segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Conyza da jardineira. Ou buva.


Ervas do gênero Conyza, a gente encontra a rodo pelas ruas de São Paulo e nas lavouras - motivo para serem atacadas ferozmente com glifosato - round up ou mata-mato. Mas a ervinha não só é daninha, mas é danana, hibridiza-se com facilidade e se adapta com maestria às situações adversas. E assim, tornou-se resistente ao herbicida.

Sorte nossa que gostamos de comer suas folhinhas. Quando as encontro na rua, nunca sinto uma atração muito grande para comê-las. Talvez pelo nome, buva, talvez pela aparência - quando as descubro, geralmente já estão para florescer e, portanto, com folhas já encolhidas.

Mas hoje decidi que não vou mais chamá-la de buva e sim pelo nome científico do gênero, Conyza. Mais fácil, mais charmoso e só de saber que vou atrás de uma conyza certamente vou encontrar as plantas mais jovens, tenras e apimentadas - sim, as folhas são apimentadas.

E também hoje fui reformar uma jardineira e havia lá uma planta enorme com folhas vistosas, que colhi para comer. E elas estavam deliciosas. Cozinhei em água salgada até que as folhas ficassem macias, escorri e misturei a uma farofa com farelos de pão, alho, manteiga de garrafa e pimenta. Ficou bem gostosa e já estou desejando a próxima colheita.  

Fonte da foto: http://invasoras.pt/gallery/conyza-sumatrensis/

Há três espécies que podemos encontrar por aí, todas muito parecidas, com algumas particularidades. A Conyza canadensis, a sumatrensis e a bonariensis.  Todas são comestíveis e às vezes difíceis de distinguir já que se cruzam e geram muitos híbridos.

Recebem também o nome de voadeira, porque formam dezenas de pomponzinhos brancos que, maduros, espalham suas sementes voando por aí.


Com farofa de pão de batata-doce-rocha, manteiga de garrafa e alho 
E nhac! 

12 comentários:

  1. Nossa, ao chegar em casa vou reparar no quintal, mas me parece bastante com uma planta que cresce com fartura por lá e sempre corto achando que é "mato" como costuma dizer aqui no blog! kkk Se realmente for, vou botar na panela para experimentar

    ResponderExcluir
  2. Hoje comi uns brotos de uma Conyza, muito saboroso, apesar dos pelinhos, deixa um gosto agradável na boca, parecido com menta e pimenta (essa bem fraca).

    ResponderExcluir
  3. Como disse anteriormente, verifiquei em meu quintal e realmente é Conyza. Nascem aos montes, mas aina não provei. Assim que possível vou cozinhar alguma!

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço por voadeira. A gente tratava porcos (na infância).
    Vou passar a comê-la escaldada! Amo sopas...

    ResponderExcluir
  5. Marcus Vinicius Laurani12 de novembro de 2018 às 14:24

    Olá Neide, boa tarde! Minha esposa acompanha seu blog e inclusive já fez curso com vc em SP, Bruna Ribeiro!
    Gostaria de saber se você tem informação de outras formas de consumo da Buva, como chá, suco... aqui na nossa região existe em abundância... e andei pesquisando sobre ela, mas não encontro muita informação...
    Achei um trabalho interessante sobre o óleo das folhas com efeito fitotóxico para outras plantas, fiquei preocupado em saber se tem alguma restrição no consumo dela.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. E ótima pra imunidade estou com câncer e Tono o chá pra subir a minha imunidade agora tomo o cha da raiz quando for a época de florada dae toma o cha da flor se souber de outros benefícios contra ai pra eu ficar sabendo

    ResponderExcluir
  7. Olá, sabe me dizer se essa planta também é conhecida como carniceira?

    ResponderExcluir
  8. Marcus Vinicius Laurani, tem essa do livro do Valdely F. Kinupp (pg 178-179) Calzone de buva: dilua 15g de fermento biológico em 250ml de água e acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Fermente até ficar esponjosa. Incorpore farinha, sovando, até formar massa firme. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Selecione folhas novas e brotos tenros de buva, lave e escorra. Abra a massa, recheie com as folhas inteiras ou picadas mescladas com queijo parmesão, azeite e asse até dourar. Tem mais (mande seu email pelo messenger).

    ResponderExcluir
  9. Olá quais os benefícios dessa planta ?apareceu uma aqui no meu quintal e pesquisando cheguei aqui 🤭, amassei uma folha e cheirei gostei do cheiro mais ainda não comi , muito interessante os comentários obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide