quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brotos de almeirão com farelo de pão


Quando eu vejo um broto de almeirão, não resisto, corto o único pendão para que nasçam outros tantos nas laterais. Na horta comunitária temos o almeirão roxo e a maioria já deu flores e sementes. Mas ainda há alguns temporões. Quanto cortei o único pendão com brotos ainda bem fechados não tive dó pois um outro pé deu flores para as abelhas e sementes para o bairro inteiro. Agora, então, o que vier de brotos é pra mim - ou para quem chegar primeiro. Sorte que pouca gente gosta de amargos. Eles são meio amargos, meio doces, tenros, uma delícia.

A foto está horrível, mas os pendões são estes na frente, desfocados. Colhi com tesoura só as ponteiras, aferventei em água salgada e escorri. À parte, derreti um pouco de manteiga, juntei um pouco de pão de milho passado em peneira grossa (ou ralo, se ele estiver duro - ou use qualquer pão), deixei dourar, juntei os brotos aferventados e tenros e nhac!  Se quiser, junte outros temperos à manteiga.

-----
Para quem está fazendo o levain: se já fermentou, ótimo. Tem aí o seu levain. Espere os próximos passos para o panetone. Ainda hoje, talvez. Ou amanhã.


Um comentário:

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide