quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sorvete de araçá roxo



Não sei se já reparou, mas é tempo de araçá roxo. No sítio, temos dois pés, e agora descobri também um arbustinho perto de casa e que está carregado. O fruto ao natural é pequeno, tem sementes grandes que ocupam boa parte de seu peso e é um pouco tânico. Em compensão, é aromático e gostoso (lembra goiaba) quando bem maduro. Por isto, resolvi fazer sorvete. Usei a mesma receita de outro que já dei aqui, de uvaia. Quem provou, gostou. De minha parte, achei delicioso. Então, se encontrar um pezinho por aí, aventure-se e refresque-se. 


As frutinhas com outras preciosidades colhidas nas
ruas (jambolão, caferana, nigauri, bertalha-coração)

Sorvete de araçá roxo

1 xícara de polpa de araçá roxo (as frutas cozidas com pouca água até amaciar e passadas por peneira)
1 xícara de creme de leite fresco (240 ml)
1/2 xícara de leite integral (120 ml)
½ xícara de açúcar (90 g)
3 gemas de ovo

Misture a polpa de araçá com metade do creme de leite e bata no liquidificador. Reserve.
Numa panela pequena, aqueça o leite e o creme de leite restante, até começar a ferver. Enquanto isso, bata com batedor de arame ou na batedeira as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Pare de bater e despeje a mistura de leite sobre as gemas, misturando bem com uma colher. Volte tudo à panela do leite e leve ao fogo baixíssimo. Cozinhe, mexendo sempre, só até a mistura espessar como um mingau ralo, que cubra as costas de uma colher. Junte a polpa de araçá. Deixe esfriar e gelar, de preferência de um dia para o outro na geladeira (ou resfrie num banho-maria com gelo até gelar bem). Bata a mistura na sorveteira até ficar densa (veja as fotos abaixo). Deixe o sorvete no congelador por cerca de 2 horas antes de servir. 

Nota: Se não tiver sorveteira, passe a mistura gelada para uma tigela de aço inoxidável e leve ao freezer, mexendo com colher a cada meia hora, até congelar tudo por igual. 

Rende: 6 porções


Na sorveteira a massa fica assim. Mas precisa levar
ao freezer para completar o preparo


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Neide, não conheço essa frutinha, mas com certeza se algum dia encontrá-la irei me lembrar de você e fazer essa receita!
    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite na casa do amigo do meu filho tem um pé de Araça é uma delícia mais não é da roxa e da amarela

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide