sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sopa gelada de abóbora d´água com iogurte e menta

Ganhei uma abóbora d´água da Marisa Ono (do blog Delícia) que, vira e mexe, me dá uma sacola de legumes gostosos colhido de sua horta em Ibiúna.  Acho que já comi abóbora d´água por aí, mas nada que tenha me marcado muito. Desta vez, como tive que eu mesma preparar, prestei mais atenção se o vegetal vai além do gosto de água.

Parente das abóboras mais comuns, a Benincasa hispida tem aquele mesmo jeito das Cucurbitáceas. Planta trepadeira, com gavinhas, folhas grandes meio peludas e flores amarelas.  A diferença é que a casca é verde e a polpa, branca, meio leitosa, meio translúcida. Muito redonda e firme para ser um pepino e muito branca e insossa pra ser uma melancia.  Mas o sabor lembra sim o do pepino, só que mais suave. Por isto, em cozidos, salgados ou doces, ela absorve bem o tempero e isto também é bom.  Perto da casca ela é mais neutra, enquanto na proximidade do miolo, que guarda as sementes, tem um leve ácido e salgado. Por isto, achei que combinaria com aquela sopa tradicional que já dei aqui, o tarator, feito com iogurte, alho, ervas e pepino. E deu muito certo. 

Aliás, no livro Cozinheiro Nacional (1860-70) há no começo da obra uma tabela de substituição de ingredientes europeus, como forma de incentivo ao uso dos ingredientes nacionais. A primeira substituição indicada é pepino por abóbora d´água ou chuchu. Eu acho mais parecida com pepino, mas em certas receitas o chuchu pode fazer o mesmo papel, especialmente nos pratos cozidos.

Bem, você pode clicar no link aí em cima e ver a receita, apenas substituindo o pepino pela abóbora d´água, e as ervas pela menta. Mas já faço isto pra você e transcrevo a receita aqui com as alterações. 



Sopa gelada de abóbora d´água com iogurte e menta 

2 xícaras de abóbora d´água ralada grosso (sem casca e sem sementes) 
2 xícaras de iogurte natural (usei kefir) 
1 xícara de água gelada
2 dentes de alho 
1/2 colher (chá) de sal 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de folhas de menta (se não tiver, use hortelã ou outras ervas)
Pimenta-do-reino moída na hora, se quiser
Amêndoas em lascas douradas num pouco de manteiga - a gosto 
Flor de menta para decorar


Coloque numa tigela a abóbora d´água ralada. Misture o iogurte ou kefir com a água gelada. À parte, soque em pilão o alho com o sal. Vá pingando o azeite devagar até formar uma emulsão. Junte esta emulsão de alho ao iogurte e misture bem. Coloque sobre a abóbora d´água ralada e misture. Se achar que a consistência da sopa pode ser mais fluida, junte mais água gelada. Acrescente metade da menta e misture. Prove o sal e corrija, se necessário. Junte pedras gelo. Divida em três pratos e espalhe por cima pimenta-do-reino, se quiser, as amêndoas tostadas e o restante da menta picada. Regue com um fio de azeite, decore com flor de menta e sirva de entrada num dia quente. Rende 4 porções 



3 comentários:

  1. de satisfazer os olhos... uma belezura!

    e deve ser bom também.
    alguma das versões hei de tentar.

    esta semana foi só de sucessos hein?!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, não conheço esta variedade... Mais um agregado de conhecimentos que recebo através do Come-se! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. http://umafalsajulieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide