-drumstick-da-shakuntala.html
https://come-se.blogspot.com.br/2009/01/receitas-com-drumstick-moringa.html

Com arroz com guandu e ovo.  E nhac! 


Folhas de moringa com mangarito 

1 colher (sopa) de óleo ou azeite
meia cebola picada
1 pimenta dedo-de-moça picada
10 mangaritos pequenos fatiados bem finamente
Sal a gosto
2 xícaras de folhas de moringa lavadas e tiradas dos galhos

Aqueça numa frigideira o óleo e junte a cebola, a pimenta e o mangarito. Deixe refogar até começar a dourar a cebola e o mangarito ficar macio. Junte as folhas de moringa e mexa até que murchem e fiquem macias. Tempere com sal e sirva como acompanhamento.

Rende 2 porções




5 comentários:

  1. Texto maravilhoso. Fotos incríveis.
    E o principal: não é preciso "endeusar" uma planta, pois ela já é boa pela própria natureza.
    Obrigada. Sempre...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Essa planta e excelente e ajuda na reposição de ferro no organismo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Tem um pé aqui perto e estou fazendo uso dela pura/ azeite . Minha filha e farmacêutica e me disse para tomar cuidado, pois ela pura pode ter muita toxina e ter reações perigosas. Alguém conhecedor desta planta pode me. Ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde li um artigo que diz pra passar as folhas em água quente antes de consumir, pra tirar alguma toxina, branqueamento como dizem.

    ResponderExcluir
  5. Megan Rapinoe suffered a painful end to her football career as the American star had to leave the pitch just three minutes into her farewell game. รับสร้างบ้านลำพูน

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide