segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ainda sobre o Capim Santo na horta. Deu na BBC

Em pleno dia das mães estávamos nós lá na horta replantando o capim santo que tivemos que retirar para a subprefeitura refazer a calçada. Tudo bem, plantamos tudo de novo, embora a maioria das mudas que já estavam grandinhas não tenham sobrevivido ao arranque e replante.

A subprefeitura refez a calçada (ainda sem acessibilidade) e a última notícia que tivemos da implicância dos moradores que querem o papel oficial foi através do jornalzinho de bairro, que diz haver dois interessados em adotar o local (com tanto local abandonado para ser adotado...). Enquanto os pais oficiais não aparecem (e acho que não vão aparecer), nós vamos cuidando da horta voluntariamente e sem interesse em colocar placas com nossos nomes. E isto já sabemos que não é contra lei. As obras da subprefeitura incluiu até um banquinho de concreto para apoiarmos a cisterna. Isto foi legal.

O calçamento foi feito também onde não havia pavimentação e isto foi bom para a comunidade, mas o capim santo se foi. Tudo bem. Ganhamos mais espaço de terra e por enquanto plantamos batata-doce e boldinho. O dia das mães foi ótimo para isto. Aproveitamos a chuva e fizemos o trabalho. Até o amigo francês entrou na dança.

Mas o post é só pra contar que saiu uma matéria bem legal sobre a retomada dos espaços públicos na BBC, e a polêmica da nossa horta está lá.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150514_ocupacao_espaco_publico_rb

Veja o capim santo como estava e como foi plantado aqui e ali.

Todos vizinhos e um francês


Michel plantando batata doce debaixo de chuva 



7 comentários:

  1. Neide, a horta está linda!! Que triste o capim santo ter sido arrancado. Já estava bem alto!
    Moro em aptº e tentei cultivar o capim santo junto ao muro nos fundos do terreno do escritório onde trabalho. Infelizmente não vingou porque praticamente não bate sol no local.
    No fim a polêmica dos seus vizinhos possibilitou que o assunto fosse divulgado. Talvez sirva para que estas pessoas sem senso de civilidade repensem suas atitudes.
    marlene

    ResponderExcluir
  2. Plantar é tudo de maravilho :)

    Tenho duas duvidas, sei que não tem a ver com essa postagem, mas é com uma anterior... sobre o vinagre de maça caseiro. Eu consegui fazer o meu, inclusive já se formou a mãe do vinagre, duvida 1: para fazer outro vinagre a partir da mãe, preciso apenas do: suco da maça, açúcar e da mãe?? Duvida 2: Se sim, vou ter novo vinagre dessa mistura em duas semanas ou em um mês??
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  3. Lido, curtido e compartilhado na Face. Beijos, adelia

    ResponderExcluir
  4. Mas é pra já que te arrumo mais mudas de capim santo. É só dizer quantas! Sou doadora eterna do capim pra essa horta, virou questão de honra. Vamos combinar isso logo logo. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu doida pra ter um capim santo e gente implicando,Neide o capim e santo mesmo serve pra muita coisa alem de chás e tempero,até pra matar carrapato em bicho,.

    ResponderExcluir
  6. Lembrei de você...

    http://www.incredible-edible-todmorden.co.uk/home
    http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/cidade-britanica-incentiva-hortas-para-se-tornar-autossuficiente-na-producao-de-alimentos/?utm_source=fanpage&utm_medium=materiadodia&utm_campaign=horta-reino-unido

    ResponderExcluir
  7. Grata pelo material. Compartilhei com os amigos. Acredito que realmente temos que ocupar os espaços públicos e já estamos fazendo isso aqui em Floripa. Somos muito mas estamos espalhados. Um dia seremos tantos que nos encontraremos. Gratidão!Nedi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide