segunda-feira, 6 de julho de 2015

Café paulista

A amiga Helena Musa avisou: o pé da café na casa de minha mãe, na Vila Ipojuca, está carregado. Vamos lá colher?  Claro!

Combinamos de nos encontrar e lá estávamos no outro dia pela manhã. Um quintal lindo, cheio de serralhas, carurus e taiobas. Nem parece São Paulo. Juju, minha nova ajudante, e eu lá fomos com emborná a tiracolo para trazer toda a colheita.

Colhemos, tomamos café e voltamos Estava crente que teria os dias seguintes com sol e só choveu. Mas os grãozinhos estão aqui secando devagar. Vão pra fora, voltam pra dentro e vamos ver se conseguimos umas três xicrinhas de café bebida fina. Por que mesmo as pessoas deixaram de ter um pezinho de café nos quintais?


5 comentários:

  1. Olá Neide!!
    Ter a chance de colher café direto do pé não tem preço! Isso realmente é cada vez mais raro nas áreas urbanas!
    Beijos e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Neide, moro no bairro e também tenho um quintal cheio de pé de fruta!! Já tentei o café, mas não consegui. Se tiver dicas da sua amiga sobre o plantio e a manutenção, agradeço =)

    Não existe sensação mais gostosa do que ir no quintal e pegar na hora um ingrediente para uma comida bem gostosa! Uma erva, uma fruta, hummm é bom demais. Todo mundo deveria ter pelo menos uma floreirazinha com temperos, né?

    Adorei. Depois venho ver se você conseguiu secar e fazer o café!

    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Paula Melo: tudo que a gente planta tem sabor especial! E esse cafezinho será mais que gostoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Dizem que o café retirado direto da arvore é muito gostoso. Nunca comi o fruto, mas tenho essa curiosidade. Um dia, quem sabe, plantarei um pé de café em minha casa (quando a possuir).

    ResponderExcluir
  5. Oi Neide,
    Nada como cultivar, colher, e consumir os nossos próprios alimentos, é como adicionar uma pitadinha de nós mesmos em cada prato. Ou xícara, nesse caso. =)

    Fiquei curioso para saber como se processa o café em casa desde a colheita até chegar ao pó.
    Estou torcendo para que seu café seque logo e aguardando as novidades.

    um abraço,
    Renato

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide