quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Folhas de mostarda já não tão macias, mas orgânicas, enormes. Omelete!


Inverno é tempo de mostarda. No sítio, em Piracaia, elas já estão em processo de "desdomesticação" e, quando é tempo, nascem até na porta da casa. Agora, quando estão na horta e recebem água todos os dias, aí sim crescem como loucas.

Arranquei umas folhas enormes que já não estavam tão macias, mas ainda assim picantes e deliciosas. Um tanto sempre deixo para que elas dêem sementes. As vagens vão estourar e espalhar as sementes para a próxima estação.

De vez em quanto também compro na loja de temperos e espalho por lá sem me preocupar onde vão cair.

Na porta de casa 
E olhe que minha mão é grande 
Na horta 



Quem nunca comeu folhas de mostarda não sabe o que está perdendo. Tem a mesma picância dos molhos de mostarda, só que com mais sabor. Pode ser preparada como couve. E quando está mais firme, basta juntar um pouco de água quente ao alho frito antes de colocar a verdura. Logo estará cozida e macia. 

Como trouxe muitas folhas tive que inventar moda de usar bastante de uma só vez. Fiz assim, refogada, bem picadinha, e joguei um ovo por cima que foi comida com o pão de abóbora cabochá - tem receita do pão aqui
Usei também para fazer omelete. Piquei uma folha grande no processador, juntei dois ovos batidos, temperei com sal e pimenta e levei pra cozinhar numa omeleteira untada com azeite nas duas partes. Coloquei por cima umas fatias de queijo de coalho e sementinhas de mostarda. Virei para cozinhar do outro lado e Nhac!  (e outro tanto passei em água fervente pra murchar, escorri, piquei no processador e congelei em porções  - para sopas, omeletes etc - não dá pra desperdiçar umas folhonas lindas e orgânicas assim só porque estão mais duras). 

Omelete

5 comentários:

  1. Oi Neide,

    Já experimentou o pesto feito com as folhas de mostarda? Fica divino!

    Samira

    ResponderExcluir
  2. Neide, essas sementes são aquelas amarelinhas que compramos pra tempero?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a desdomesticação :) Mostarda era a verdura preferida do meu pai e eu gosto muito tb, bom saber que aquelas sementes usadas pra tempero servem pra plantar. Acho que vou adicionar um vaso à coleção da varanda... Tb congelo as verduras que compro, já refogadas com tempero, em porções, para quando estou sem tempo ou com preguiça. Tb é uma ótima forma de não desperdiçar e de planejar o trabalho da cozinha, isto é, quando trago as verduras da feira orgânica, já processo a maioria e congelo, assim não tem perigo de esquecer na geladeira e estragar.

    ResponderExcluir
  4. Cozinhar ou falar de mostarda me remete à boas lembranças da minha avó, que colhia na sua horta junto com alguma batata doce que nascera por perto. Ficava muito bom.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide